Memo d'veras # 37

Mais um domingo... E pior de que isso, amanhã é segunda... Argh!

Positivo:

Esta semana vimos finalmente uma proposta para algo que se ouvia em surdina à muito. Vila Franca a cidade. É uma questão de tempo.

Verdade seja dita que precisa ainda de muito mais desenvolvimento para ser uma verdadeira cidade em todo o sentido da palavra, mas que me perdoe o Jordão e tantos outros habitantes e naturais da cidade nortenha... A Ribeira Grande é uma pasmaceira! A Vila Franca tem muito mais vida e animação que 2 Ribeiras Grandes, mesmo com feiras medievais...

Vamos lá ver.

Entretanto a Lagoa também quer. Mas se formos por ai, daqui a dias também o Faial da Terra queria.

Esta semana foi marcada ainda pela nova linha de apoio governamental às empresas que fruto da subida das taxas de referencia ficaram em situação critica.
Acho bem, uma vez que no tempo das vacas gordas, o pessoal esticou-se à grande e à francesa.

Já se começa a falar em festivais de verão. Este ano temos novamente Metallica para os fãs. Parece tentador, muito tentador!

Fala-se de novo em proibir o acesso de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e a instituir limites mais reduzidos aos novos perigos na estrada!
A medida peca por tardia e em qualquer País decente um miúdo com 16 anos não deveria ter acesso a álcool.
Quem diz álcool, fala de fumo...Mas isso fica mais pra frente.

O pinóquio... disparate... primeiro ministro, anunciou a limitação das deduções fiscais dos mais ricos para que a classe média pudesse ver a sua carga fiscal aliviada.
A classe média é o mexilhão da sociedade.
Toda a gente sabe que o mar bate na rocha e quem se f... sempre é o mexilhão!

E pegando na piada do pinóquio de novo, se um é um boneco de madeira, a outra deve ser a bruxa má de uma história qualquer.


Negativo:

Esta semana a EDA inovou. Ajudou os Açorianos a poupar energia, subindo os preços. Que espectáculo! Sois tão inteligentes!
Nobel da Economia para esta gente, já!

E melhor que isso, já vimos como foi compensada a licenciada em Psicologia mais versátil da politica açoriana. Isabel Barata - novamente - licenciada em Psicologia - arranjou um tacho lá!

Eu queria ter um curso daqueles! Dá para tudo!
Mas aqui entre nós que ninguém nos ouve... Exactamente! É isso mesmo que está a pensar! Ela nem precisava de curso!

Mas em relação aos tarifários, agora vamos ter tarifas diferenciadas... Caro, muito caro e o mais caro de todos... E ainda vêm dizer que devemos todos dinheiro...

Os incêndios na Austrália são uma desgraça que já fez várias mortes. A onda de calor que afecta aquele lugar é fruto de tantas e tantas agressões ao ambiente, e com isto pagamos todos a factura da poluição.
E nem de propósito, Sarkozy quer mais reactores na França e o líder Iraniano vai-se recandidatar.


Será que alguém fiscaliza efectivamente se a lei do tabaco é cumprida? Os sistemas de ventilação já funcionam ou será que está tudo a assobiar para o lado?
Não é que isto alguma vez fosse ser aplicado, mas se é lei, é para cumprir. E ventoinhas, janelas abertas e outras medidas chico-espertivas não se qualificam como sistemas de extracção de fumo. Neste limbo andam como de costume os que não fumam e levam na mesma com o fumo na focinheira...

Urge voltar a apertar o cerco. As situações são por demais evidentes.

E para finalizar, que isto hoje já foi mesmo feito perto da meia noite, o Porto - Benfica.

Não foi falta! Admito, mas que se lixe, na primeira parte havia uma grande penalidade sobre o Lucho e este não foi um fiteiro como o Postiga e continuou a jogar. Na segunda parte o Lisandro fez como o outro azelha e pegou... É lixado, mas é a vida.

Quem quiser mais leia o jornal do Rui Rataz... Cartaxana... É mesmo um pasquim... É o verdadeiro RECORDista dos pasquins!

Tá curto hoje...É pelas semanas que meto palha. Vidas!

5 comentários:

Anónimo disse...

tinha k vir o postiga...foi 4 meu amigo e pronto acabou...pouparam os jogadores para hoje e serviu de muito!! viva ao porto!!

