Momento Tide à mão

Há crises que a crise não explica
A desocupação de camas em Portugal. A insolvência dos hotéis. Alguns pisos ou hotéis inteiros encerrados durante temporadas inteiras. Isto a crise portuguesa não explica, porque não é por causa do desequilíbrio das contas públicas portuguesas que os turistas não visitam o país. Portugal pode não ter dinheiro, mas continua com bom tempo, boas paisagens, muita tranquilidade, paz e excelente gastronomia. Mas ninguém aparece. Porquê? Já aqui uma vez relatei o caso de uma simpática ilha na Ásia, do tamanho de Palmela, cujo aeroporto, pequeno, estava carregado de aviões, maior parte Boeings 747. Em Portugal, só aterram caganitas, uma de hora a hora e chegam vazias. Há mais pessoal de bordo que passageiros nos aviões que chegam a Portugal. Culpa disto? Para mim é muito simples: falta de promoção ou má promoção no estrangeiro. Recordemos aquela campanha, ainda no tempo de Manuel Pinho, com vedetas portuguesas estampadas na falésia, de casaco vestido. Um país com sol e comida anda a promover-se com Ronaldos e Marisas em cenário de suicídio, cheios de frio. Será que é isto que os turistas procuram? Precipícios de 50 metros, com um mar bravo em baixo e um frio de rachar? Não me parece. Melhor campanha tinha Malta - também aqui em tempos o referi - que na CNN mostrava apenas uma rapariga de biquíni amarelo a entrar na água. Só isso. