Hipoglicemia - e viva a democracia...

As eleições no Zimbábue, são um exemplo flagrante de deturpação da democracia. Com o mesmo partido à muitos anos no poder e com um país em que a inflação faz a nossa sentir-se mal. Segundo a Wikipédia ( sim nós estamos sempre a ler a Wikipédia! ), em Fevereiro de 2007 a inflação era de 1.730%...Em Junho, 4.500% e ainda, segundo especialistas esta deve rondar os 100.000%.

Brincadeiras aparte, a situação é deveras preocupante. O concorrente vencedor da 1ª volta das eleições, Tsvangirai, desistiu por considerar que não estavam reunidas as condições de segurança para que os seus apoiantes votassem novamente.

Em virtude disso, e dos constantes atentados à liberdade do partido de Robert Mugabe, que tem 84 (!) anos e um bigodinho a fazer lembrar outro ditador, felizmente já falecido, prepara-se para declarar vitória nas eleições presidenciais.


Enquanto isso, o mundo assiste impávido e sereno. A ONU tem que pedir à perna direita para mexer com a esquerda e os Estados Unidos já anunciaram um pacote de sanções contra o governo ilegítimo.

Digo eu, que não percebo nada disto:

- Então para que servem os capacetes azuis? Não deviam estar no terreno a garantir a segurança dos eleitores e da população em geral?

- A ONU não devia estar no terreno a zelar por eleições livres e justas?

- E os EUA? Numa economia com inflação de 100.000%, acham que faz diferença qualquer medida desse género? O mal do país é que não tem petróleo, senão dava-se um jeito de achar armas de destruição maciça no quintal do Mugabe...


5 comentários:

Anónimo disse...

Toda a razão. Isto do Zimbabwe está fora de controlo e ninguém parece querer saber.

http://oafilhado.blogspot.com

Tibério Dinis disse...

A ONU não tem legitimidade para entrar num país sem consentimento, a única alternativa de força seria uma invasão coberta pela ONU mas é excessivo e poderia levar a uma posterior guerra civil - que em África é quase certo.

Quanto aos EUA só podem intervir militarmente se houver uma agressão ou forte probabilidade.

A União Africana é que nada tem dito, e internacionalmente é aquela que tem mais legitimidade.

Tem que ser o próprio povo do Zimbabwe a decidir o seu caminho...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Esse preto feio proibiu a entrada de brancos no pais.Vi num artigo preços de alimentos básicos. um paposeco custa 5 milhões!Ele nunca perde porque ele arranja maneira dos mortos votarem nele até parece o benfica k até os mortos contam como sócios.

ruben

André disse...

@ Tibério Dinis

Os Capacetes Azuis são uma força não agressiva. Servem para manter a paz e a segurança. O assunto deveria ser discutido pelos membros da ONU, e mesmo com o voto contra do Zimbábue, legitimaria qualquer acção a levar a cabo.
Infelizmente a situação politica na África é deficitária em termos democráticos. Daí também o deixa andar dos países Africanos.

Em relação aos EUA...já tinha mencionado as armas de destruição maciça...Considera que havia perigo real? Ainda assim invadiram na mesma.

Anónimo disse...

Os capacete azuis servem para por na cabeça!