Hiperglicemia - Maria Corisca


Ainda no âmbito das festas do concelho da Ribeira Grande, não resisti e aqui têm uma deliciosa crónica do meu conterrâneo que muito admiro, agora ainda mais pois finalmente consegui descobrir quem está por de trás de pseudónimo Maria Corisca.

Recados com Amor

“Meus queridos! Muito gostei de ouvir o meu rico presidente César dizer numa reunião rosa que se realizou na Lagoa na sexta-feira que os socialistas açorianos têm de estar “de olho bem aberto” para que não chegue aos Açores a crise que vai pelo Continente e que por isso não vai baixar impostos aos desbarato. A minha prima da Rua do Poço disse logo que para baixar impostos o meu querido presidente César tinha que cortar nas despesas e isto em ano eleitoral não dá mesmo jeito nenhum. Vejam só esta para saberem a parcimónia com que o Governo do meu querido presidente gasta o pilim dos nosso impostos que não podem descer “ao desbarato”. O Governo Regional comprou, e bem, não sei quantas viaturas daquelas grandes, tipo autotanques e outras, para vários quartéis de bombeiros de diversas ilhas da região. Os ditos popós, novinhos em folha, vieram do Continente e descarregaram todos no porto de Ponta Delgada.

Perante o espanto geral pouco depois estavam a ser carregados para outro navio para seguirem par a Terceira. Alguém perguntou se aquelas viaturas eram todas para a Ilha de Jesus, e ficou a saber logo ali, que havia autotanques que eram para os Bombeiros de Ponta Delgada, de Vila Franca, da Ribeira Grande, do Pico e das Flores. A pergunta surgiu logo: “então, porque é que para fazer uma cerimónia de entrega das ditas durante as festas sanjoaninas em Angra. Isso é, as viaturas chegam de Lisboa, vão a Angra para serem entregues e depois recambiadas para São Miguel, onde se calhar vai haver segunda entrega em todos os quartéis. Isto é que é poupar. Quanto custa uma festa eleitoral destas?
É fogo!...”

(…)

“ Quando contei este enredo todo à minha prima Rosa de Jesus, ela lembrou-me que nos primeiros dias de Julho o governo regional vai inaugurar a obra do regime, que é as Portas do Mar em São Miguel, e para adoçar a boca aos Terceirenses, se calhar foi preciso fazer aquele figurão com a bombaria…são coisas…são coisas.”

in Correio dos Açores, do dia 29 de Junho.

Sem comentários: