Vamos à primeira: tanto alarido só por causa de oito agentes, dos quais quatro ficam na zona urbana de Ponta Delgada, dois serão colocados em Angra do Heroísmo e os restantes dois na Horta. Tenham paciência. É uma boa iniciativa mas praticamente residual. O nosso vizinho Dedos no Ar, sempre muito atento a essas coisas, disse, a propósito: “Ah é verdade... e até ouvi dizer que estavam a incentivar o uso de veículos de duas rodas em muitas freguesias do Concelho de Ponta Delgada como forma de incentivar e facilitar a mobilidade nas zonas planas, reduzir a poluição e pôr as pessoas a fazerem exercício físico!” Já agora isso será feito aonde? Na única ciclovia, com um par de quilómetros, acrescentada, a muito custo, ao projecto do prolongamento da avenida marginal?!
É que nem o novíssimo, espectacular, espaventoso e concorrente ao Parque Século XXI – Parque Urbano da Cidade possui um local próprio para circulação de velocípedes e afins, como tem feito muitas vezes referência Francisco Carreiro, cuja suas crónicas no Jornal Diário e a sua forma de pensar são uma lufada de ar fresco na imprensa regional.

Imagem de uma ciclovia - para os senhores projectistas, é aquela coisa vermelha, ou encarnada que está no chão - retirada daqui.
Quinhentos mil euros para a “Feira Quinhentista 2010”, não sei se é ainda do efeito das vuvuzelas mas eu acho que, se calhar, aquilo é um bocadinho exagerado. Da mesma forma que os mais de 40 espaços para a instalação de barracas de comes e bebes e de artes e ofícios, que a Câmara Municipal da Ribeira Grande tem reservado para o recinto da III edição da Feira Quinhentista, a ter lugar entre os dias 30, 31 de Julho e 1 de Agosto, sob o tema “Piratas em terra”, também é um número alto, porventura. Mas isso sou só eu a pensar alto. E o que posso fazer sobre tal dispêndio, para além de reflectir com uma vuvuzela a fazer um "chuveiro” dos meus pensamentos?! Bem, sempre posso ir votar todas as vezes, coisa que tenho, há muito, feito e pagar os meus impostos, coisa que quer queira, quer não, sou obrigado a fazer. Aliás o “Socras” e Comp Lda – que é como quem diz: TGV, aeroportos e 3ª travessia, vêem a cor do dinheiro primeiro do que eu.
Tudo bem que é uma festa engraçada, que promove o convívio, que anima o Centro Histórico, que evoca as nossas origens, que as barracas de comes e bebes são uma importante fonte de receita para muitas associações do concelho, mas… 500.000€?! Não era possível fazer mais ou menos o mesmo mas com um orçamento mais em conta?! Nem é pelo facto de estarmos em tempo de crise, até porque nunca tivemos fora dela e depois porque ela também foi causada por muitos orçamentos espalhafatosos de festas e seus derivados.
Pois, esses 500.000 euros, remete-nos, de imediato, para uma outra notícia do dia: “Polícia Municipal vai custar à Câmara 500 mil euros por ano - A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai ter de reservar, no seu orçamento anual, cerca de 500 mil euros para manter em funcionamento a Polícia Municipal. O corpo policial do município de Ponta Delgada, que exigiu um investimento inicial de 390 mil euros (200 mil para as instalações, 100 mil para viaturas, 75 mil para formação e 15 mil para fardamento)”
Já imaginaram a Ribeira Grande com mais 28 efectivos mesmo sendo da Polícia Municipal?! Era bonito não era. É que nesse momento, nas três esquadras do concelho, à noite, temos 2 a 3 elementos na Ribeira Grande e mais dois pares em Rabo de Peixe e Maia. É ridículo. Principalmente tendo em conta os problemas de trafico existentes, um pouco por todo o concelho.
