
É com muita pena nossa que comunicamos que a Subaru vai deixar o WRC no próximo ano. Foram 20 anos a dar espectáculos por esse mundo fora com pilotos como os saudosos Colin Mcrae e Richard Burns e o efusivo Hollywood Boy – Petter Solberg.
São menos dois carros em Abril no Algarve e menos um aldeia na cidade do parque de assistências. Antes a Suzuki, agora os vistosos carros azuis. Mas há mais, em Portugal, muito dificilmente a Fiat continuará no Nacional da modalidade com o seu Punto S2000 e a Peugeot também poderá seguir o exemplo. É a crise!?
12 comentários:
Rali de Portugal agora e que já não da vontade de ir ver o rali sem aqueles lindos subarus a correr.
Ao petulante do anónimo cujo comentário retiramos - a Subaru está nos ralis desde 1980 e antes disso com algumas experiências. Mas no entanto de uma forma regular só mesmo com a Prodrive, em 1984. Em 1995 é que consegue o primeiro título, tanto de construtores como de pilotos. Realmente de 1984 até 2008 vão 24 anos mas de 24 a 20 anos vai uma diferença enorme! Portanto pense duas antes de chamar nomes a alguém até porque errar é humana! E o erro não é assim tão significante.
Realmente eu seria uma muito melhor pessoa se fixasse todas as datas e vencedores do campeonato do mundo de ralis, assim como o número de golos do Pauleta. Era o que falta.
Sabe que mais?! – Vai-a à fava enquanto a ervilha não enche!
Em 1984 com a Prodrive?!?!?
1990 - errar é humano, novamente!
Fui um ávido seguidor do campeonato do mundo de ralis durante grande parte da minha existência. Recordo-me perfeitamente do sentimento de vazio que tive no começo de 87, quando vi que já não havia grupo B (convém dizer que na época a informação não era como hoje). No entanto e mesmo com o domínio da Lancia nos anos seguintes o CMR sempre mostrou ser uma montra importante para os contrutores. Foram precisos apenas mais alguns anos para outras marcas prepararem as suas equipes e os anos 90 foram, sem dúvida, fantásticos, apesar do domínio de Makinnen na segunda parte daquela década.
Porém, o começo do novo milénio coincidiu com o começo do declínio do WRC. Como não sou perito sobre o assunto, não consigo indicar as razões para tal fenómeno, mas a verdade é que os carros simplesmente já não são tão espectaculares como eram antes. Aqui nos Açores, por exemplo, a saga dos grupo N também tem sido para mim um autêntico martírio, parecem-me carros pesados e sem qualquer tipo de piada.
Compreendo a preocupação com a segurança, mas a FIA também tem que compreender a necessidade de espectacularidade. Os actuais WRC são chatos, não andam de lado e o exemplo acabado disso é o Loeb, piloto mais enfadonho dos últimos tempos. Assim, a solução terá de passar por baixar custos, retirando muitas das 'ajudas' electrónicas que os wrc contam. Assim, consegue-se a tal espectacularidade que todos desejamos, porque um carro potente, sem controlos de tracção ou coisa que o valha, vai andar necessariamente de lado.
Mas também compreendo que os construtores vêem o wrc como um tubo de ensaio para as soluções que depois passarão para os carros de série. E numa era onde a palavra é segurança, é lógico que seja nisso que invistam.
Não sei para onde vai o campeonato de mundo de ralis, mas uma coisa é certa, sem a Subaru e com o chato do Leob a ganhar tudo, não há paciência. Ainda assim, tenho alguma esperança no IRC, pois os S2000 são carros empolgantes e é uma forma diferente de encarar as corridas.
Por cá, acho que se devia abolir os grupo N, fixar um tecto para os orçamentos das equipes e permitir que regresse alguma competitividade ao nosso campeonado.
Só mais uma questão, em relação à Subaru propriamente dita: aquele modelo do Impreza que o Paasonen usou naquele já mítico rali de São Miguel, era fantástico...
É este aqui...e ouçam o som...que saudades.
http://www.youtube.com/watch?v=m5jZluytOOo
Vá não fiques triste, sempre poderás experimentar os jogos de pc, ou da PSP, sendo que os do pc com aqueles volantes todos "bacanos" ainda te dão a experiência no terreno.
Força Colin Mcrae (gosto do jogo com esse nome).
Caso não dê, sempre tens o bacalhau para os finais de tarde de Sabado.
O Subaru da foto é da guerra de catorze...
Agora deram para isso! Usei a foto porque em primeiro lugar esse Subaru é um dos mais bonitos e depois porque a foto faz lembrar o troço do Lameiro entre a Ribeirinha e Porto Formoso, com a Ponta do Cintrão.
Quanto ao anónimo de ontem (não sei se será o mesmo de hoje), até pode ter tido alguma razão mas pela maneira como falou perdeu-a toda. Ninguém é dono de verdade e nós aqui no Candilhes aceitamos todas as criticas que nos fazem, desde que devidamente fundamentadas. E a prova disso é que não seria a primeira vez que actualizamos ou alteramos post publicados. Em vez que sublinhar o erro e corrigi-lo, limitou-se a chamar nomes e a mandar “bocas”. Se tivesse chamado atenção de outra forma era com todo o gosto que corrigiríamos o erro!
Cumprimentos
Realmente aquele som era espectacular e a condução do Paasonen mais espectacular era. Ele, o Kankkunen e o Markko Märtin foram os melhores que já passaram por cá.
É com pena que vejo este abandono da Subaru.. Aquela marca mitica dos rallyes..
pelos vistos a crise toca a todos e o WRC não é propriamente uma competição de baixo custo..
Quanto ao estilo de condução de cada piloto, como acima foi comentado, é certo que Loeb acaba por ter uma condução, digamos mais enfadonha, mas temos de ter em conta que o que interessa é ser o mais rápido e ele certamente o é.. é claro que a meu ver, fazer os troços de lado é bonito de se ver mas no final o relógio é quem manda.. Loeb não deixa de ser um grande piloto, muitos na citroen nem aos calcanhares lhe chegavam...
e também não são muitos os que após o abandono da marca, compram o carro e fazem um WRC e inda são campeões...
vamos la ver se algum piloto Subaru faz o mesmo..lol
Cumps
Enviar um comentário