Positivo:
Esta semana ouvimos falar de uma nova Associação. A Associação Portas do Mar.O objectivo é sensibilizar para os problemas do espaço, e para as necessidades de quem explora aquele espaço.
E lemos uma coisa que já tínhamos falado à algum tempo. A protecção para quem lá se desloca no Inverno.
Mas não é só por ai. Nos cantos mais escuros há sempre poças... Mesmo em dias que não chove.
Até nos podemos queixar da falta de civismo, mas se a ÚNICA casa de banho pública fecha à meia-noite estão sujeitos a essas misteriosas poças... Não acham?
Claro que todos os espaços têm casas de banho próprias, mas pelo menos até ao fecho dos espaços devia haver uma alternativa a ter que entrar nesses bares apenas para dar aquela mijinha... (Bom português, sem dúvida!)
Mas voltando à Associação propriamente dita, que defenda os mais que necessários arranjos finais que ficaram por fazer e as obras de requalificação que são necessárias para o Inverno.
Ainda nas Portas do Mar, abriu hoje finalmente a Cervejaria que toda a gente dizia que seria a Portugália. Não é bem, mas não se perde nada. A carne lá não vale um tusto comparada com a nossa.
A ver apenas pelo espaço e espreitando o menu vemos que um bife à moda da casa custa apenas 15€, ou seja muito menos que a Assoc. Agricola que se "esticou" 'pra caraças...
Está com uma decoração simples e sóbria, e espero sinceramente que o bife com molho de cerveja acompanhado de Erdinger seja mesmo bom.
Acima de tudo, não façam como os outros que ganham fama e deitam-se a dormir.
Se estamos para aqui sempre a falar mal, estamos também para dizer bem.
A proposta da bancada parlamentar do PSD que se resume básicamente a aumentar o máximo de bagagem permitido a estudantes entre o Continente e as Ilhas de 20 para 30 kgs ajuda e de que maneira...
Só quem nunca passou é que não sabe o que é a aflição de tentar meter tudo o que se tem que trazer numa mala e ainda assim ter que pagar mais uma espoleta (é só pérolas hoje!) por excesso de peso.
Esperemos mesmo que se leve avante a proposta.
Negativo:
O Atlântida foi com a porca... E com ele 30M€.Mas a decisão foi a mais correcta. E estou plenamente de acordo com o Rui Gamboa. Se em Viana não se percebe nada disso, compra-se a quem sabe fazer e a preços que são garantidos.
Vi à dias um documentário no Discovery sobre o Queen Mary 2. Gostava de ver esse mesmo navio feito em Viana.
Era 2 a 4x mais caro, tinha defeitos no casco e não andava à velocidade pretendida.
Mas ao fim ao cabo, foi mesmo a decisão mais acertada a de quebrar o contrato e de suspender a construção de semelhante mamaracho...
Levanta-se novas questões. A quem vamos nós entregar o projecto de um barco inter-ilhas? Será que vamos mesmo andar novamente atrás de empresas portuguesas que saibam o que fazem?
Haverá alguém que saiba fazer isso? E melhor que isso, haverá alguém que faça exactamente o que se pede pelo montante acordado no inicio?
Em Portugal? Não acredito.
Cada vez mais se ouve falar em piratas Somalis.
Não acredito sinceramente, que não haja capacidade de resposta perante este fenómeno.
É certo que os gajos tem armas e tal, mas e os outros? Andam para lá com pistolas de água?
Dos Portugueses não esperava outra coisa. Viram um barco ser abordado, ficaram quietos e calados e ainda têm a lata de pedir um subsidio de risco...
Certo ou não, o dever deles é proteger os interesses dos que andam no mar. E logo se vê a total falta de resposta a este problema.
O problema não é a falta de meios, não é a falta de gente... É a p.. do subsidio de risco...
Digam isso aos 10 homens que foram raptados...
Para finalizar, é incontornável não falar da tragédia Italiana.
É nestas alturas que temos que lembrar onde vivemos e ao que estamos sujeitos.
Não é só em Lisboa que se fala de protecção civil, temos nós que estar sempre preparados para todos os possíveis cenários e evitar males maiores.
Há que apertar com as construções e fazê-las mais seguras e preparadas para sismos, há que treinar e dotar os nossos serviços de protecção civil para responderem prontamente.
E sobretudo, há que usar os meios que temos para os fins pretendidos.
- A ambulância do Nordeste e da Povoação não é para estar a passear na avenida!
Mas acima de tudo, é preciso estar sempre prontos para que as mais que certas crises sismicas tenham uma resposta eficaz por parte da nossa protecção civil...
PS: Gostei da cerimónia relâmpago de entrega dos títulos de Campeão. A cara do Hermínio Loureiro é impagável!
11 comentários:
Caro André,
mesmo com a questão das "àguas internacionais", onde nenhuma nação tem jurisdição, também me custa perceber o porquê de não haver uma resposta mais célere e eficaz/ dura, contra estes actos de pirataria.
Só quando os piratas começaram a abordar (raptar) navios petroleiros, é que se viram esquadras de navios de guerra a deslocarem-se para aquela região. Em suma, ao que parece, mais importante do que a vida dos tripulantes dos navios raptados, importa antes salvaguardar as preciosas cargas que estes transportam. É o petro-dólar a falar mais alto....Triste, vergonhoso.
Cumprs.
Se quizeres arranjo-te esses filmes para poderes passar na tua TV.
