Hiperglicemia - ainda a Feira Quinhentista

No telejornal de sábado, ultimo dia do mês de Julho, da nossa RTP-A, não houve nenhuma referência à Feira Quinhentista, na Ribeira Grande mas, dos 17 minutos correspondentes à primeira parte, 7 foram inteiramente dedicados às Festas da Praia da Vitória. Gostava de ser assim menos picuinhas mas por vezes tem que ser.
E não tenho nada contra as festas da Praia. Quer dizer… tirando o facto de ser um desperdício de muito dinheiro. Continuo a achar, eu e muita gente, que um desfile inaugural não chama mais turistas para uma ilha. Querem estoirar o vosso dinheiro?! Força nisso! Atenção que eu disse “O VOSSO DINHEIRO!” Não o meu, nem dos outros contribuintes. Façam-no, mas não arranjam desculpas dessas. Já agora façam uma festa onde a nossa história, a nossa origem, a nossa música, a nossa gastronomia e as nossas tradições estejam bem presentes. Tipo a Semana do Mar, que começou há 30 anos como forma de animar os muitos aventureiros que atracavam na marina e mostrar que de melhor tem o Faial. Aquele desfile de ontem estava muito interessante. Ah! E não interrompeu a única via que ligava os Concelhos do Nordeste, Povoação e Vila Franca ao resto da ilha, como contou a nossa vizinha Bia Alegria que foi apanhada no caos, de ontem à tarde em Água de Pau.

Não estou com isso dizendo que devíamos de acabar com todo e qualquer tipo de festa, antes pelo contrário, façam-nas com menos despesismo, mais contidas mas que elevam ao máximo a nossa cultura, a nossa gastronomia, os nossos valores.
O problema é que até mesmo na Vila queria ser cidade, quando as coisas prometiam ser diferentes, ficaram exactamente da mesma forma.

“Não vamos promover festas que promovam o consumo de álcool!” Disse uma vez o actual presidente. Sim senhor, quer dizer que as festas patrocinadas, quer pelos nossos impostos via governo, quer pelos nossos impostos, via câmara municipal, não há álcool nem seus derivados, certo?!

Mas há uma coisa boa das festas na vila é que retêm os “Palins”! E isso é como o Kinder é bueno e bueno é bom!



E assim a FDE continua a fod… a lixar-nos os nossos escassos impostos com a ajuda de algumas câmaras. “Ah mas o Diego Miranda teve lá em cima 2 horas e 40 minutos!” E?!...
O despesismo tem que acabar. Porque senão quem acaba somos nós.
Querem continuar com festas, façam-nas com muito maior rigor orçamental – como gostam de dizer – mas que ao mesmo tempo que desenvolvem a economia local (e não é com feiras gastronómicas com restaurantes de outros sítios que se faz isso) mostram o que de melhor temos: a nossa história, cultura e gastronomia.

Vejam lá que até tenho, imaginem, comentadores que concordam comigo:

“A Bertinha leva um verão inteiro com o seu "Anima o Campo de S. F. & Repatriados"... e num único fim de semana a Ribeira Grande abafa Ponta Delgada com o melhor evento do verão. É obra!! Grande Feira Quinhentista!! Os meus parabéns à organização!! Tou lá caído no próximo ano!!”

Eu estou a dizer, com isso, que a Feira Quinhentista é perfeita, longe disso até porque 200.000€ ainda é muito dinheiro. E aquela sinalização, sentido das ruas, inclusive, não lembra a ninguém. Eu, criado na Ribeira Grande, tive imensas dificuldades em chegar ao parque de estacionamento. Mas está no bom caminho e para isso contribui o facto da festa ser só de 2 em 2 anos e a concessão das barracas de comes e bebes ser entregue às associações do concelho.











Até o John Rambo, esteve lá, na Ribeira Grande. Perdão: aquele é o Sylvester Stallone, de cabelo curto e com uma camisa do extinto Benfica Águia. Perdão, novamente: aquilo é o Emanuel com vestido com o novo equipamento dos…coiso… sim os ex cor-de-rosa. Ao contrário de um gajo que passa a vida a repetir que quer viver em Ibiza.

As imagens foram todas retiradas do Contratempo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito dinheiro tem a câmara do roberto. Aquilo são carros de rally, motorshows, feiras gastronómicas, festas da praia, etc, etc, etc.

Anónimo disse...

Linde ! A foto da contratempo é de antologia. Quanto ao resto alguém me explica como se fecham vias regionais de acesso indispensável e Norte e a Sul ? Os bombeiros nem passam em caso de emergência a não ser que sejam helitransportados !
JNAS

Anónimo disse...

Foda-se, passamos 1 ano a ver a rtp japão a dar 90% do tempo de antena a s. miguel.

Em s. miguel passam também o ano a estoirar o dinheiro em festarolas nas portas do mar, dinheiro esse dos contribuites (tb eles terceirenses) para gajos como tu virem criticar a unica semana em que o centro dos açores não é ponta delgada.


baza lá mas é para o campeonato de surf organizado com o dinheiro dos meus impostos, ou então ide pró real car...

Anónimo disse...

Onde vai buscar dinheiro a câmara do roberto para os rallyes do olaivo?