Memo d'veras # 41

Dirão os más-línguas, porque é que existe um dia da Mulher?
Certamente porque os outros 364 são dos Homens!

Piadola aparte, vou tentar nem me lembrar do triste espectáculo desta tarde. Uma boa dose de anti mijo-na-cabeça pode ser mesmo terapêutico e fazer com que o Santa Clara volte aos bons resultados e sobretudo às boas exibições.


Positivo:

Aqui à uns tempos, Pedro Bicudo andou numa roda viva a garantir que não existem pressões nas noticias emitidas ao grande (salve seja... devem ser umas centenas só.) público.
Qual rebuçado, e diga-se merecido, o Governo anuncia que a RTPA vai ter uma nova sede e mais condições para ser aquilo que deve ser.

Precisamos de um canal com qualidade, com temas actuais e sobretudo de jornalistas de qualidade e com vontade.
Estes cromos novos que por lá andam entram e aninham-se na treta instalada e rapidamente são assimiladas as ideias do antigamente. Existem muitas resistências à mudança. Não vale a pena esforçar muito porque o lauto ordenado vem da mesma maneira no fim do mês.

É positivo haver vontade de mudar e de fazer algo melhor do que se faz. Basta ver a RTP Madeira, e ficaríamos todos corados com vergonha da treta a que chamamos canal Regional.
Há que mudar. Sobretudo, há que tentar mudar...


A nossa Economia primária está cada vez mais fraquinha. Cada vez há menos gente a produzir e menos empresas a aproveitar as nossas riquezas.
A Santa Catarina Industria Conserveira, em S. Jorge, foi um dos casos de empresas que foram à falencia.

Endividada até às orelhas, teve mesmo que fechar e graças a um esforço foi possível voltar a abrir e devolver o emprego a muita gente em S. Jorge. Ainda bem.
Como disse Belmiro de Azevedo, pessoa que muito admiro pelo que conseguiu, temos de voltar a apostar nos produtos básicos que temos e que são de qualidade.
A nossa carne, o nosso peixe e os nossos frutos são reconhecidamente bons e poderiam ser uma oportunidade na conjuntura actual.

E já agora, mudar mentalidades é preciso. Acabemos com essa coisa de que quando dá certo o proveito é meu e quando não dá o Governo devia olhar por nós.


Os Blasted Mechanism são das bandas mais originais em Portugal e no Mundo. A sonoridade própria associada a uma vontade constante de inovar faz com em cada novo disco tenhamos novas surpresas e excelentes músicas. O site da Banda está excelente. Só fica mesmo um pouco atrás do site dos Fort Minor que é soberbo.

E porquê isto agora? O concerto nas Sete Cidades.
É sem dúvida um cenário diferente para um concerto e talvez, quem sabe, seja um tubo de ensaio para algo maior que se fala em surdina.


E porque nem só de Mários Nogueiras vive o ensino, fica aqui um excelente exemplo.
Ser professor é isto!
Inspirar, motivar e ensinar.
"Se há alguma coisa que fazes bem, nunca a faças de borla".
É bom ver um caso destes em Portugal. É bom saber que ainda existe nesta esterqueira à beira-mar plantada, algo que nos faça sonhar com um futuro melhor.


Era um espectáculo! Gostava mesmo de ver o Jel na Câmara de Lisboa!
Ia mesmo tudo abaixo!


Negativo:


Confesso que só ouvi esta por ai e não consegui ler mais sobre o assunto. Ferreira Leite ganhará menos que actualmente, caso seja vencedora nas Legislativas próximas.

É demais. Sinceramente... Enoja a qualquer comum mortal ver tanto e outros com tão pouco.

E com esta falamos também dos deputados Europeus que se auto-aumentaram.
Tou mesmo a ver a votação. Um levanta-se e diz: Proponho um aumento dos ordenados. Alguém é contra?

E vamos nisto.
É esta miséria de País com tiques e vícios de rico que bate no peito por um jogo de futebol e não se digna a revoltar quando lhe metem as mãos nos bolsos.


