Memo d' veras # 64

Chamem-lhe writter's block, chamem-lhe falta de tusa (começa bem...) ou pura e simplesmente falta do precioso tempo que nos falta para viver a vida depois do emprego. O que é um facto é que às vezes isto apetece pouco.

Em termos de atenção ao que nos rodeia, continuamos a ter uma opinião sobre tudo e mais alguma coisa, mas alguns de nós (nomeadamente eu...) continuamos a ter uma aversão completa a politiquices e como tudo gira à volta de que dizem suas excias. tendo por intervalo as patacoadas do nosso campeonato de futebol e seus brilhantes intervenientes mais ou menos principescamente bem pagos.

Neste período sabático, decidi do alto da minha real gana, que não me apetece mais este formato de topo e fundo, porque convenhamos que o que sei fazer melhor (e não quer dizer que seja grande coisa...) é falar mal. Assim sendo, reformula-se esta treta e passa a ser um post mais comprido sem a cena do topo e fundo e sobretudo sem as minhas setinhas de estimação...

Em primeiro lugar, e para tentar encadear um raciocínio mais ou menos lógico, voltemos à politização aguda que temos em Portugal.
Tudo é gerido por cores e credos. Andamos a brincar aos países e com isto perdemos tempo util a discutir o sexo dos anjos.
Sei que pode parecer um contra-senso muito grande escrever sobre politica, quando se a detesta tanto, mas é mesmo para botar abaixo que o faço.

Aprova orçamento, não aprova orçamento... Casam gays... Dá-se vacinas... Enfim...

A chantagem que vai ser este período legislativo (tenho a impressão que não serão 4 anos) já começou. Do Governo já vimos o casamento homossexual como que sendo um rebuçado ao BE para poder aprovar qualquer coisa daqui a uns tempos.

Do BE continuamos a ver um chorrilho de coisas que sabem à partida que não fazem sentido mas que são giras de dizer e há quem acredite que são boas, até do PPM (a propósito, gostou dos doces que lhe mandamos, caro Sr. Estevão? - sim, nós somos amigos e mandamos um pratinho de doces durante a greve de fome!) já vimos propostas para acabar com a avaliação dos professores.

Só faltava esta... Desemprego? Endividamento? Crescimento dos salários abaixo da inflação? Défice record? NÃO!

Falamos outra vez dos professores que querem todos chegar ao topo de carreira. Meus caros amigos, sem avaliações não haveria soldados, sargentos e afins... Seriam todos generais. Não pode ser. General será aquele que se provar como capaz para tal.

Se é este ou outro modelo tou-me a f... (e continua rica linguagem...), antes preferia ver discutido o facto de os manuais serem já um pretexto para se contrair crédito.
Sim... Já há crédito para comprar livros e material para a escola. Mas o Magalhães é quase de graça e os rapazes têm todos acesso à Internet.
Preferia que se falasse no crescente facilitismo que se vê no ensino e a crescente dificuldade em usar a porra (olha mas que bem...) de um hífen... Traduzindo por miúdos, o tracinho... Sabe-mos, fala-mos... Qualquer dia abolimos o s, trocamos por x e acabamos a falar como nos telemóveis.

Ixo ia xer linduh pah...

Mas isso não é o que me move. Já tive a minha dose de profs a ladrar aqui no blog. Sinceramente não tenho pachorra...

A politica e o futebol nos intervalos...Dentro dos túneis.

E não querendo ser repetitivo... voltamos sempre à politica e tudo o que isso implica.

Chego de manhã, meio a dormir e levo logo "serenamente" com tretas que não têm ponta por onde se pegue, "brilhantes"crónicas de bem dizer e ainda umas outras coisas que povoam a nossa blogosfera toldada de tachos prometidos.

Queria antes falar da pequenez do Portugal medíocre que se deixou levar por mais uma jogada de mestre de Saramago que fez com que mais um dos seus livros vendesse e tivesse destaque sem gastar um tusto em publicidade.

