Pinabara - Uma gigantesca surpresa

Ficamos curiosos com o destino do voo:



Depois foi isso:

Antonov An-124


Tipo Avião cargueiro pesado
Fabricante Flag of the Soviet Union.svg Antonov
Primeiro vôo 1982
Capacidade 88 passageiros
Custo unitário 150 a 200 milhões de doláres
Comprimento 68,96 metros
Envergadura 73,3 metros
Altura 20,78 metros
Velocidade máxima 865 km/h
Altura máxima de vôo 11.600 metros
Peso máx. decolagem 405,000 kg

O Antonov An-124 Ruslan (nome de código OTAN: Condor) foi durante um longo período o maior avião do mundo, isto antes da chegada do An-225. Atualmente ele é o segundo maior avião cargueiro do mundo.

Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques e lançadores de mísseis) o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói do povo russo), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985, anteriormente ao seu primeiro voo comercial que ocorreu em janeiro de 1986.

Desde então, o An-124 estabeleceu uma série de recordes. Sua maior conquista foi a mais pesada carga transportada por via aérea: um gerador de 124 toneladas, associado a outras cargas espalhadas no seu interior com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.

Características notáveis incluem o nariz e as portas de carga de cauda, 24 rodas permitindo operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve (preparada para isso).

É o terceiro maior avião produzido em massa. Há mais de 40 An-124 em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos.

Ele também foi o avião com maior volume de carga transportada (1014 metros cúbicos) até a criação do Airbus A300-600 ST Beluga (1400 metros cúbicos). O compartimento de carga dele tem 4,4 metros de altura e 36,5 metros de comprimento. Já as larguras são, em metros, 6,4 na base, 3,996 no teto e 6,8 máxima. Ele também detém o recorde de mais longo vôo feito por um avião! Ele decolou em maio de 1987 e, durante vinte e cinco horas e meia, voou 20.151 quilômetros sem reabastecer. Ele partiu com um peso total de 455 toneladas.












Imagens do "forno intimo" do Candilhes (mais uma vez, obrigado JJ por essa pérola) e informação toda ela copiada da Wikipédia - a enciclopédia livre, feita por todos nós.

2 comentários:

M.C disse...

Faltou dizer que as imagens foram captadas no Aeroporto De Santa Maria :)

Cps

Anónimo disse...

Uma noite onde os stops 1 e 2 não foram de paragem obrigatória mas foi a Angelica de 92 do Pico em casa dos nossos caros micarienses... ih ih Aja mais... PAU