Candilhes Cuisine especial - Restaurante El Bulli

Precisamente a um mês de completarmos 1 ano de existência, decidimos abrir as comemorações com um Candilhe Cuisine muito especial. Infelizmente nunca tivemos o prazer de o visitar, mas nunca se sabe, até porque o número de visitantes da Catalunha está aumentar (Adrià está leyendo esto era para no fumadores mesa para cuatro pies ventana. Gracias) - ainda bem que existe o tradutor automático do Google.


Situado em Roses, na Costa Brava, Catalunha, El Bulli, porventura o mais famoso e melhor restaurante do Mundo, propriedade do chefe Ferran Adrià, pai ou fundador da Gastronomia molecular. “Adrià começou por lavar pratos no el Bulli, depois trabalhou na cozinha de uma base naval (durante o serviço militar) e no Pic, restaurante com duas estrelas Michelin em Valência, antes de regressar ao el Bulli como chef principal em 1986. Após ter ganho a terceira estrela Michelin em 1997 abriu o el Bulli Taller, o laboratório de Barcelona onde a sua equipa cria novos pratos. Os prémios gastronómicos não param: a revista britânica Restaurant Magazine considerou, em Abril, o el Bulli «Melhor Restaurante do Mundo» pelo terceiro ano consecutivo. É uma figura internacional.”. “Adrià é o Picasso da cozinha.”

“Este Santo Graal de três estrelas” abre apenas de Abril a Setembro, já que Adrià passa os outros seis meses do ano aperfeiçoando receitas em seu laboratório/oficina, a sua lista de espera é de tal tão extensa que apenas 1% é aceite. 50% dos quais clientes novos. Até o júri da atribuição do Guia Michelin tem que se identificar senão corre o risco de não ter lugar. Pior só mesmo conseguir um lugar como estagiário. Para além de ser não remunerado, são mais de 6000 candidatos para 20/30 vagas. Uns dos felizardos foi o nosso cozinheiro José Avillez. Eis um excerto do relato dessa sua experiência: “Trabalho diário intenso, organizado e pensado com rigor e exactidão. A falta de pontualidade não se perdoa, nem tão pouco a passividade, por mais momentânea que seja, em horário de trabalho. Aqui, na cozinha de Ferran, no El Bulli, balanças de precisão pesam o decigrama, seringas medem o mililitro, moldes de plasticina estabelecem as formas e tamanhos exactos. Cronómetros e sondas com termómetros medem com rigor os tempos e temperaturas de cozedura. As receitas são fórmulas a seguir sempre!”


Imagens retiradas daqui.

As refeições andam à volta dos 230€, sem IVA e sem os vinhos. Por falar no precioso néctar, a gigantesca lista com mais de 3000 nomes tem, como não podia deixar de ser, alguns nomes portugueses como o Batuta e alguns vinhos do Porto.

Muitos dos felizardos clientes viajam até à Catalunha em voos low cost, passam uma noite numa pensão na região, só para poderem ter o prazer de degustar tais obras de arte, criadas por um batalhão de cientistas.

Quem sabe um dia será a nossa vez.

1 comentário:

E. Raposo disse...

Quem sabe?!

Lindo esse lugar