Mão de Beiças

"Os políticos em Portugal não ganham bem e têm sido fortemente atingidos por cortes salariais e aumentos de impostos."

Quem foi a besta que escreveu isso?! José San-Bento - esse grandessíssimo trabalhador e já produziu muito para o país e, quiçá, para o Mundo - na sua cabeça e só na sua cabeça.


O mal não está em ele escrever isso. O mal também não está em nós termos lido isso. Até porque é bom saber o que os outros pensa para depois podermos dizer: isso é parvo! O problema está em ele acreditar naquilo que escreveu. Isso sim é gravíssimo já que esses senhores tomam decisões que nos afectam  e de que maneira.

Já agora vai o resto do pensamento, parvo e inútil  do senhor que nunca trabalhou na sua vida. Aliás à imagem da sua geração de amigos e comparsas do ps com e sem o "d":

"Senhas de Presença"

"Os presidentes das câmaras municipais da ilha de São Miguel foram incinerados na fogueira da opinião pública regional. Em causa está uma remuneração mensal no valor de 800 euros, correspondente à senha de participação na reunião da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM).

A AMISM, que prepara um investimento de largas dezenas de milhões de euros, é uma associação de municípios que gere o tratamento final dos resíduos sólidos urbanos da maior ilha dos Açores. Competência de grande importância para Região e não apenas para São Miguel.  

A discussão sobre a legitimidade dos autarcas auferirem a referida remuneração é antiga e já teve várias interpretações. A mais recente considera que as funções de presidente de câmara pressupõem isenção de horário, pelo que as participações em órgãos por inerência não são remuneradas.

Ora esta é uma interpretação discutível que representa uma cedência ao populismo com base numa ética de conveniência.

É verdade que a austeridade toca a todos. É correto exigir-se que os responsáveis políticos sejam comedidos e deem o exemplo. Mas também não é mentira que a nossa sociedade corre o risco de acentuar a socialização da inveja, particularmente no que toca às supostas regalias dos políticos. Os políticos em Portugal não ganham bem e têm sido fortemente atingidos por cortes salariais e aumentos de impostos.

Confirmando-se a legalidade da remuneração em causa os autarcas de São Miguel procederam mal. Não por terem auferido o que é justo e devia ter sido explicado frontalmente, mas por terem agido complexadamente. Ao prometerem que daqui em diante abdicam da senha de presença, e que inclusive irão repor o valor acumulado recebido, mais não fizeram do que assumir publicamente que sabiam que procediam mal e que só mudaram de comportamento porque foram “descobertos”.

José Manuel Bolieiro, em particular, sai deste processo muito fragilizado e diminuído. Eis no que deu a sua auto apregoada superioridade “ética” que, no fundo, só pretendia sugerir que era ele o sério e os outros não.• 
José San-Bento"

Tudo isso imprimido no Açoriano Oriental de hoje, último de janeiro.

Já agora senhor José: se dois dos três beneficiários eram "socialistas" porque é que o Bolieiro é que saiu fragilizado?! 

Tinhas dizer alguma coisa mal dele, não é. Porque senão és obrigado a pagar o café lá numa casa cor de rosa, no bairro da vitória. E com o teu miserável vencimento, não te podes dar a esse luxo.

Vai mas é... em brasileiro soa mais suave: vai tomar no...




Só mais uma coisinha: quando é para cortar numa ou outra mordomia aos senhores, de todas as cores e mais algumas, apresentam a palavra "populismo". Porquê?! Foi alguma palavra nova que aprenderam?! Tenham juizo! E já agora aprendam o que quer dizer, de uma vez por todas:

populismo 

1 comentário:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Simplesmente lindo! Muito bom, Jordão.

Mas, eu, sinceramente, tenho mixed feelings em relação a este post. É que eu, por princípio, e por razões que apenas a mim dizem respeito, não leio os textos do sr. formador. E, pronto, se por um lado fiquei muito contente com o post em si, fiquei, outra vez, triste e chateado, por ver recordado o facto que o sr. formador escreve, governa, enfim, é político.