Pedir ao senhor que mude de nacionalidade? Bem ou mal ele tem um Nobel da Literatura, enquanto certos quadrúpedes que povoam a o hemiciclo nem o nome sabem escrever 3 vezes seguidas.

Isso infelizmente perde terreno para encenações politicas e jogos de bastidores. Sim, são todos iguais e hipócritas no seu núcleo. Uns até se dizem melhores e diferentes... Mentira.

A propósito... Outra novidade...

Instantes de Reflexão:

Depois de tanto trocadilho feito com Jesus e depois de tanta goleada, os adversários continuam sem medo do Benfica no campo. Já nos túneis é outra história!

Mário Freitas já não aparece na tv e nos jornais. Dá que pensar... Depois de entupir todos os media "puxaram-lhe" a ficha da tomada!

A ERC deliberou que o Jornal de Sexta foi ilegalmente cancelado. Não era tão fixe que voltasse... Mas sem Manuela Moura Guedes?!

É isto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Para quem não tem "pachorra para profes a ladrar" aqui no blog, muito escreves tu sobre o tema...
E (apenas!!!) o paragrafo maior!!!

Dor de cotovelo é coisa que não te falta!!

:)

Ainda te vou ver engolir tudo o que dizes sobre esta classe, nem que seja à força e sem dar o barço a torcer... Não falta muito! Este regime de avaliação está por um fio!

Deixa-o ir a apreciação na assembleia e dpeois vé ver o modelo de avaliação ir por àgua abaixo...

E uma questão de tempo!
Venha outro modelo.

Estiveste desaparecido!?! Foi um favor que nos fizeste, pá!

Carla (da praia)

K2ou3 disse...

Ui,Ui,
Tá bem ruim!.
E, quanto a mim, com toda a razão.
Tanto para "resolver", e essa gente que manda, é só "parlar".
Sa Senhô ta emçoe e te dê forças.

E. Raposo disse...

Grande desabafo, sim senhor.

Olhando de forma distanciada para o cenário político da actualidade só poderemos esperar o que realmente estamos a ter. Houve um partido que ganhou as eleições, e os restantes partidos não quiseram coligações nem acordos, por isso este será o cenário de Portugal político nos próximos anos.

Quanto aos professores, espero que sejam avaliados, independentemente de ser este ou outro qualquer modelo, é como dizes a General só chegam alguns.

O caso Saramago foi de mestre. Os tontinhos não perceberam o golpe publicitário do velhote. Depois surgem afirmações como as do eurodeputado (é um pior do que o outro).
O velhote tem destas coisas, é a idade e afins, agora o eurodeputado não tem justificação (pedia-se um pouco mais de brio).

Por último surge mais uma questão a debater, a presença ou não dos símbolos católicos nas escolas públicas. Este será mais um tema para desviar as atenções das necessidades reais deste nosso país que é Portugal.

Vou para a Noruega pescar bacalhau.

Emigrei.

André disse...

@ Carla (da praia)

Sucintamente, e desde já agradecendo "ternas" palavras, digo que espero bem que isto leve mesmo uma volta. Quero é ver a máscara a cair quando for votado um novo modelo e continuarem as queixas. E ai não vou ser eu a dar o braço a torcer.

Mas pode ser que tenha sorte e veja os seus desejos realizados.

@ E. Raposo

Desde já obrigado pelo comentário.
Receio bem que as nossas prioridades estejam mal. Brigamos por tudo e no fundo continuamos na mão de meia dúzia de senhores.

Pior do que ouvir uma classe constantemente a entupir as noticias é ver a gasolina subir depois do petróleo descer, os spreads subirem e as taxas descerem, ver os jovens acabar o estagiar l e ficarem no desemprego depois de um ano perdido.

Isso sim chateia. O resto são pevides.

Anónimo disse...

QUEM É TÊ PÁ, QUEM É TÊ PÁ

como diz os nossos amigos red boys!!!

QUEM É TÊ PÁ, QUEM É TÊ PÁ