Mas voltando para Ponta Delgada, já vamos ter a Policia Municipal, para quando os Bombeiros Municipais? Não é assim uma ideia tão absurda. Viana do Castelo, um município com 314,36 km² de área e cerca de 36 750 habitantes no seu núcleo urbano e 91 362 (dados de 2008) em todo o concelho, já possui um corpo de bombeiros municipalizados com 230 anos de existência, com uma estrutura profissionalizada com 83 membros, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate. Ora, essa parte dos meios já existe, e em muito maior e melhor numero, tanto em Ponta Delgada como na Ribeira Grande, logo era menos uma despesa e depois, só para terem ideia, em 2009, os Municipais de Viana do Castelo efectuaram 4526 serviços. Os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada foram chamados para mais de 12.000 ocorrências, enquanto que os Voluntários da Ribeira Grande tiveram mais de 13.000 serviços no mesmo ano de 2009. Não, não me enganei nos números. Querem mais argumentos? Eu arranjo: Santarém, com os mesmos habitantes do que Ponta Delgada, possui Bombeiros Municipais. Viseu uma cidade com menos 15.000 habitantes do que Ponta Delgada também tem Bombeiros Municipais. Assim como Leiria, com os seus poucos mais de 42.000 habitantes. Abrantes, que com metade da população da Ribeira Grande, tem municipais e o cumulo dos cúmulos, a vila de Gavião, no distrito de Portalegre com cerca de 1 800 habitantes. Tudo bem que tem mais 60 km² do que o concelho micaelense mas mesmo assim é de saudar o facto do dinheiro dos contribuintes esteja a ser correctamente investido na segurança dos mesmo.
É que nem imaginem a diferença que faz um corpo voluntário para um municipal ou mesmo semi-profissional. O Funchal, por exemplo, com muito perto de 100.000 habitantes possui um corpo de Municipais e outro de voluntários. Na prática isso significa que numa noite qualquer do ano, 25 efectivos estão prontos a sair. Mais os voluntários. Mais o INEM (essa é outra – os Açorianos pagam o INEM – mesmo sem saberem, quando pagam o seguro automóvel ma não usufruam desse direito).
Estou certo que esse será o nosso futuro, resta esperar que seja o mais rápido possível.
6 comentários:
EhEhEh
"...que evoca as nossas origens,..."
Já me tinha dito um velhote, pouco instruido, há muitos anos que:
"Portugal sempre foi um pais de Piratas, e nem sabem."
(esqueceu o FORÇA. põe mangueira p'racima!)
Quanto às ciclovias, excelente o post. Que tal mandar muitas cópias para as "Portas do Mar" e outras tantas para a CMPDL.
Eu bem quero usar a byke todos os dias, mas não sei que passeios subir em cavalinho, passadeiras passar e carros ultrapassar. Por isso, mais um carro a circular na cidade. Não, 2 carros.
Uma vergonha quanto ao Parque da Cidade ou Jardim de São Pedro.
PUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!
PUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!
Meus caros, não deem ideias a esta malta da Câmara, senão qualquer dia ainda são capazes de montar uma ciclovia nas Portas da Cidade! Depois de um campo de futebol, tudo é possivel!
13mil serviços?
Se tirarmos, assim por alto, as 5mil saídas de ambulância para transportar "doentes" do Centro de Saúde da RG para o Hospital Divino Espirito Santo.. ora isso resta 8mil serviços!
Sem desprezar os números, sim são apenas números, nem o vosso trabalho, critica-me e a vós bombeiros também deve de, transportar muitos DOENTES (sem necessidade de ambulância) para Ponta Delgada para serviços médicos SEM TARELO algum!!!
O Pior é que no CSRG se pensarmos em estatísticas de pedidos de transporte/transferências, com surpresa (ou não) existem dias com médias muito diferentes! Porque?? vou responder com uma frase que as enfermeiras desta unidade invocam: "quem é que está de serviço hoje?? AHhhhh é "fulano(a)"... lá vou passear..."
Como é possível um Médico(a) enviar pra PDL um doente à TOA??
Depois basta ver a REPUTAÇÂO dos médicos do CSRG!!
Tento imaginar se esta política fosse efectuada ex: no Nordeste!!
Médico - "Senhor auxilar saida para PDL..."
Aux - "Sim Senhor Doutô.. é Urgente?"
Médico - "Claro que é Sr. Auxiliar... Ora essa!!"
... (após viagem de 2horas com paragem nos lentomáforos)...
Médico PDL (Triagem)- " Ambulânci vind da Nordesti... Urgent... Doenti com doris di dentis.. "
" - cor VERDE!!
... (15horas depois)...
DOmdiDomm..
- doente do nordeste, gabinete 2 -
Receita médica - visite o seu dentista... o dente tá Pobre!! Boa Viagem...
Pelas ALMINHAS.... e o CãoTribuinte a PAGAR isse Tude!!!
Enviar um comentário