Hiperglicemia - 4 Ribeiras

Onde a mão do Homem não toca prolifera a vida animal em todo o seu explendor!

Linha de Costa das Quatro Ribeiras ao Pôr do Sol (Foto de Narciso Lopes)




A Costa das Quatro Ribeiras ( freguesia situada a Norte da ilha Terceira), é representado por uma zona costeira de grande complexidade geomorfológica, campos de lavas costeiras antigos, vales de ribeiras, baías de fundos rochosos com formações basálticas de interesse e grutas semi-submersas.


Com uma área de 274 ha, é um óptimo representante da complexidade das costas açorianas, apresentando várias espécies vegetais endémicas, linhas de água permanente e cascatas, onde se verifica a fraca intervenção humana.


É um local de fácil acesso, com zonas de média vulnerabilidade, devido à potencial pressão urbanista, abertas de acesso ao mar e criação de zonas balneares, podendo-se encontrar diversos habitats, como enseadas e baías pouco profundas, vegetação anual das zonas de acumulação de detritos pela maré, vegetação perene das praias de calhaus rolados, falésias com flora endémica, grutas não exploradas pelo turismo e grutas marinhas submersas ou semi-submersas, o que atribui ao sítio uma grande biodiversidade .


Quanto à Flora, este local apresenta plantas endémicas dos Açores, pertencentes ao Anexo II da Directiva Habitais, como a Spergularia azorica, a Urze (Eriça azorica), o Não-me-esqueças (Myosotis marítima) e a Vidália (Azorina vidalii).


No que diz respeito à avifauna, podem observar-se o Cagarro (Calonectris diomodea borealis) e o Garajau-comum Sterna hirundo), espécies protegidas pelo Anexo I da Directiva Aves, contando-se também com a presença de espécies como a Garça-real (Arrfea cinerea), o Pilrito-das-praias (Calidris alba), e o Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus).


É uma zona frequentada por pequenos cetáceos, destacando-se a Toninha-brava (Tursiops truncatus) e tartarugas, como a Tartaruga-boba (Caretta caretta), espécies constantes do Anexo II da Directiva Habitais.

A descrição acima referida foi retirada da Wikipédia.


Um documento interessante de se ler relativamente a esta Freguesia e sua linha de costa consta deste site: http://www.horta.uac.pt/projectos/macmar/ogamp/PlanosGestao/PG_SIC/PG_OGAMP_Quatro_Ribeiras.pdf

3 comentários:

Jordão disse...

Bela freguesia sim senhora!

Anónimo disse...

cada um puxa a brasa a sua sardinha...

Jordão disse...

Pelo menos é uma sardinha que vale a pena!