Anónimo disse...

Equipa B e rapazes... Agora e sempre, viva o Porto.

Jordão disse...

André essa agora…

Desde quando é que a elevação de vila a cidade tem a haver com a animação da mesma?
Assim sendo qualquer freguesia da Terceira merecia ser já cidade! E já agora que animação é essa?! Umas marchas de S. João que levam sempre montes de gente para lá, mas depois ficam todos cheios de fome e de sede! Ou concertos de Verão como os dos James onde, devido à chuva, só compareceram metade das pessoas previstas e ainda assim se quisessem comer tinham que trazer uma sandes de casa? É que nem os famosos pratos de dias a 12€ havia.
Para mim, Ribeira Grande até podia ser aldeia, desde que tenha boas condições para viver. Ser cidade não veio trazer nada de novo. No entanto a Ribeira Grande tem três vezes mais habitantes do que Vila Franca, tem muitas mais vezes mais empresas com sede no seu concelho, logo a pagar imposto lá, etc, etc
A oferta cultural na Vila Franca resume-se a maia dúzia, se tanto de concertos no Verão. A oferta gastronómica resume-se às queijadas e mais nada. Se bem sabes, e já provamos isso por das vezes, se queres comer na Vila só mesmo com uma carteira muito bem recheada, e se os donos dos dois restaurantes estiverem muito bem dispostos e se quiseres comer aquilo que eles derem para comeres (são muitos “e” para o meu gosto!). Enquanto do outro lado tens dos melhores restaurantes dos Açores: Alabote (que já foi muito melhor), Associação com o melhor bife do Mundo isso dito por ti e por muitos, o Gato Mia, O Cantinho do Cais, o José Domingos… Como vês temos para todos os gostos e todas as carteiras.
Até nas praias, Vila Franca está a ser ultrapassada, por sua própria culpa. A Ribeira Grande até nesse ponto já está muito mais à frente, mesmo com a inércia vista na praia dos Moinhos.
Não sou extremista, antes pelo contrário, mas essa elevação, vazia de ideia, só serve para disfarçar erros seguidos de governação de um certo autarca, que como tu bem sabes tem um buraco financeiro muito digno de uma metrópole. Estamos a regredir 2000 anos, onde o Povo de Romano contentava-se com pão e circo. Na Vila, já vimos que pão nem sombra dele, só mesmo o circo. E mesmo assim o circo tem uma forma quadrada e feia, que veio destruir o lindíssimo centro histórico da Vila. Custava muito construir aquele caixote uma centena de metros mais acima?!

Anónimo disse...

“Mais vida do que 2 RG” os sr. André esperava mais de si – meia dúzia de pessoas que param lá para comprar gelados ao domingo da tarde quando vêm das Furnas é vida? Esperem até à estrada ficar pronta que vão ver quantas pessoas vão passar pelas Vilas: Franca e Água de Pau!
Já agora, uma coisa que ninguém falou, nem mesmo o Jordão – e no desporto o que é que vila tem? Nada de nada, um verdadeiro zero, nem mesmo o futebol, seja de qualidade for! Ah pois é veio o Sporting e o Benfica - futsal jogar no Arena, mas ninguém tava lá para confirmar. Ah e uns carros de rally dão umas voltinhas lá nas ruas na vila, uma vez por ano, mas nenhum piloto é da vila.
Um Mar como aquele lá e não tiram partido de nada! Não era para ter um clube naval activo, uma coisa descreta! É que condições não as faltam, são mesmo das melhores do país. Saudoso Garoupa, vai ser mesmo difícil alguém seguir-te as pisadas.

Mas mais uma coisa me aflige é que os comentários sobre esse post vão ser quase de certeza absoluta sobre futebol. Há muito mais na vida do que uns pontapés na bola. Falam mal do Ronaldo mas ele só existe porque nós vemos tv e compramos jornais etc, etc. vamos lá dar mais importâncias às questões verdadeiramente importantes!

Anónimo disse...

Em boa verdade, isto cá é Ponta Delgada e o resto é paisagem. Mas não queria ser mt mau para a R. Grande, e acho mesmo que a Vila tem potencial, como referiu de resto, para crescer e ser cidade.