Hiperglicemia - Feira Quinhentista - “Piratas em Terra”



No Mercado Municipal, o Torneio de Armas a Cavalo volta a constituir uma das grandes atracções da feira dá o arranque à feira. Tem lugar no dia 30 de Julho pelas 22h00, na liça do mercado (Mercado Municipal).

Mas antes e, pelas 18h00, abrem as tabernas dos comeres e beberes no Largo do Jardim Municipal e todo o Mercado com os seus mercadores e mesteirais.

É neste mercado que serão recrutados os homens e moços para a defesa do porto da Ribeira Grande contra os constantes ataques de piratas. Será também aqui que, e na mesa do tabelião, estarão abertas inscrições dos cavaleiros fidalgos para o Torneio de Armas em homenagem ao Enviado de El-Rei D. Manuel I. Por volta das 21h00, o cortejo de gente nobre, do clero e do povo percorre as principais ruas do burgo até ao Mercado Municipal para o Torneio de Armas a Cavalo.

Depois a animação regressa ao mercado com as bailias e folguedos, danças orientais, os encantadores de serpentes e malabares de fogo.

No primeiro dia de feira, sobe ao palco principal o grupo Sonnagli di Tagatam (Itália).

Por volta da meia-noite, a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Estrela é palco e durante os três dias de feira, de um espectáculo de malabares de fogo.

Imagem retirada do Açoriano Oriental de ontem, 29 de Junho e programa retirado do site oficial da CMRG.

Apareçam! Vão ver que vale a pena!

Até porque eu já estou há dois dias a cantarolar:

“Somos os piratas
O Terror dos mares…

8 comentários:

redboysonfire@sapo.pt disse...

Com tantas rua neste concelho a precisar de melhoramentos, por não falar na pobreza, e vem este R. Silva com as suas fantasias enganar o povo que nele votou.R. Silva, vai dar banho ao Cão.

K2ou3 disse...

Pois é,
Todo o Pirata de todo o Ano, tem direito ao seu Dia de glória.
Dia do Trabalhador, Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia de Primavera, Dia de Verão, .........,.(existe o Dia do Mar, sub entenda~se; PONTA DA DOCA.)

K2ou3 disse...

E já agora,
Desculpem a ignorancia,
O evento é para os lados de Rabo de Peixe e Calhetas?.
É que ainda há senários que nos lembram verdadeiros saques, de Tempos idos.
Sobreviveu a pobreza e ainda alguma miséria, apesar de "dotações orçamentais", a rodos e sobre rodas.

K2ou3 disse...

Mas matei-me todo ao ouvir na rádio:
"...Rapto das Freiras...".
São umas santas, que até fazem a coisa programada.

K2ou3 disse...

Parece que foi tudo "às bodas".
Mas isto não fica assim.
Alem dos Cavaleiros de(com) Honrra, que vão correr tudo a ,..., fio de electricidade de 24 Amperes, ainda há, só como reforço eventual,

http://www.youtube.com/watch?v=4VW-KbRlsUU

Ou acham que isto é uma brincadeira, de tostões???

K2ou3 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=RTOQUnvI3CA

(já que está tudo de ressaca "da boda, Meio vendidos aos encantos???)

http://www.youtube.com/watch?v=IFhDW3BYyXk&feature=fvst

Anónimo disse...

O homem já não pode fazer nada. A berta cabrá faz a feira do Uganda no kampu há quase 10 anos e está tudo bem o homem quer simular o rapto de freiras e já não pode...

Anónimo disse...

A Bertinha leva um verão inteiro com o seu "Anima o Campo de S. F. & Repatriados"... e num único fim de semana a Ribeira Grande abafa Ponta Delgada com o melhor evento do verão. É obra!! Grande Feira Quinhentista!! Os meus parabéns à organização!! Tou lá caído no próximo ano!!