Em pleno Parque Atlantico, assistimos a casos gritantes de falta de civismo. Estes "chicos espertos" são uma triste realidade da nossa terra.
E que dizer aos bananas que lá andam que quando forem grandes querem ser policias?
Em vez de andarem por lá de Segway armados em Schumachers de fim de semana andavam a fiscalizar isso e dar uso às trancas que lá estão para o efeito...
A estes 2 cromos e aos seguranças, os nossos Parabéns! São os "melhores da vossa Rua"!
PS: Queria também atribuir um prémio aos idiotas que continuam a deixar passar os carros que vêm pela esquerda no acesso em direcção à rotunda de Belém...
18 comentários:
Caros Candilhes e respectivos visitantes,
Convido-vos a participarem na 'sondagem' sobre as Legislativas '08 que está na barra lateral da Máquina de Lavar.
Neste postal, só não percebo porque tapaste a matrícula do carro do 'animal' em questão. Na nossa sociedade - açoriana em particular e portuguesa em geral - o 'chico-espertismo' contínua a ser visto como uma real qualidade humana, quando na verdade é um dos piores defeitos. Aliás, não querendo intrometer-me em áreas fora da minha formação académica, mas acho que o 'chico-espertismo' pode explicar muito do atraso socio-económico de Portugal. Será?
E quem conduz este jipe não pode ter alguma deficiência que o apoquente! Porquê? Porque para o autor deste post quem tem jipe não é deficiente, ou quem é deficiente não anda de jipe.
Haja pachorra pa tanto preconceito!!!
E mais não digo.
Meu caro anónimo,
Qual é o preconceito?
Sabe por acaso que quem pode usar estes lugares, tem que ter um distico no carro?
Se soubesse mais qualquer coisa antes de comentar, era mesmo melhor...
Você de certeza que acha conveniente parar ali nos lugarinhos tão perto da porta, dái essa "dor de corno" subita...
Ou então é daqueles que se acha o maior e gosta de passar à frente nas filas e meter o carro à kamikaze.
Seja qualquer um dos dois, quem não tem pachorra para sofrer quem não sabe, sou eu.
E mais não digo!
O 'chico-espertismo' também chega à blogosfera através das opiniões anónimas, que nem mereçem crédito.
Falar em preconceito? Haja paciência, os carros têm que ter distico! O André ainda faz é pouco, mostrar a matricula na foto e um telefonema à polícia é que era, mas isso é Portugal é ser "bufo" nunca percebi porquê, velar pelos direitos civicos?
E caro anónimo, um portador de deficiência pode andar de "papa-reformas" ou de ferrari, para parar no local assinalado tem que ter distico.
Cumprimentos, post muito oportuno André
Tivesse tirado a foto da frente do dito jipe.
Falar é fácil.
E mais não digo.
"Mea Culpa", se efectivamente na frente estiver lá o distico. Normalmente cola-se no vidro traseiro.
Agora, não é a primeira vez, e infelizmente não será a ultima que isto acontecer
Agora falar em preconceito por estar a defender direitos de pessoas com deficiencia.
Enfim...
Não, não é no vidro traseiro. E sei bem do que estou a falar. É no vidro da frente.
Que fale quem sabe.
E mais não digo.
E mais não digo...
E mais não digo...
E mais não digo...
É só promessas!
Cenas destas são sempre de denunciar, desde que o referido dístico não esteja lá colocado na frente (local onde se coloca).
Hoje aprendi uma coisa nova. aprendi que aquelas "cenas" que eles usam se chamam de Segway.
André, concordo na íntegra no que diz respeito ao abuso do lugar especialmente destinados aos deficientes, grávidas e idosos. Quanto à questão do acesso à rotunda não sei se terei percebido bem. se se refere ao facto de haver uma redução de duas faixas de circulação a uma mesmo antes da entrada na rotunda e de alguns veículos circularem na faixa da esquerda (a que mais à frente é cortada ao trânsito) para depois com a sinalização de mudança de faixa (pisca) entrarem na outra faixa não vejo qual o problema, antes pelo contrário. Sempre achei de um provincianismo imenso quem se coloca logo na faixa de acesso à rotunda mesmo lá atrás ainda perto da saída para a fajã de baixo, amontoando assim o trânsito que se quer que escoe rapidamente. usando as duas até ao seu limite não só não é proíbido como é a melhor forma de circular. idiotice é quem se agarra à sua faixa como se lhe pertencesse por direito. saber dar a passagem a outros veículos, seja nesta situação como em tantas outras como cruzamentos, é das mais elementares lições de civismo na condução que se pode ter. ;)
Cara SB,
Tem toda a razão, mas no entanto, existem casos em que está formada uma fila (demasiado)extensa, em que quem nela circula tem o direito de ser respeitado.
