Momento Bruno Alves da semana

O Osvaldo, desde que foi para a reforma, ganhou juízo ou tomates?! Ontem no Correio foi assim. Por falar em Correio, não podia deixar passar em claro essa oportunidade. É que no mesmo jornal, de ontem, vinha a seguinte frase, mais ou menos assim: "Alguns animais partiram as patinhas." Digam lá se o Correio não é o jornal mais fofinho dos Açores, quiçá de S. Miguel. "Porque hoje é quarta...: Vassourada no turismo! O turismo mundial cresceu nos dois primeiros meses deste ano 5,7% e as perspectivas para o resto do ano, segundo a Organização Mundial de Turismo, são bastante animadoras. No nosso país, todas as regiões estão a aumentar o número de dormidas e de receitas, excepto nos Açores. Porque razão é que a nossa região anda ao contrário do resto do mundo? Que estratégia é que adoptámos ao longo destes anos, para que o resultado seja o descalabro a que assistimos? Alguém tem acompanhado, estudado e comparado os resultados do “turismo subsidiado” em que apostamos nos últimos tempos? Quem? Onde estão os estudos? Onde estão os resultados? O turismo nos Açores tornou-se num mundo angustiante de interrogações. O mais recente exemplo: A Associação de Turismo dos Açores (ATA) terá efectuado ajustes directos à operadora norueguesa “Solia” no valor de alguns milhares de euros (87 mil era o previsto num concurso de Janeiro deste ano) para prestação de serviços de promoção do destino Açores na Noruega. Na semana passada a operadora anunciou que desistia da operação porque em 500 turistas previstos, apenas conseguiu trazer 30 num mês! Alguém tratou de saber em que é que erramos? Em Outubro do ano passado o Governo Regional atribuiu, por ajuste directo, à empresa “Nova Expansão” mais de 7 milhões de euros para serviços de produção, planeamento, execução, acompanhamento e compra de espaço para campanhas de promoção nos mercados da Alemanha, Áustria, Reino Unido, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, EUA e Canadá. O prazo de execução deste ajuste directo deverá estar a terminar e, de acordo com os hoteleiros e outros operadores internos, não há sinais de marcações, contactos, reservas ou palavras animadoras daqueles países. Bem pelo contrário, como se viu pela “Solia”, pois nesta altura do campeonato já perdemos os mercados da Noruega e da Finlândia. Perguntem na América e Canadá se alguém quer vir cá com as tarifas da SATA? Viram o que aconteceu agora nas Festas do Senhor Santo Cristo? Menos voos e menos uns bons milhares de emigrantes. Isto tudo sem contar ainda com as centenas de milhares de euros atribuídos à SATA para as operações nos países nórdicos. Chegados aqui é mais do que óbvio que estamos a caminhar para o abismo, sem que alguém ponha mão neste desastre, que já vai custando à região, só este ano, muito mais do que os anunciados 20 milhões investidos no sector. Estamos a cair a pique desde 2007, com uma queda abrupta em 2009, e desde então ainda não levantamos cabeça. Como se responde a isso? Milhões para cima. E os resultados? Estão à vista. Não há turistas. Os milhões do espectáculo das 7 Maravilhas não iam trazer paletes de turistas? Os milhões do rali não eram para trazer milhares de estrangeiros? Os milhões no Santa Clara não promovem a nossa imagem? A campanha “voo incluído” não é um sucesso? As passagens a 88,5 euros não iam ser um êxito? Os grandes eventos sociais na Bolsa de Turismo não eram grandes atractivos? Afinal tantos milhões depois, porque razão o sector está de calças na mão? Porque é que a capacidade de alojamento por cada mil habitantes nos Açores é de 36 enquanto em Portugal é de 22? Porque é que andamos a exagerar com tantos milhões e não se perspectiva uma estratégia consistente à semelhança das outras regiões? Porque não aprendemos com os outros, nomeadamente aqui ao lado, a Madeira? O que fazem tantos organismo ligados ao turismo nos Açores? Para que serve a Direcção Regional de Turismo? O que fazem as Delegações de Turismo? O que anda a fazer a Associação de Turismo dos Açores? O Observatório do Turismo observa o quê? O que é que esta gente faz durante o dia, se não se conhece um estudo, um gráfico, uma reflexão, uma estratégia, um sopro de entusiasmo, a não ser atribuir milhões em ajustes directos? Eu sei que não existe uma varinha mágica para o turismo açoriano. Mas também é certo que, perante este desastre, quem ganhar as eleições em Outubro, só terá uma atitude sensata a tomar, em nome do contribuinte açoriano: uma grande varridela no sector! Pico da Pedra, Maio 2012"

2 comentários:

Iceberg disse...

o osvaldo cabral é o Binya dos comentaristas. Cada artigo dá direito a vermelho directo aos visados dos seus escritos!
Chama-se a isso - entradas à Binya. hahaah

abc
Nuno H Pimentel

Anónimo disse...

com elei~çoes por perto é mais um momento nao se esqueçam de mim que quero ser deputado.

Mais a sério a blogosfera já tratou destes assuntos. Como diz o Jordão, desde que se reformou já temos jornalista? é tarde.