Mega -Hiperglicemia - Sopas, vuvuzelas e Brunas Reais

Nunca acordou com aquele desejo em comer algo saudável. Não, não estou a falar desse tipo de desejo. Lêem Bruna Real no título e ficam todos malucos. Estou a falar de sopas e das boas. Pois bem, na Ribeira Grande, na última quarta-feira, 2 de Junho 2010, teve lugar o final de tarde que muitos esperavam mas poucos acreditavam. S. Pedro ajudou e mesmo ao lado das míticas sopas do Farias, nunca um pôr de Sol fora tão sadio.
Vieram de toda a parte: Ribeira Seca, Matriz, da C.A.S.A., de Santa Bárbara e até de Vila Franca do Campo. Se calhar vieram aprender como se faz uma festa com pouco ou nenhum dinheiro e de uma forma saudável, muito saudável. Já deu para perceber que a palavra-chave hoje é saudável. Se assim foi, fizeram muito bem. É assim mesmo. Estão fartos da politica do pão e do circo e dos sacos azuis, de 5 meses de ordenados em atraso… São sempre muito bem vindos mas façam o favor não sigam o exemplo do vosso novo presidente não digam que o antigo mercado das vacas faz concorrência ao Açor Arena.

Adiante. Lá havia de tudo. Quer dizer. De tudo menos sal. Lembrem-se da palavra chave. Ainda assim provei quase todas e posso desde já dizer que sinto-me mais saud… mentira, sinto-me igual.

E eis a única nota de impressa dedicado ao tema. É que nem no site oficial a Câmara Municipal. Obrigadinha eh! Quase que me escapava:

“A ‘Sopa da Nossa Selecção’, de legumes com tonalidades da bandeira de Portugal, e a ‘Oitava Maravilha’, com oito ingredientes, foram algumas das sopas ontem servidas na Ribeira Grande, num concurso de alimentação saudável. O Concurso de Sopas Saudáveis é uma iniciativa da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande que “visa incutir bons hábitos alimentares nas crianças e promover a gastronomia regional”, revelou Claudina Vieira, da organização.” Retirado do Açoriano Oriental de um dia desses.


Depois houve todo o tipo de animação. Nem imaginem como o Another Brick In The Wall dos Pink Floyd fica giro em flauta. O solo de guitarra fica um bocadinho diferente mas de resto...



Eu também podia por aqui a Céline Dion já que My Heart Will Go On também fez parte do reportório das muitas musicas que departamento de flautas da Escola Gaspar Frutuoso preparou-nos mas é melhor não. Até porque aproveitei a depressão causa pela música e fui visitar a nutricionista do Centro de Saúde da Ribeira Grande. Aí percebi porque é que o Paulo de Nascimento Cabral tem dificuldades em comunicar com ela. Prometo que não uso muitas mais vezes essa piada da altura. Mas ela é alta pra caramba - como diz o Hélder. Podia era ter sido menos apertada nos ingredientes das sopas. Para a próxima ela podia compensar aquilo. Se calhar nunca ouvia falar do chouriço do José Domingos. Enfim.

A Banda Militar também abrilhantou o serão e se a RTP-A não mandou ninguém para cobrir ( isso hoje é só duplos sentidos) aquela excelente e divertida iniciativa, onde reuniram-se diferentes gerações, oSargento-chefe Maestro faz-nos o favor de tocar o hino da RTP. Há que anos não ouvia tal pérola. E logo a primeira musica.


Resta-me dizer que as vencedores foram a sopa do Ti Jacinto - do Jardim de Infância Jacinto Ferreira Cabido e a sopa do Espírito Santo da Escola Básica de Santa Bárbara. Pelo menos no meu coração. Eh! Essa foi bonita agora. Não estavam à espera. Quer dizer, se calhar até estavam pois foram os únicos dois sítios que tive direito à segunda dose. Sendo que o Jacinto Ferreira Cabido foi um pouco mais à frente e ofereceu-me chá. Mas daquele que o Pedro Mata gosta.

Foi um final de tarde, inicio de noite muito agradável onde a boa disposição imperava e a Adjunta para a Educação, Cultura e Assuntos Sociais - Maria de Lurdes Teixeira Moreira Alfinete também.

Saímos de lá com uma certeza: a Bruna Real não lecciona na Ribeira Grande nem muito menos em nenhum arquivo na Costa Norte mas há lá muito material digno de causar polémica em Mirandela e não só. Valeu também por isso.

Ainda bem que estavam lá as senhoras enfermeiras e dentistas, copeiras e professoras. Esqueci-me de mais alguma fantasia masculina?! Pois! Bem me parecia. Ah! Até lá havia surfistas.

Para o ano há mais. E obrigado à organização e todos os participantes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quer-se dizer... não foi bem o Jacinto Ferreira Cabido que ofereceu o cházito, digamos que para além da Gorreana e dos Cabidinhos há mais do tipo de pessoas apreciadoras daquele tipo peculiar de chá. Pronto... sempre que houver J, A, CHÁ, E.I. e afins haverá copitos pequenitos para os amadores.