Hiperglicemia - Tridente é hoje lançado à água

Dizem as más-línguas que não será ainda este Verão que os novos submarinos vão ajudar a combater os incêndios por esse país (continental) fora.

Cabe a nós por água na fervura e defender as novas coqueluches da Marinha Portuguesa. As nossas Forças Armadas, tal como o resto do país, receberam apoios financeiros que no caso da Marinha fizesse, por exemplo, com que a compra das fragatas Classe Vasco da Gama fosse comparticipada pela NATO em cerca de 60%, portanto Portugal tem obrigações para com essas entidades. Ora acontece que os meios de superfície mais modernos que nesse a nossa Marinha dispõem têm perto de 18 anos, portanto já um pouco desactualizadas. Os novos submarinos vêm colmatar essa lacuna e honrar os nossos compromissos, ou pensavam que recebíamos e não teríamos que dar nenhumas contrapartidas?!


Foto do submarino grego Papanikolis (santinho), muito semelhante ao Português (Grécia e Alemanha possuem o mesmo tipo de submarinos que Portugal). Foto essa gentilmente retirada daqui: http://www.areamilitar.net/


Por outro lado essas novas unidades serão do melhor que o Mundo já viu! Serão simplesmente os submarinos mais silenciosos do Planeta, isso se a Júlia Pinheiro entretanto não se alistar para a guarnição! Portanto se com submarinos de 40 anos já afundávamos, em exercício é claro, o super porta-aviões americano, agora imaginem o que os nossos homens (não Júlia, ainda não é dessa que as mulheres vão poder navegar nos submarinos portugueses) serão capazes de fazer!



Mas esses exercícios são apenas o trabalho mediático das novas máquinas já que, a sua função será mesmo passar muito tempo despercebidos e controlar assim a nossa imensa Zona económica exclusiva - ZEE (a 10ª maior do Mundo), protegendo dessa forma os nossos recursos marinhos bem como a nossa costa de actividades menos lícitas. Sendo também uma poderosa arma na muito badalada luta anti-terrorista!

Resta dizer que será hoje lançado à água o primeiro dos dois submarinos portugueses. Infelizmente para alguns, não serão baptizados de Paulo Portas e muito menos Miguel Portas (como é possível serem tão diferentes) mas sim de NRP Trident e NRP Arpão.


O Candilhes deseja aos dois, assim como a todas suas guarnições (7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças), boas navegações!

Vem a faltar um Navio Logístico da Marinha, esse sim essencial no apoio directo à população, em caso de catástrofe.

8 comentários:

Carla disse...

ah bom vão proteger a zona económica, já me estava a perguntar para que queríamos tais coisas!! Mas qd encontrarem bandido por lá que vão fazer? Dizer estão presos mãos no ar ou amando com essa treta toda pelos ares e aí nem pra mim, nem pra ti lol (à laia de Team America - filme de animação dos criadores de south park)!!

Jordão disse...

E devem ser óptimos para observação de cetáceos, já que têm motores eléctricos!

Anónimo disse...

Agora que as acções da Dodot vão de desvalorizar! É que os outros submarinos não se podia tomar duche, e há falta de água, toalhitas para que te quero - tudo a cheirar a rabinho de bebé!

Carla disse...

antes a rabinho de bebé que a outras coisas...

Anónimo disse...

a menina carla de certeza ke nunca andou num bichinho destes. eh ke o nosso velhinho "barracuda" tem mais de 40 anos e as condiçoes de habitanilidad nao sao as melhores. se voce gosta de ter segurança e compra um carro novo, pq nao ter um submarino novo ke dá segurança a kem nele navega e tb da segurança a Portugal e aos naviso da NATO da kal fazemos parte.

Anónimo disse...

corrijo o erro - habitabilidade

Jordão disse...

Caro anónimo marinheiro – suponho eu – é com muita honra que recebermos dão digna visita – já agora se detectar algum erro técnico no post não hesite em afirmar!
Cumprimentos e boas navegações!

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта candilhes.blogspot.com