"Urge repensar e redireccionar a divulgação do arquipélago no exterior. Esta é a ideia defendida pelos promotores e participantes do Encontro Nacional de Turismo, iniciativa do semanário Mundo Português, que este ano se realiza na ilha de São Miguel." - In Açoriano Oriental de 30 de Setembro.
O que mais nos revolta é que são gastos milhões em promoção em mercados duvidosos, (só agora é que estão apostar nas Ilhas Britânicas e na República da Irlanda) quando mercados importantíssimos como o Norte Americano, que estão a menos de 5 horas de distância são pura e simplesmente esquecidos.
O que mais nos revolta é que são gastos milhões em promoção em mercados duvidosos, (só agora é que estão apostar nas Ilhas Britânicas e na República da Irlanda) quando mercados importantíssimos como o Norte Americano, que estão a menos de 5 horas de distância são pura e simplesmente esquecidos.
2 comentários:
Vivo na Áustria (não vale mandarem piadas sobre caves ou sobre gajos que não gostam de gajos como eu, estrangeiros)e cá muita gente sabe onde é a Madeira. Nas livrarias dedicadas ao turismo há uma secção só para a Madeira, à parte da portuguesa. Para muita gente cá e já ouvi o mesmo na Dinamarca, os Açores é o nome do anticiclone.
Os Açores são um destino interessantíssimo,mas quem conhece um pouco do pensamento centro/norte europeu deveria saber que esta malta quer sol nas férias,principalmente quando marca férias na altura de Novembro.Quem já passou um Inverno nestas bandas da Europa sabe do que estou a falar.
Dou até o meu exemplo pessoal. A minha companheira marcou férias para Novembro. Para ver chuva e mau tempo basta ficar cá. Pensamento:queremos sol. Destinos:São Miguel,por uma questão pessoal e pelo facto de airberlin começar em novembro a fazer viena-pdl. Mas esta hipótese foi logo descartada pq a probabilidade de chover aí em Novembro é bem grande, embora saiba que bom/mau tempo nos Açores é uma questão de sorte/azar.
E esta é uma das principais razões que levam os Açores a terem uma grande quebra em termos turísticos no Inverno...Ainda mais do que nos outros locais
Caro Ilha-Man
O problema dos Açores não está na chuva, ou na falta do Sol!
Acredito que possas ter alguma razão em relação a alguns turistas do centro da Europa, até porque houve várias tentativas para ligações directas entre os Açores e Áustria por exemplo. (acredito que a falta de promoção e os preços tivessem mais culpa desse fiasco do que a chuva mas pronto).
Em relação os turistas que referi no post, ou seja Britânicos e Norte-Americanos esses já vêm para cá com essa ideia e ficam surpresos por não estar sempre a chover e de não ser todos os dias como estavam à espera. Sabes tão bem como eu que, cá contam-se pelos dedos de uma mão, os dias chove mais do que 15 minutos. O nevoeiro é bem pior, pois pode durar o dia todo e até vários dias, ou mesmo o vento que faz com atrasem-se ou mesmo cancelem-se voos (as Flores são as mais prejudicadas) mas felizmente esses dias são cada vez mais raros.
Mas mesmo que chova e faça nevoeiro os Açores não deixam de ter o seu encanto, há até quem diga que o nosso encanto está aí mesmo! Por exemplo as centenas de quedas de água nas Flores, depois de uma chuvada ficam ainda mais bonitas. Todo o vale Formoso, aqui em S. Miguel fica ainda mais majestoso. Há sempre alternativas, como nunca chove seguido, assim quando estiver a chover, há museus para visitar, compras para fazer (o nosso mercado da Graça é idolatrado pelos nosso visitantes), portanto temos ainda bastantes alternativas, mas devia de haver mais e temos condições para isso! Como vês os nossos visitantes nunca saem de cá desiludidos, mas também há que haver muito cuidado em promover os Açores, nunca podemos dizer que somos um destino de praia, apesar termos praias e zonas balneares lindíssimas com águas trépidas (principalmente nessa altura do ano) e translúcidas.
A Madeira sempre foi um destino turístico há muito tempo, e atenção que o clima de lá é muito semelhante ao nosso, o Funchal é que beneficia de um micro clima especial, já que se numa encosta em forma de concha e virada a Sul, por isso é que geralmente está bom tempo. Mas o resto da ilha o clima é como o nosso, instável e como é uma ilha muito alta as temperaturas são em norma mais baixas.
Há que apostar numa promoção verdadeira e empenhar-se em mercados que realmente valem a pena, como esse que referi há muito! Eu e outros colegas profissionais do ramo!
Cumprimentos
Enviar um comentário