Sabe bem ter vizinhos destes - grilus falantis

Filhos da Putter



O Orçamento do Estado para 2012 contempla mudanças para a categoria máxima de IVA para alguns produtos como a coca-cola, os aperitivos e as batatas-fritas, que até aqui eram considerados bens de primeira necessidade. Não percebo isto. Quando uma pessoa chega às 5h da manhã com aquela fome malvada, o que é que é de primeira necessidade? Coca-colinha e aperitivos, obviamente. E pizza.
Que também passou para 23%...

Há outras coisas, como as pastas dentífricas, que há muito estão no escalão máximo, mas com isso até que nem discordo: um gajo quando acaba a coca-cola, os aperitivos e a pizza, não tem cá tempo para ir lavar os dentes feito maricas, vai é direitinho para a cama, que já é tarde. Perfeitamente compreensível.

No outro dia de manhã - que é como quem diz duas da tarde - quando se acorda com a boca a saber a papel de música, o que é que é de primeira necessidade? - Uma garrafinha de água. Qual quê, agora se queremos aguinha para curar a ressaca, é da torneira e com sabor a Mistolin (in Dica da Semana, edições LIDL), porque a outra está no mesmo escalão da coca-cola. Do mal o menos: bebe-se outra coca-colinha frescola que até tem cafeína e assim-comássim, arrebita a pessoa.

Toda esta parvoíce serve apenas para vos pôr mais bem dispostos antes do tema principal: o golfe e todo o equipamento relacionado vai continuar a ser taxado a 6%.

Sem água e pasta de dentes qualquer um passa, mas sem golfe, não dá.
É de primeira necessidade.
Todos sabemos o quanto está cada vez mais difícil para um trabalhador precário ou para uma dona de casa, comprar um mísero taco e umas quantas bolas de golfe, para esquecer a crise ir dar umas relaxantes tacadas para Vilamoura. Isto sim, é um verdadeiro serviço de saúde.

O argumento do executivo de Sócrates quando desceu o golfe do escalão de IVA máximo para o mínimo foi o de que aquele desporto atrai muito turismo, e que várias áreas da economia portuguesa benificiam com a vinda dos golfistas. Se Tiger Woods vier cá, por exemplo, não haverá mãos a medir entre a população de prostitutas de luxo no Algarve, nem cocaína suficiente para dar vazão a tanta orgia. E isto, meus amigos, é dinheirinho a entrar nos cofres dos portugueses. E de alguns colombianos.

Aumentar o IVA dos restaurantes e enviar milhares de empregados e proprietários para a bancarrota já percebo. Os turistas vêm cá mesmo é pelo golfe. São tão fixados naquilo como os putos a jogar Playstation: nem comem, os pestinhas... É cá um vício, que nem sequer lhes passa pela careca ir ver museus ou assistir a concertos. Nem dormem só a pensar em enviar bolinhas em buraquinhos. E ouvi dizer que dói. Por causa dos habituais deslocamentos de ombro, claro.

O que não vai descer da taxa máxima são os ginásios e as piscinas. Também percebo: se há um desporto tão saudável como o golfe, para que é que os médicos iriam recomendar aos asmáticos irem para a piscina e aos gordos irem para o ginásio? O golfe é como o Liedson, resolve: os asmáticos vão respirar o ar puro e o cheirinho a relva, e os gordos correm campo abaixo e campo acima a fazer de carrinho de caddy. Ou então vão para o programa da Júlia e ainda recebem dinheiro.

E bolos.

Tudo isso retirado do meu vizinho grilus falantis.

7 comentários:

Flutuações da mente disse...

"Há outras coisas, como as pastas dentífricas, que há muito estão no escalão máximo, mas com isso até que nem discordo: um gajo quando acaba a coca-cola, os aperitivos e a pizza, não tem cá tempo para ir lavar os dentes feito maricas, vai é direitinho para a cama, que já é tarde. Perfeitamente compreensível".
Caro Jordão, aqui não estás a ser muito correto e mais não digo. :-)

Anónimo disse...

Informe-se melhor... O golfe (prática e equipamentos) já há algum tempo que é sujeito à taxa normal do iva (23% em Portugal Continental e 16% nos Açores). Este é um dos hoax preferidos dos bloguistas, pensando que a repetição de uma inverdade muitas vezes a torna em verdade...

Jordão disse...

Caro/a "amigo/a" do senhor Eldrick Tont, que é como quem diz:"Tiger" Woods, muito obrigado por ter retirado do seu precioso tempo dedicado a bolinhas e paus - tacos para explicar o inexplicabilidade. Já agora a banca também paga muitos ma mesmo muitos impostos, não é?! Mais até do que a minha avô, certo?!

Muito obrigado pela preferência, volte sempre!

Anónimo disse...

Não percebeu ou não quis perceber??
"Toda esta parvoíce serve apenas para vos pôr mais bem dispostos antes do tema principal: o golfe e todo o equipamento relacionado vai continuar a ser taxado a 6%."
Esta afirmação é MENTIRA! O golfe é taxado à taxa normal do iva (23/16).
Cumps.

Jordão disse...

Eu percebi e quis perceber!

Quem não percebeu a metáfora foi o senhor ou senhora.


Com os melhores agradecimentos, subscrevo-me com muita consideração.

Anónimo disse...

Cuidado caríssimo Anónimo há pessoas que não gostam ser contrariadas, senão.......

Jordão disse...

Por acaso até gosto! E muito! Aliás basta ver a minha preferência clubista! Se aqueles três leitores que lêem os meus post comentassem "ámen" eu não publicava nada!