Hiperglicemia - Novas barragens e a politica energética

O "famoso" ministro José Pinho anunciou o projecto de construção de novas barragens em Portugal. A aposta é clara nas energias renováveis, com especial atenção às hídricas e eólicas. Os novos projectos são fruto de investimentos privados.



Se é certo que o senhor por vezes sai-se com umas conversas um tanto ou quanto estapafúrdias, esta noticia e o modo como a apresentou e defendeu no programa "Prós e Contras" fez me pensar que se calhar o senhor nem é assim tão mau.



Ao fim ao cabo, as barragens vão produzir energia limpa para os consumidores e industrias. Pensando um pouco mais à frente, podemos dizer que assim teremos de importar menos petróleo e assim deixar de ir na "mama" das petrolíferas.
Ao que consta Portugal será dos países da União Europeia que mais apostará nas energias renováveis nos próximos anos.

Porque nem sempre falar bem é dizer mal, fica aqui o elogio a uma boa aposta.

10 comentários:

Jordão disse...

Sim sem dúvida que investimentos dessa natureza são sempre de louvar mas ponho reticencias em dois pontos: 1º ficaremos ainda mais controlados pelos espanhóis e mais importante os gigantescos custos ambientais que a Barragem do Baixo Sabor tem. Há assim um impacte inaceitável em termos de perda de biodiversidade. Mais uma vez vem à tona a arrogância e teimosia desse governo – já conseguimos livrarmos de casmurro – (não é caras?!) vamos lá ver se livramo-nos de um grupo deles! O problema é que se o Sócrates era visto como o irmão mais velho, mandão que não ouve ninguém, que dizer na “mãe” Manuela Ferreira Leite!

Jordão disse...

Porque é que esse senhor não baixa o valor do IVA sobre os painéis solares para o mínimo como por exemplo o IVA que pagamos sobre o consumo da electricidade. Porque é preciso proteger a EDP e suas mordomias, não, senhor Ministro?

Carla disse...

ih que é só reclamar... se se faz é pq se faz, se não se faz é pq se devia ter feito... nos paneis solares existem regalias fiscais!!

Jordão disse...

Mas o IVA é superior - e quanto à baragem, como mulher das ciências devias dar-me razão!

Carla disse...

como mulher das ciencias geológicas, digo que as energias renováveis são no presente, muito, mas muito importantes!

Jordão disse...

Nem que para isso seja necessário destruir uma reserva natural impotantissíma para muitas espécies?

Carla disse...

claro q se tem q ter em conta o impacto ambiental, e por isso mesmo as energias renováveis tb são importantes.

André disse...

Poxa...Deixem o outros senhores e senhoras comentarem tb! lol

Os paineis solares sao dedutiveis. O governo não pode baixar o IVA porque os paineis são caros. Não o pode nem deve fazer. Os paineis sao caros mas pagam se a si mesmos no curto-medio prazo.

Jordão disse...

Essa do IVA não percebi!

André disse...

Caro Co-Escritor do Candilhes:

Passo a explicar,
a taxa de IVA é um imposto donde o governo tira receitas sobre todas as vendas feitas. O IVA para bens essenciais é mais baixo do que os restantes. Se o preço das coisas é alto, o governo não pode andar a baixar o imposto só para nos agradar. Como já te disse, tens direito a deduzir a despesa na tua declaração de IRS e assim serás reembolsado do teu investimento. Além do mais, o que poupas no consumo de energia trará poupanças no futuro.
Painéis solares são caros. Não são um bem de primeira necessidade. Nunca podias ter um IVA reduzido para uma coisa não essencial.