Hipoglicemia - Deixam saudades


Imagem retirada daqui.

É com muita pena nossa que comunicamos que a Subaru vai deixar o WRC no próximo ano. Foram 20 anos a dar espectáculos por esse mundo fora com pilotos como os saudosos Colin Mcrae e Richard Burns e o efusivo Hollywood Boy – Petter Solberg.

São menos dois carros em Abril no Algarve e menos um aldeia na cidade do parque de assistências. Antes a Suzuki, agora os vistosos carros azuis. Mas há mais, em Portugal, muito dificilmente a Fiat continuará no Nacional da modalidade com o seu Punto S2000 e a Peugeot também poderá seguir o exemplo. É a crise!?

12 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jose Luis Garcia disse...

Rali de Portugal agora e que já não da vontade de ir ver o rali sem aqueles lindos subarus a correr.

Jordão disse...

Ao petulante do anónimo cujo comentário retiramos - a Subaru está nos ralis desde 1980 e antes disso com algumas experiências. Mas no entanto de uma forma regular só mesmo com a Prodrive, em 1984. Em 1995 é que consegue o primeiro título, tanto de construtores como de pilotos. Realmente de 1984 até 2008 vão 24 anos mas de 24 a 20 anos vai uma diferença enorme! Portanto pense duas antes de chamar nomes a alguém até porque errar é humana! E o erro não é assim tão significante.
Realmente eu seria uma muito melhor pessoa se fixasse todas as datas e vencedores do campeonato do mundo de ralis, assim como o número de golos do Pauleta. Era o que falta.
Sabe que mais?! – Vai-a à fava enquanto a ervilha não enche!

Anónimo disse...

Em 1984 com a Prodrive?!?!?

Jordão disse...

1990 - errar é humano, novamente!

Rui Rebelo Gamboa disse...

Fui um ávido seguidor do campeonato do mundo de ralis durante grande parte da minha existência. Recordo-me perfeitamente do sentimento de vazio que tive no começo de 87, quando vi que já não havia grupo B (convém dizer que na época a informação não era como hoje). No entanto e mesmo com o domínio da Lancia nos anos seguintes o CMR sempre mostrou ser uma montra importante para os contrutores. Foram precisos apenas mais alguns anos para outras marcas prepararem as suas equipes e os anos 90 foram, sem dúvida, fantásticos, apesar do domínio de Makinnen na segunda parte daquela década.

Porém, o começo do novo milénio coincidiu com o começo do declínio do WRC. Como não sou perito sobre o assunto, não consigo indicar as razões para tal fenómeno, mas a verdade é que os carros simplesmente já não são tão espectaculares como eram antes. Aqui nos Açores, por exemplo, a saga dos grupo N também tem sido para mim um autêntico martírio, parecem-me carros pesados e sem qualquer tipo de piada.

Compreendo a preocupação com a segurança, mas a FIA também tem que compreender a necessidade de espectacularidade. Os actuais WRC são chatos, não andam de lado e o exemplo acabado disso é o Loeb, piloto mais enfadonho dos últimos tempos. Assim, a solução terá de passar por baixar custos, retirando muitas das 'ajudas' electrónicas que os wrc contam. Assim, consegue-se a tal espectacularidade que todos desejamos, porque um carro potente, sem controlos de tracção ou coisa que o valha, vai andar necessariamente de lado.

Mas também compreendo que os construtores vêem o wrc como um tubo de ensaio para as soluções que depois passarão para os carros de série. E numa era onde a palavra é segurança, é lógico que seja nisso que invistam.

Não sei para onde vai o campeonato de mundo de ralis, mas uma coisa é certa, sem a Subaru e com o chato do Leob a ganhar tudo, não há paciência. Ainda assim, tenho alguma esperança no IRC, pois os S2000 são carros empolgantes e é uma forma diferente de encarar as corridas.

Por cá, acho que se devia abolir os grupo N, fixar um tecto para os orçamentos das equipes e permitir que regresse alguma competitividade ao nosso campeonado.

Só mais uma questão, em relação à Subaru propriamente dita: aquele modelo do Impreza que o Paasonen usou naquele já mítico rali de São Miguel, era fantástico...

Rui Rebelo Gamboa disse...

É este aqui...e ouçam o som...que saudades.

http://www.youtube.com/watch?v=m5jZluytOOo

E. Raposo disse...

Vá não fiques triste, sempre poderás experimentar os jogos de pc, ou da PSP, sendo que os do pc com aqueles volantes todos "bacanos" ainda te dão a experiência no terreno.

Força Colin Mcrae (gosto do jogo com esse nome).

Caso não dê, sempre tens o bacalhau para os finais de tarde de Sabado.

Anónimo disse...

O Subaru da foto é da guerra de catorze...

Jordão disse...

Agora deram para isso! Usei a foto porque em primeiro lugar esse Subaru é um dos mais bonitos e depois porque a foto faz lembrar o troço do Lameiro entre a Ribeirinha e Porto Formoso, com a Ponta do Cintrão.

Quanto ao anónimo de ontem (não sei se será o mesmo de hoje), até pode ter tido alguma razão mas pela maneira como falou perdeu-a toda. Ninguém é dono de verdade e nós aqui no Candilhes aceitamos todas as criticas que nos fazem, desde que devidamente fundamentadas. E a prova disso é que não seria a primeira vez que actualizamos ou alteramos post publicados. Em vez que sublinhar o erro e corrigi-lo, limitou-se a chamar nomes e a mandar “bocas”. Se tivesse chamado atenção de outra forma era com todo o gosto que corrigiríamos o erro!

Cumprimentos

Jordão disse...

Realmente aquele som era espectacular e a condução do Paasonen mais espectacular era. Ele, o Kankkunen e o Markko Märtin foram os melhores que já passaram por cá.

Anónimo disse...

É com pena que vejo este abandono da Subaru.. Aquela marca mitica dos rallyes..
pelos vistos a crise toca a todos e o WRC não é propriamente uma competição de baixo custo..
Quanto ao estilo de condução de cada piloto, como acima foi comentado, é certo que Loeb acaba por ter uma condução, digamos mais enfadonha, mas temos de ter em conta que o que interessa é ser o mais rápido e ele certamente o é.. é claro que a meu ver, fazer os troços de lado é bonito de se ver mas no final o relógio é quem manda.. Loeb não deixa de ser um grande piloto, muitos na citroen nem aos calcanhares lhe chegavam...
e também não são muitos os que após o abandono da marca, compram o carro e fazem um WRC e inda são campeões...
vamos la ver se algum piloto Subaru faz o mesmo..lol

Cumps