Veículos que se apresentam pela esquerda, vindo embalados de trás, não param e desrespeitam qualquer ordem estabelecida.
Seria como estar num qualquer lugar à espera da sua vez e aparecer alguém antes de si que lhe roubasse aa vez.
Não é de todo uma questão de civismo. É apenas falta de respeito por quem circula em transito tão condicionado como é o nosso por estes dias.
São os maiores da sua aldeia! Os verdadeiros "Chicos da Estrabaria", como diriam os nossos Gato Fedorento. Às vezes dá vontade de fazer uma limpeza nesse mundo!! Acho que restavam poucos...
Das duas uma, ou o anónimo que por aqui anda é o dono do jipe e sabe que tem distico, ou está só a atirar achas para a fogueira...
Percebo o que a SB quer dizer e penso que um bom exemplo é a rotunda do hotel vip. Aí sim, em frente ao sol mar, vão todos pela mesma faixa, enquanto a outra está vazia. Sinceramente, não compreendo porque isso acontece.
No entanto, o que acho que este post fala é sobre a situação de excepção que acontece em Belém. Agora, as duas faixas convergem numa para se entrar na rotunda e há muita gente que sai da faixa que dá entrada à rotunda e passa para outra para poder ultrapassar todos os outros e depois 'metem-se' por entre condutores menos avisados e isso sim é 'chico-espertismo'. Aliás, onde moro agora há um exemplo ainda pior: aquela rua comprida em frente à sinaga. No canto em baixo, precisamente em frente à fábrica, há um parque e muitos entram por aí passando à frente dos outros que estão na fila.
Quanto ao anónimo, se tem de facto informação que o dono do jeep tem direito a parar naqueles lugares, então deve dizê-lo. Mas mesmo assim, há muita gente que o faz, que para ali sem ter qualquer dístico. E todos nós sabemos, todos vamos ali e todos o vemos.
Meus caros penso que estamos a falar de duas situações distintas. Na rotunda do Vip e nas outras todas do país e na grande maioria dos países quem entra pela direita tem que obrigatoriamente sair já na próxima saída – aliás como já explicamos aqui ou melhor do que isso os bons instrutores de condução e o próprio código ensinam. Quanto às obras na rotunda ou lá que raio é aquilo de Belém só mesmo a esperteza saloia portuga para explicar a selvajaria que lá acontece! As bichas formam-se porque que vai na sua linha correcta tem que parar, obrigados pelos chicos esperto que se “enfiam”. Pára o condutor correcto e param mais 4 ou 5 carros atrás – é o chamado efeito em cadeia. Bom fim de semana!
eu sou o melhor aluno da minha rua porque ainda não recebi um desses premios?
ruben
Jordão,
Tem que sair obrigatóriamente, ou deve sair na saída seguinte? Faço esta pergunta sem qualquer segunda intenção, até porque quando tirei a carta acho que ainda não havia rotundas em S. Miguel (pelo menos não havia rotundas com mais de uma faixa), não que isso sirva de razão para um eventual desconhecimento da regra. Mas aquilo que me é dado a ver é que mesmo que se entre pela faixa da direita, depois de estar dentro da rotunda pode-se mudar de faixa para uma das interiores, porque as linhas são descontínuas. Há casos onde há linha contínua e aí sim, tem mesmo que se sair.
Não tenho, infelizmente, nenhum livro de Código comigo, o meu está emprestado...
Obviamente, que o dono do jipe para ter estacionado neste local tem de ser portador de uma deficiência.
A minha dúvida é saber qual.
Enviar um comentário