E sempre sempre relacionado, vamos falar numas outras eleições.

As eleições na Câmara do Comércio e Industria são por estes dias um foco de interesse para ver quem fica com o domínio de um rico tacho...

Num canto temos o actual campeão. Um homem pacato, que pouco aparece nas noticias, e que mesmo sem dar nas vistas é como um polvo tais são as suas ligações a tudo e mais alguma coisa nesta bendita terra. Costa Martins!
Ele é turismo, ele é comércio... O gajo tá em todas!

No outro lado, temos um homem que tal qual uma rã, saltita de uma empresa para outra outra quando estas dão certo. Quando a coisa dá para o torto, está na hora de mudar.
Ele é o recordista das ajudas de custo por deslocação em Santa Maria, ele é um profissional da falência... Mário Fortuna!

Jogos de poder se levantam. Muita areia para a minha camionetazinha.
Uma coisa é certa. Se não desse poder e dinheiro não estavam os dois a trocar galhardetes.

Os comerciantes têm pouco a ver com isto. A Câmara do Comércio está lá para prestar assistência, nomeadamente a dar o troco, quando os "queridos" associados pagarem as quotas...

Os cursos? Os miúdos nem ler sabem e tiram 20.


Já aqui falei nisto tanta vez. Que raio de povo somos nós que comemos e calamos?
Onde para o nosso lema?
"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
Cada vez vemos
mais atropelos aos nossos direitos. Cada vez vemos mais gente a mendigar e a não ter como sobreviver.

A nossa carne, com qualidade reconhecida e com apoios de toda a espécie e feitio é vendida nos nossos mercados a um preço superior a coisas vindas do outro lado do Mundo.
Os produtores dizem que não conseguem suportar os custos e nos intermediários vemos cada vez mais lucros.
Se por um lado há o choradinho do costume, do outro temos realmente quem não pode suportar preços praticados - o Zé!

Outra coisa que me faz pensar...O nosso leite. 2 vacas para cada habitante. E como raio é que o nosso leite produzido cá é mais caro que a mixórdia que se bebe no Continente?
Só se vê os produtores a ganharem tuta e meia por cada dia intenso de trabalho e a ficarem cada vez mais desanimados com os frutos do labor.

Quem ganha com isto? Alguém. Mas quem se lixa é sempre o mesmo...

Peixe, legumes... É tudo mais caro.
Estudos publicados são a prova disso mesmo. Nos Açores, apesar das medidas tomadas com o IVA mais baixo, pagamos mais por tudo.

Ele é um qualquer carro, que é vendido a um preço e que nos Açores é vendido em média 1000€ mais caro.
Transportes? Seguro? Informem-se se é assim tão caro transportar um carro por mar e verão como esses sacanas também nos metem as mãos nos bolsos.

E que vergonha é esta de nem podermos pagar os remédios que necessitamos?
São os farmacêuticos que aconselham os que são mais importantes e aqueles que são menos, para que assim possamos ter algum dinheiro para o que resta do mês.

Realmente há médicos que se esquecem disso. E há médicos que parece que querem que deixemos lá o ordenado. A minha rica dentista era uma delas... E que rica porra de dentista que era!

E com isto vem me sempre à ideia, a frase de alguém que diz que a história tem a tendência a repetir-se.
Este filme aconteceu à umas largas dezenas de anos. No já longínquo século XX, na década de 30. Esperemos que não.

Longo? Um tudo nada!

3 comentários:

Anónimo disse...

A RTP-Madeira?!?!
Aquilo ainda é pior!

Os tipos que apresentam as notícias mais parecem estar a fazer um frete!

Anónimo disse...

Essa da RTP madeira também não percebi! Aliás com aquela pornuncia não se percebe quase nada!
E se aqui há “pressão” politica nem quero imaginar lá!

Anónimo disse...

Já vi e gostei mais do que a nossa. Pelo menos as noticias eram mt melhores...

Em relação a pressão, enfim... Mas a pressão é nas noticias, não nos conteudos a apresentar no canal.