Na última crise “energética” certos senhores alugavam super petroleiros que ficavam ancorados ao largo das refinarias à espera que o preço do petróleo subisse mais ainda! Por cada dólar de aumento, por barril esses senhores aumentavam os seus lucros em 2 milhões de dólares! Justo não?!
Isso é que se chama gozar com a nossa cara!
A Arábia Saudita aumentou a sua produção diária em apenas 10% daquilo que nesse momento é capaz de produzir! Outro que anda a gozar com a nossa cara! Por isso não vou ter pena nenhuma desses “senhores” quando o Mundo não precisar mais do oiro negro – o problema é que vai demorar – mas já esteve mais longe esse dia!
4 comentários:
mais um porquê das energias renovaveis e sustentação própria serem muito importantes. reclamas dos preços das construções, enfim, de tudo... tem que se abdicar de umas coisas em detrimento de outras! também as nossas fantásticas casinhas sortiram o seu impacto qd foram construidas e não é por isso que te vejo a viver numa caverna...
Há sempre um equilibrio o famoso 69, em tudo na vida!
A especulação é tramada, mas uma forma de a combater neste caso, seria "limpar" de todo o processo de comercialiazação de combustíveis aqueles que não têm nada a ver com o processo em si e que lá estão apenas para lucrar. Ou seja, evidentemente que os países produtores teriam de lá estar, mais os transportadores e transformadores e os revendedores. Os que entram no processo para o lucro, jogando com o petróleo como na bolsa, deveriam ser afastados do processo.
Concordo, há muita especulação que se o comércio mundial entrar em recessão, ou talvez após os jogos olimpicos, rebentará.
Mas o petróleo não mais voltará ao preço antigo. Contudo, o ajuste do preço procura/oferta deveria ser mais suave se não houvese espectulação.
Mas também ainda há muita mentira.
Diziam os economistas há anos que por cada 5 dollars de aumento a economia mundial retraía-se 0,5 PIB. Será verdade?
O nosso petróleo, a geotermia continua desaproveitado, havendo projecções para cobrir apenas 30-40% das nossas necessidades, apesar de termos ptencialidades para o dobro.
Porquê?
Enviar um comentário