Memo d'veras # 40

Mesmo quando pensamos que nada nos afecta, a partida de um ente querido abala as fundações de qualquer um e faz com que qualquer coisa que diga ou que oiça me faça de algum modo recordar a sua presença ou mesmo as suas conversas.

E depois deste pequeno desabafo, vamos nós novamente para esta espécie de crónica com uma toada critica, pontuada com tentativas de humor... Eu disse tentativas.

Positivo:

Fui ontem ver o meu Porto, e não vi nada.
Só vi 2 equipas que jogaram uma contra a outra e que no fim se cumprimentaram mutuamente. Pese embora o fraco espectáculo, foi bom de ver que mesmo em clima de competição é possível viver em harmonia com o nosso rival.
E é isto que falta fazer perceber a todos os que amam o desporto-rei. Clubes não são armas de arremesso.
Mesmo com os mergulhos quase permanentes do Moutinho e mesmo com o Lucho a dar uma "cavilha" no tornozelo de Derlei, a coisa no fim compôs-se e somos todos amigos de novo.

Gostei de ver isso, o resto é história e os outros ditos 6 milhões ainda olham pra cima!


Não é novo, mas acho que merece destaque, o facto de presentemente termos de ter muito mais atenção à eficiência energética das nossas casas.
Afinal de contas, temos que ser todos responsáveis pela preservação dos recursos energéticos do planeta.
E medidas tão simples como vidros duplos, e mesmo a orientação da casa para aproveitamento da luz solar, são coisas que finalmente se ouve falar e incutir nas nossas mentalidades.
Os recentes apoios à instalação de painéis solares é uma boa medida e quem pensa em comprar casa, deve pensar seriamente nos benefícios a curto prazo quer para o ambiente, quer para a carteira.
Afinal de contas os benefícios são mais que evidentes e com mais apoios e deduções no IRS ainda se torna uma melhor ideia ter um destes bichinhos em casa...

Os Óscares.
Foi uma cerimónia gira. Apesar do Wolverine não contar piadas como o Jon Stewart, até esteve bem.
Sem surpresas, o Óscar de melhor actor secundário foi para Heath Ledger e o seu Joker. Sem duvida merecido.
A propósito, se for verdade, para contracenar com Christian Bale, fala-se em Johnny Depp e a poderossisima Angelina Jolie para Joker e Catwoman respectivamente.
Entretanto temos estes que passaram nos óscares e mais uns de filmes de pipocas, que talvez até nem sejam assim tão maus.


Negativo:

Abre ou não abre?
Ninguém sabe e ninguém percebe. A Rua dos Mercadores, depois de completamente pavimentada e quando os lojistas já esfregavam as mãos, parece que vai ter mesmo carros.
Ok... Não percebi.
Gastou-se tempo e material para fazer uma coisa para se estragar depois? Certo...
O que é certo é que se a rua é uma importante via do centro de Ponta Delgada, podia ser também uma zona nobre do comércio tradicional. Enfim. Mantenho a minha opinião sobre o comércio tradicional, mas seria sem dúvida uma oportunidade para novas lojas e negócios.


Abriu a TVI24.
Uhuuu... Festa rija... Agora aquelas noticias tiradas do... com um pauzinho já têm um espaço próprio!
E a melhor parte é que o desemprego diminuiu quase um cagagéssimo percentual com a contratatação de tanto pseudo jornalista...
E mesmo as prateleiras ficaram mais vazias com o regresso de tantos e tantos cromos que não se viam à tempos.
Lembro-me de um apresentador que gaguejava tanto que acabava o programa sem dizer 2 conversas seguidas. Era um espetáculo!
Fixe, fixe vai ser o regresso de Poncio Monteiro à TV. Adorava ver como um Portista a sério vê o mundo... É só rir com o homem! Aquilo é que é!

E por falar em TVI, o nosso Primeiro fez queixinhas que a TVI lhe andava a perseguir. Até é capaz de ter razão.
Esta coisa do Freeport não tem ponta por onde se pegue e só mesmo lá se sabe que a prima da tia do cunhado do sobrinho do avô de José Socrates atravessou a rua fora da passadeira.

