Mega - Hiperglicemia: Parabéns a você

Adivinhem quem faz, hoje, 177 e não se nota nada?!

Pois é. É ele mesmo. O jornal mais usada no Terceira, para limpar livro ou enrolar badejos - "O mais antigo Jornal Português", o único e ímpar Açoriano Oriental.

Eu não o leio há 177 anos mas anda lá perto. Foi o meu primeiro jornal e o único que me faz companhia todos os dias - o outro só nos dias que estou de serviço. E só tenho uma mágoa para com ele: não tenho oportunidade de o ler quando estou de serviço, porque um certo senhor, de nome Paulo, disse que ia oferecer uma assinatura e até hoje, nada. Por isso fica aqui registada a minha mágoa. Como não têm presidente o director tem que levar com isso. Hit it Marilyn:



Muito interessante hoje a reportagem sobre os Corsários das Ilhas e dois parágrafos de Rita Castanho intitulada: "Quais os ganhos de comer sopa diariamente"

"Sopa não é nada mais do que comida líquida ou pastosa. Os ingredientes que integram a sopa são variadíssimos. Vão desde o grupo dos cereais ao grupo dos hortícolas e leguminosas, podendo também conter carne ou peixe. A sopa é uma fonte alimentar com elevada riqueza nutricional. O seu consumo diário é importante porque o seu teor em fibra em conjugação com o volume hídrico contribui para o bom funcionamento intestinal; favorece a saciedade; permite uma ingestão de vitaminas e minerais superior a outros alimentos, uma vez que a água de cozedura é ingerida; em algumas fases do ciclo da vida e em algumas situações clínicas constitui a única forma de ingestão dos diversos nutrientes; é de fácil confeção; tem um custo baixo; e é de fácil digestão

Existem diversos tipos de sopas: Caldo - é o resultante da cozedura de carne ou peixe ou legumes; Purés - base composta por vegetais transformados em purés após a cozedura; Compostas - base de legumes reduzidos a puré e uma guarnição com legumes cozidos inteiros; Completas - constituídas por legumes e ainda peixe, carne ou enchidos.

Deve iniciar sempre as suas refeições principais com um prato de sopa."

1 comentário:

Anónimo disse...

O google.pt publica hoje um doodle dedicado aos 170 anos do nascimento de Antero de Quental. Nem o Açoriano Oriental online, nem qualquer outro órgão de comunicação social Açoriano, que tenha consultado, até ao momento, apresentou algo relacionado com esse assunto.