Hiperglicemia - Um dia que irá ficar na memória de muitos

No dia em que o Mundo chora o súbito desaparecimento de Michael Jackson (RIP), os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande ocupam uma página completa (e logo na 2ª), no mais antigo jornal diário de Portugal. Aparentemente essas duas noticias não estariam relacionadas, mas o facto de que o tom de pele dos soldados da paz, retratados no Açoriano Oriental, por essa altura do ano estar num processo inversamente proporcional ao sonho do Michael e que alguns dos bombeiros da Ribeira Grande – os mergulhadores, pelo menos uma vez por semana, dançam o Moonwalk, tal como a estrela POP (quem já mergulhou, ou quem já tentou andar de barbatanas, numa rampa com limos, levará essa piada até uma outra dimensão), faz com que hoje seja um dia diferente para muitos milhares.


“Oh para eles": os nossos heróis e mentores: Chefe Raulino Ventura e Chefe José Nuno, no quartel, junto ao barco “Benjamim” e no outro lado, o super activo Luís Medeiros, internacionalmente conhecido como “Fivela”, no Areal de Santa Bárbara, junto à mota de água e um gajo qualquer. Imagens retiradas do Açoriano Oriental.

4 comentários:

Anónimo disse...

Só não dizem como pagar 1 homem todo o dia em rabo de peixe. Oh será que o hóme vai depois de carro dos bombeiros da ribeira grande até rabe de peixe.

Pois deverá levar menos de 20 minutos a fazer a viagem.

Ah e a manutenção de uma lancha sempre em mar quem paga?

Ah e o seguro de uma lancha sempre em mar (motores, lancha etc).

Que região tão rica. habituaram-se a ser ou parecer ricos. agora é só pedir.

Melhor, melhor era um helicoptro em cada ilha e cada praia com tripulação.

Assim até levantar levava 19 minutos.

Imbecil região.

Jordão disse...

Caro/a anónimo/a

O senhor ou senhora (não deu para perceber) está muito mas muito mal informado. Resolver essa situação urgente, teria custos, sim senhor mas não da maneira como está a pensar. Basta construir uma rampa, um erro que consta desde o inicio da construção do novo porto de Rabo de Peixe, já vá vai alguns anos e um armazém, prefabricado – um barracão. Mais nada! Não precisa de um funcionário lá nem mais nada! Os tais 20/25 minutos de que se fala no jornal é o tempo que perdemos a tirar o barco da garagem do quartel, transporta-lo até ao porto e pior, varra-lo. Ora acontece que não existe a tal rampa no porto e o guincho que lá está não consegue por aquele tipo de água da água, temos que levar a nossa próprio grua que está instalada numa viatura pesada, logo lenta. Mais todas essas manobras, além de demoradas, despendem muita gente. Elementos esses que podiam aproveitar esse tempo para equipar-se e preparar o material.
Mais ainda, por vezes nem espaço temos para varar o barco, pois o cais está ocupado e mal ocupado.
Assim, com o barco lá não demorávamos mais do que 5/6 minutos a chegar ao porto de Rabo de Peixe. O que pode acontecer e o que normalmente acontece é que a comunicação que chega ao quartel nunca é a correcta e assim perdesse muito tempo desde que algo acontece até chegarmos lá.

Como vê não estamos a pedir o impossível e muito menos um helicóptero.

Quanto a manutenção, garanto-lhe que é muito bem feita e que é feita de forma gratuita com a dedicação de muitas horas dos voluntários. E como está sempre fora de água e numa zona seca e arejada, a manutenção até não é das coisas mais complicadas que fazemos.

Garanto-lhe que fazemos tudo “pedir”e muito menos estamos “habituados a ser ou parecer ricos”, antes pelo contrário. Os Bombeiros da Ribeira Grande desde há muito que têm uma equipa de salvamento marítimo e tudo às nossas custas. Desde o barco, à mota de água, passando pelo equipamento de mergulho como as duas viaturas e mais, retiramos de muito do nosso tempo livre, que podia ser dedicado à família, os amigos, enfim a tudo e mais alguma coisa, para formação e treino para assim salvar os outros.
No que diz respeito aos seguros, garanto-lhe que o seguro de bombeiro é par isso que serve também. Até porque de outra maneira não arriscaríamos a nossa vida tantas vezes. Quer dizer, mais ou menos…

Isso é a ultima coisa que passa pela cabeça… enfim vicissitudes de quem gosto, e muito daquilo que faz com o seu tempo livre – Salvar os outros. Por isso, meu caro, para a próxima pense melhor antes de dizer disparates. Já agora costumamos muito regularmente realizar treinos e simulacros no Porto de rabo de Peixe ou lá perto por isso está convidado visionar o nosso trabalho, geralmente aos sábados ou domingos de manhã

Anónimo disse...

eh eh eh

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.