Essa história de atirar primeiro e perguntar depois só pode dar merda! Os piratas já dizem que vão simplesmente matar todos os americanos e franceses que encontrarem. Queriam que isso acontecesse aos portugueses?
Há que haver bom senso em tudo!
Calma e não reagir a quente! E nisso somos bons!
A nossa Marinha é das melhores do Mundo e está a dar provas disso!
Isso de falar mal toda gente faz, é muito fácil. Queria ver se os senhores fossem de um momento pro outro deixassem de receber o ordenado que lhes foi prometido! Claro que não ficariam contentes. Aqueles homens e mulheres estão a representar e muito bem a nossa Nação e estão numa zona onde correm perigo de vida é claro que têm todo o direito de receber mais por isso. Ninguém falou assim quando a nossa querida selecção foi pro Europeu e os nosso "queridos" jogadores fizerem birra pois não queriam pagar impostos! (atenção que não estou a dizer que os senhores do blog não falaram disso, mas sim da nossa "querida" comunicação social.
Também gostei da proposta dos laranjinhas. Pagamos muito por muito pouco!
Quanto à questão dos navios: atenção que não é só os estaleiros que erraram. O dono da obra - leia-se governo regional, tem tanta ou mais responsabilidade. Os estaleiro apenas (e mal) realizaram o que estava no caderno de encargos! É o que faz ter gente que entrou nos quadros por cunhas! Se fossem escolhidos pelas suas competências nada disso teria acontecido!
@ Pedro Lopes
Antes de mais, obrigado pelo seu comentário e peço desculpa pelas piadolas que mandei no post anterior.
Em relação ao que me diz, tem toda a razão. As manchetes reflectem os interesses e o que interessa mostrar ou realçar. Mesmo neste bocadinho de Mundo é assim. Imagine-se no resto.
@ In@rq
Páscoa não é Páscoa sem isso! Obrigado!
@ Anónimo
Epá, até podem ser excelentes profissionais, mas ao não agirem de acordo com o que se lhes exigia enquanto autoridade marítima foram COBARDES.
Os responsáveis pela segurança daquele sitio foram incapazes de responder perante situações de perigo e só se lembram de pedir subsídios.
Antes deviam pedir meios e homens para combater este mal crescente. Subsídios? Por amor de Deus...
Estava a ver que estava a falar sem saber o que diz. Quem pediu os subsídios (e muito bem) foram os militares portugueses! Que agiram muito bem! A política de disparar primeiro e fazer perguntas depois não é nem pode ser a mais correcta. Que o digam os americanos e franceses que agora têm todos a cabeça a prémio. Na diplomacia ninguém nos ganha, temos mais 500 anos de experiência e só assim podemos resolver esse e outros problemas.
Quanto aos "responsáveis pela segurança daquele sitio" pura simplesmente não existem. A Somália é o Afeganistão com Mar! Ali não há leia nem autoridades.
Cada um tem direito à sua opinião mas é melhor estar informado antes de opinar!
(é preciso ter coragem para publicar todos esses comentários ainda por cima anónimos, por isso tiro meu chapéu aqui ao Candilhes)
Exemplos de Diplomacia?
Mapa Cor-de-rosa, alianças com Inglaterra, quer mais diplomacia de meter a cabeça na terra como as avestruzes?
E se diz que não sei do que falo, informe-se pois Portugal e a sua lancha com 2 pistolas semi-automáticas a que eles chamam de "fragata" é a responsável pela segurança na área.
E que faz o responsável? Exacto. Pede subsídios.
É que estamos a falar de piratas somalis. Mesmo que ameacem o que quiserem, se mandarem gente que vai para lá com vontade de acabar com aquilo, é num instante que se acaba esta folia.
Então o que é preciso mais para actuar? Ao ver um barco ser abordado fazia-se o quê?
E só mais uma coisa. Aqui publica-se tudo o que for para discutir e opinar. No caso dos que vem para ofender apaga-se e manda-se muito "delicadamente"... irem levar no c...
o Ben Hur passou no canal 2:.
quanto á cerveijaria que tal irmos todos juntos?
Misseis Harpon, misseis Seasparrow
Phalanx Mk15 de 20 mm, uma peça de 100 mm, torpedos, um helicóptero, 200 homens e mulheres, entre os quais um grupo de DAE dos Fuzileiros, que são simplesmente as tropas especiais mais prestigiadas do Mundo. E melhor do que tudo isso é a diplomacia e inteligência dos nossos oficiais.
Estou a ver que viu muitos filmes do Rambo quando era pequenino. Para si um ou duas bombas nucleares e estava resolvido o problema.
Só vai buscar o maus exemplos da nossa história. Porquê? Somos um Povo com muito e boa história. Um País pequeno à beira Mar plantado deu a conhecer o Mundo ao Mundo. E está no Mar uma das nossas maiores riquezas e nos homens e agora mulheres que conseguem navegar.
Foi graças aos militares que podemos, hoje aqui ter essa discussão. Porque de outra forma nem o Candilhes sobrevivia.
Paulo é uma questão de combinarmos!
Um abraço
Nós ainda somos da geração do Quo Vadis, do Ben Hur e dos 10 mandamentos, felizmente ou infelizmente digo eu.
Já a geração que vem atrás é do No Cú Levarás, do Bem Duro e das 10 melhores posições tântricas.
Enviar um comentário