“Apertar o cinto”, “Crise!”, blá blá blá. É deveras preocupante a porcaria que fazem com os nossos ricos impostos. Em três palavras: im pre sionante:
"Mais problemas com o ILS"
"O ILS para o aeroporto do Pico já dá um filme.
Depois do acidente em S. Jorge muito se discutiu sobre a segurança e operacionalidade dos nossos aeródromos, no entanto sempre se disse que um investimento num ILS não se justificava numa infraestrutura como a do Pico. Entretanto aumentou-se a pista e, para minha surpresa, anuncia-se a instalação de um ILS no Pico.
O que é que mudou? Quem é que o recomendou? Não o sei, mas sei que lá pediram um estudo à NAV que confirmou a possibilidade de se instalar um destes equipamentos no nosso aeroporto.
No entanto foi necessário fazer uma movimentação de terras para que tal instalação fosse possível. Essa movimentação custou cerca de 1,5 milhões de euros. Depois veio a aquisição do próprio sistema, mais 1,1 milhões de euros, só que afinal houve um engano. O ILS adquirido não podia ser montado no espaço terraplanado... O que é que se passou? Fizeram uma movimentação de terras com base nas especificações de um sistema, compraram outro para ser mais barato mas que afinal precisa de mais espaço limpo? Enganaram-se nas dimensões das áreas livres de obstáculos que mandaram limpar? De qualquer formam deviam rolar cabeças, é que este erro vai-nos custar mais 1,9 milhões para a segunda movimentação de terras, para a qual foi aberto concurso público em Junho.
Mas a história ainda não acabou, depois de tanta trapalhada, ainda se dá espaço para que apareçam "listas de erros e omissões do caderno de encargos" que obrigam à suspensão do prazo para apresentação de propostas.
Mas as cabeças continuam em cima dos pescoços, até porque o "Governo já procedeu à aquisição de todo o equipamento necessário, estando o início da obra dependente apenas da resolução de uma questão levantada por um dos concorrentes à adjudicação."
A boa notícia é que eventualmente vamos ter um ILS no Pico. Quer dizer, até já temos, dentro de uns caixotes. E que sina esta dos ILS's e os caixotes em Portugal, os de Faro e Ponta Delgada também têm umas histórias engraçadas.
A má notícia... Bem que se podia ter sido mais arrojado, apostando em aproximações RNAV de última geração que podem ser desenvolvidas sobre diferentes bases, quase todas elas com potencialidades de servir mais do que aeródromo. ...e não sei se mais 3,5 milhões de euros em pista não faziam maior diferença na operacionalidade dos A320 no Pico que 3,5 milhões num ILS que se chegou a anunciar por pouco mais de 1 milhão.
Tudo isso retirado do nosso vizinho, entendido na matéria: O Pico e os Aviões.
1 comentário:
eu tenho um blog sobre o SANTA CLARA e vou adicionar este bolg na minha lista de blogs.
Pode adicionar o meu ?
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