Hiperglicemia - ProEnergia


Porque aqui há uns dias falou-se nos projectos de aproveitamento de recursos hídricos para produção de energia, também se falou na questão dos painéis solares.
Ora, com uma "googlada" e ouvindo um diz-que-disse por ai, descobri que existia um programa de incentivo à aquisição de sistemas de produção de energias renováveis nos Açores.
O programa chama-se ProEnergia e tanto pode ser utilizado por particulares como por PME ( pequenas e médias empresas).

Fica aqui a curiosidade para aqueles que nos visitam e pensam em construir o seu cantinho. Além deste tipo de incentivos, relembro que os custos com a aquisição de material deste tipo ainda são dedutíveis na declaração de IRS, pelo que além da poupança nas contas da luz e água, ainda poderão receber mais uns trocos no reembolso do referido imposto.

E os Delfins? Eh pá quem diria. lol

6 comentários:

Anónimo disse...

É bom que São miguel começe a investir nesse tipo de energias.Quantos os delfins pensava k eles já tinham acabado nunca mais tinha ouvisto falar neles

ruben

Anónimo disse...

A compra de páneis solares para moradias podem ser de facto deduzíveis no IRS (penso que 75% do seu valor), mas se e só se a pessoa não tiver um crédito habitação. Vá-se lá compreender porquê.... Por um lado incentivam, mas por outro impoem esse tipo de restrições.
Nuno

Jordão disse...

E podes vender a energia que produzes a mais mas só até 20%! Isso é tudo muito bonito e muito belo, no papel!

Carla disse...

sinceramente não percebo tanto reclamanço! se é, é pq é, se não é, é pq deveria ser! Axo que nós Portugueses gostamos mt é de reclamar de td! Sinceramente, axo que os panéis são das coisas em que se têm mais regalias, e qt a vender energia, ng vai montar uma central emn casa, axo eu!!

Anónimo disse...

então penso que estamos todos de acordo: é que a aposta para energias renováveis não é para todos, mas somente para alguns.
mesmo que possamos vender a energia, eu concordo com o jordao: quem quererá transformar a sua casa numa central??

quanto ao reclamanço é que não percebo, carla... penso que reclamos pouco até

Nuno

Jordão disse...

Não é montar uma central em casa, a questão é que em certas alturas do dia produzes mais do que consegues guardar por isso tens que "libertar" das mesma forma que também consomes mais do que tens acumulado, noutras alturas do dia, ou do mês! Quanto è questão de reclamar, se temos razão e não é nos dada essa razão, devemos sempre reclamar!
As medidas ainda são muito poucas e muito confusas, principalmente quando as entidades, lei-se governo faz tanta publicidade e diz que é urgente que os consumidores mudem de atitude!