Memo d'veras #10

Há já quem lhe chame a opinião que faltava aos domingos. A par de Marcelo Rebelo de Sousa e de Rui Santos, já havia reclamações com a falta de um certo "topo e fundo" no fim de semana.

Brincadeiras aparte, não me quero comparar ao prof. Marcelo, até porque não consigo ler tanto livro ( vou a meio da Irmandade do Anel de Tolkien) e tão pouco mudo de opinião com a frequência de um certo opinion-maker que muda a sua consoante o vento...

Mas cá estamos para a 10ª edição do Memo d´veras:

Positivo:

Vou pecar um bocadinho e voltar a falar de futebol. A escolha de Carlos Queiroz para seleccionador nacional parece-me bem tendo em conta que a gestão feita por Felipão foi desastrosa em termos de aproveitamento de jogadores das camadas jovens. Aqui o Portista sempre, sempre foi contra os métodos do ex-seleccionador, embora reconhecendo que conseguiu como ninguém unir o País à volta da sua selecção. Queiroz é um pedagogo e pode aproveitar a grande qualidade da nossa selecção e leva-la por fim a um novo nivel de sucesso. Há que solucionar problemas recorrentes na nossa equipa. Um avançado finalizador, um defesa esquerdo e uma alternativa ao grande Deco...
Boa aposta da FPF... Veremos se o tempo dá razão à escolha.

O conjunto de medidas apresentadas na semana passada pelo Governo da nação foram benéficas para grande parte da população portuguesa.
Desde medidas tão simples como fornecer passes escolares gratuitos até aos 18 anos a permitir que se possa deduzir mais despesa com a habitação.
Não estou por dentro de todas, mas sempre que se vê trabalho a ser feito temos de destacar.

Não é fácil ser Governo num País onde todos ralham e ninguém tem razão. Cabe a nós todos e a quem nos representa fazer um bom papel. Ai reside um grande problema da nossa Nação, fazer oposição parece que é dizer o contrário do que o Governo diz e por ai fora...

A desonestidade moral destes "nossos" representantes é uma vergonha. Acho que não deveria haver a profissão de deputado. Como na Grécia antiga, berço da democracia, os deputados deviam ser figuras representivas na hora de decidir e apenas quando fosse necessário. É vergonhoso ver certos marmanjos que estão lá apenas para gritar depois de um discurso "Bravo, muito bem!".

Positivo será a tentativa de sair a da eterna crise com apostas para o médio prazo. Convenhamos que muitos dos problemas do nosso País não são da culpa do Governo.

Negativo:

Seguindo a lógica do tópico acima, vemos que a economia mundial caminha seguramente para uma depressão grave.
Como já disse antes aqui nesta rubrica, na conjuntura actual, qualquer soluço nos grandes países provoca um caos no resto do mundo.

É com grande preocupação que assistimos a um definhar da economia americana, com o fecho de mais um banco por falta de liquidez.

A politica do FED é completamente oposta à do BCE. Ou seja, em situações de crise, a reserva americana desce o juro para estimular o consumo. O Banco Central Europeu faz exactamente o contrário numa medida preventiva para evitar mais situações de crédito mal-parado.

Hoje em dia, as simples contas de depósito a prazo pagam quase tanto como outras aplicações financeiras com maior risco. Assim se vê a necessidade de liquidez que os bancos têm. Há mais pedidos de crédito e cada vez menos poupança. Também os bancos ficam numa situação complicada em termos de gestão financeira.

Torna-se quase impossivel manter o actual nível de vida por mais precário que já seja. Simplesmente não há dinheiro.

Acho que a melhor maneira de fazer controlo de danos seria, ao contrário do que sempre defendi, uma maior intervenção do Estado, e não me refiro só ao Português, no sentido de tributar mais que mais lucra com as especulações e com os desequilibrios do mercado. Alguém está a lucrar muito com este mal-estar mundial. Há que apurar responsáveis. Petroliferas, especuladores financeiros, grandes multi-nacionais seriam um bom inicio para apurar quem anda a "comer" todo esse dinheirinho...


4 comentários:

Anónimo disse...

Portugal caminha para mais uma crise e o pior é que nao estamos na altura do mundial ou europeu.Queiroz nao deve pior que o scolari pelo menos deve ter mais neuronios.

ruben

Jordão disse...

Tens a certeza que os passes escolares passam a ser gratuitos? Ou apenas será reduzido o seu preço?

Anónimo disse...

Ficamos também a saber que não tens carocois estupidos, encharcados em gel!

André disse...

Não tenho bem a certeza. Em Portugal as boas noticias desaparecem rápido da imprensa e as más são alongadas sem destino para fazer manchetes bombásticas...
Acho que são mesmo gratuitos como eram até ao 9º ano com as vinhetas e tal...
Quanto ao anónimo, nem caracóis estúpidos nem um quadro electrónico com bolinhas para dar tácticas... Gostava de o ver a dar 2 toques numa bola...