Só no dia 2 de Dezembro é que, na capital do capitalismo – New York foi inaugurada a iluminação de Natal. Porque é que em Ponta Delgada, “a capital dos Açores”, como disse o jornalista da RTP, pago a peso de oiro José Alberto Carvalho, a iluminação, pública, com arranjos natalícios já emana mais co2 para a nossa atmosfera, desde a segunda semana de Novembro?
Onde estão as “nossas” associação de defesa ou protecção ambiental!? Uma não irá contra uma medida “popular” da “patroa” e a outra, ou estávamos muito distraídos ou foram à Dinamarca e já voltam. Por essa altura, de enorme consumismo, não deveriam ser feitas campanhas contra esse e outros gastos supérfluos!? Defendendo por exemplo o uso de arvores naturais (controladas pelos serviços florestais), como por exemplo disse o muito bem, o nosso vizinho do Desabafo Atlântico?! Ou reciclar o papel usado nos embrulhos?! De certeza absoluta que as crianças não vão reclamar se o papel foi o mesmo do ano passado e até irão achar piada pois estão mais sensibilizadas para essa causa.
Não estou com isso afirma que devemos ser escravos do Planeta e renunciar a tudo e mais alguma coisa, mas a um mês e meio do Natal acender milhares de lâmpadas, durante muitas horas, para quê?! Para ruas desertas e lojas fechadas?!
E não pensem que estão a inventar algo de excepcional com essa precocidade natalícia. Desde há muito que a Ribeira Grande orgulha-se de celebrar o Natal mais comprido do Mundo, que vai desde o dia 8 de Dezembro, feriado da Imaculada Conceição, até 2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora da Estrela. Na prática isso só significa que os presépios ficam montadas e que o “Menino mija”, durante esse tempo todo, maravilhosos licores feitos, por produtos naturais, muitos deles reciclados, como por exemplo a casca de tangerina.
Como vêem muita coisa já foi inventada, resta-nos seguir os bons hábitos criados há muito.
4 comentários:
E eu feita parva a chegar ao Rockefeller Center na passado sábado para ver a "the one" árvore (sim, porque já lá estava e linda de morrer) para vê-la nua, tão nua que me fez dó.
Bah!!! Bem que podiam ter antecipado só este anito em honra da Açoreana que já viu a inauguração das luzes há quase um mês.
Cadês
Almofariza
P.S- o comentário é feito em tom de brincadeira, porque realmente é um exagero este neo-Natal que se vive cada vez mais cedo.
A Câmara tem soluções como fazer uma rede de parques de estacionamento ,para dinamizar o centro histórico(????),orçada em pelo menos 25,5€ milhões(sublinhe-se o pelo menos);museus para a arte contempoânea local (?!?!?) com projectos do (agora) gabinete do Sr. Oscar N. que facilmente vão ultrapassar os previstos 3€ milhoes e tal e o problema é a iluminação de Natal e a poluição atmosférica...
Bravo Jordão! O eterno Fernando Pereira da blogosfera regional mantém-se bem vivo!
Querem ver que agora vou ter que pedir autorização para escrever o que quer que seja, no meu blog?!
E caro Henrique, no tempo das tangerinas, você quer comer melancias?!
Oh meu caro Jordão claro que você escreve o que quiser, mas está sujeito à critica tal como faz nos outros blogs. É normal, não se aborreça. A mim aborrece-me é ver os blogs "independentes" sem questionar esse despesismo camarário de "revitalização" que ultrapassa bem as fronteiras do concelho e a ponta das sanefas. Acho que não percebeu a minha critica. E já agora antecepindo oráculos de orientação politica : as chuchas foram até aos 3 anos e laranja só no sumo. Em todo o caso obrigado pela atenção. Haja saúde!
Enviar um comentário