Candilhes Cuisine # 37 - Snack-bar Santiago

Numa das ruelas contiguas à Praça da Batalha em pleno centro da cidade invicta (ou imbicta se preferirem!) está escondida uma das pérolas que se encontram naqueles dias em que nos decidimos perder por ruas nunca dantes exploradas.

Seguindo preciosos conselhos, decidi ir ao encontro daquela que tinha sido considerada a melhor francesinha de 2007. E quem me disse, já lá comia à 5 anos. Definitivamente prometia.
Passe a para-farmácia e uma loja de tapeçaria... Não tem que enganar! Vai ver que gosta. Coma e diga-me depois qualquer coisa!
É assim com as gentes do Norte. Sem rodeios e sobretudo com a simpatia que se lhes reconhece.

Realmente, como prometido, não havia como enganar.

foto do meu telemóvel.

Chegados ao bar, foi hora de entrar... O lugarito ao balcão foi um achado no meio da azafama que se vivia no interior.
Um ambiente tradicional com paredes brancas e com um balcão em que tudo é feito à frente do cliente, e sem espaço para coisas desnecessárias aos amantes da francesinha.

Foi o especial da casa que se pediu. Tinha de ser. A francesinha à Santiago.

foto do meu telemóvel

Com carnes de qualidade e sobretudo com bom pão tostado e um molho divinal, estavam reunidas as condições para dar cabo do prato sem muitos problemas.

A viagem tinha sido longa no Intercidades e a manhã que começara triste ao som de "Nothing else matters" dos Metallica dava lugar ao alegre recordar dos bons momentos que aquela cidade me trás. Foi por isso, e com a simpatia do dono Filipe e a bela da cervejola bem fresquinha, que aquela iguaria rapidamente desapareceu do prato.

Se ao menos o projecto de vir cá para os Açores tivesse sido concretizado...
Quem sabe? Ainda pode ser que ele mude de idéias depois dos rasgados elogios que aqui se lêem e que fizemos questão de dizer pessoalmente.

Gostamos mais: A francesinha é pura e simplesmente óptima. Nem picante demais, nem grande demais. Carnes de óptima qualidade

Gostamos menos: Quando me lembrar digo. Ficamos é danados de não estarem ainda entre nós.

Avaliação: 5 Candilhes em 5 possíveis. A francesinha vale bem a pena!

Morada
:
Rua Passos Manuel, 226 - Santo Ildefonso
Porto
4000-382 - Porto

Telefone: 222 055 797



1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Dia, Registo o mesmo comentário: 5 em 5. Em Outubro, chegado à Praça da Batalha pergunto no Hotel qual o lugar de conselho para a "Francesinha". Resposta: Segue em frente até SAntiago e vai gostar, são as melhores. Verdade. Excelente. Até hoje pela manhã com a referência me cresce água na boca.