Candilhes com Letras - Juliet Marillier

Esta nova crónica dos Candilhes é relativa a literatura. Neste espaço pretendemos opinar e debater ideias acerca de livros que actualmente, ou no passado lemos, os seus actores, etc.

E para iniciar esta crónica decidi falar de Juliet Marillier. Esta autora embora nascida na Nova Zelândia possui ascendência Escocesa e Irlandesa. Os seus romances possuem uma forte componente histórica associada ao "fantástico" - a fantasia histórica.

Em Portugal existem publicados

-Trilogia Sevenwaters
A Filha da Floresta (2000)
O Filho das Sombras (2001)
A Filha da Profecia (2002)
-Saga das Ilhas Brilhantes
O Filho de Thor (2003)
Máscara de Raposa (2004)
-Crónicas de Bridei
O Espelho Negro (2005)
A Espada de Fortriu (2006)
O Poço das Sombras (2007)
-Outros livros:
Wildwood Dancing
Cybele's Secret

Por enquanto, só posso falar da Saga das Ilhas Brilhantes, uma vez que ainda me encontro a ler as Crónicas de Bridei e ainda não li os outros.

Esta saga passa-se em plena cultura Vicking da Noruega e retrata a passagem de um Jovem a Guerreiro de Thor. O crescimento e desenvolvimento deste jovem fica marcado por um juramento de sangue com um rapazito um tanto ou quanto estranho. A personagem principal faz uma viagem para as Ilhas Brilhantes, onde é confrontado com os espíritos e forças poderosas tão antigos como as próprias ilhas. A "delicada" presença de vickings em tal lugar sagrado, põe em questão a destruição dos poderes antigos daquelas ilhas e aí aparece a "princesa" das ilhas com o papel de resguardar o que lhes pertence à muito. A história vai-se desenrolando, junta-se um vicking faminto de sangue a uma bela princesa... um pacto de sangue de infância... uma guerra... e a conclusão uma deliciosa história daqueles em que se lê depressa para acabar a e a seguir devagar nas últimas páginas por não a querer terminar.

1 comentário:

Jordão disse...

Boa crónica sim senhora!