Não sou pelos rosinhas, nem pelos laranjas, mas já aborrece este tipo de campanha contra José Socrates... Senão veja-se a quantidade de coisas que já se disse sobre ele.
Gosta do Infante, não gosta do Infante, é engenheiro, não é engenheiro, é corrupto, não é corrupto...
E do outro lado olhamos para aquela beleza rara que é a Ferreira Leite e para o maior "visionário" que aquando da estadia no "tacho" da defesa, comprou 2 submarinos no ano dos maiores fogos florestais de sempre...

Cada um tem o que merece e nós merecemos uma classe desta estirpe por não nos levantarmos contra estes gajos. Mas não com ofensas e calúnias...


E porque agora vão ser avaliados também...

Os médicos. Essa classe que se permite tudo e que nós deixamos que nos passe por cima...
Claro que eu talvez esteja melindrado com tudo o que se passou, mas não é de hoje nem de ontem que os médicos gostam muito de nós quando nos levam aqueles 60-70€ por consulta e se esquecem por completo da nossa cara quando trabalham no hospital.

E quantos e quantos, mesmo atendendo no hospital, com todos os recursos levam como que por arrasto quem tem a triste sina de esperar por uma consulta no hospital, para os seus consultórios privados, onde a consulta já não é gratuita e o médico já parece saber tudo o que nos aflige.

Acho bem que se avalie. Acho bem que se acabe com os talhantes que ainda têm licença para exercer tão nobre e importante profissão. É como no caso da professorada. Há que diferenciar os bons dos maus e acabar com a vergonha que é ver gente morrer à mingua nos corredores e de cada vez que se interna ter que fazer tábua rasa do trabalho do outro médico porque ninguém sabe ao certo o que se fez.
Somos dos países em que os médicos são menos cotados, exceptuando os transplantes, sendo que cada vez que a saúde nos falha, imediatamente corremos para fora do país se pudermos.

Já é tempo de metermos a mão na saúde e acabarmos com tanta displicência dos nossos profissionais e de acabar com tantos interesses ocultos que giram à volta deles.

Delegados de informação médica, ou em bom português, subornadores a soldo das farmacêuticas...E espero bem que se acabe com as caixas de 100 comprimidos para tomar numa semana. Isto claro está com o directo patrocínio das farmacêuticas e que permitem ao sr. doutor aquela viagenzita de sonho por receitar 500 caixas numa semana, mesmo a quem não precisa.

Isto aqui não lhe posso fazer mais nada... Mas já se for no consultório, posso cobrar os meus honorários, receitar mais uma ou duas caixas de comprimidos e no fim do mês ir esquiar para os Alpes...

E com isto vemos quem gostamos a sofrer e a perder a vida nas mãos destes cabrões...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não foi ela que comprou os submarinos! E esses são importantes para o nosso futuro! O problemas dos incêndios é um problema de raiz, de organização da nossa floresta, que ficou na mesma. Mais anos, menos ano vai voltar a acontecer Não é a por militares - GNR - a apagar fogos que isso vai melhorar! Em Portugal não há politícas que pensam no futuro, são só para socorrer o imediato mas isso já vem de 1974, não é de agora! Os medidamentos por exemplo - como é possivel que se só precisamos de 4 ou 5 comprimidos sejamos obrigados a comprar um contendor desses mesmo a preços loucos? E depois é velos a ir pro Brasil, etc etc!


Não se viu nenhuma televisão a fimar que tipo de carros estavam estacionados à porta do congresso dos ditos socialistas! Tudo carros cujo o valor dava para comprar uma casa para um familia! Familia essa que paga centenas de euros de impostos porque não têm outros remédio1 É a vida! Continuem a votar neles! E vão ver como é que vamos acabar!

Anónimo disse...

nao posso de deixar de comentar essa de tudo bem, lucho deu um beijinho no tornozelo do derlei e o rodriguez que deu uma cotevelada....mas apesar de tudo continua a pensar no SLB.... qie imparcialidade...lol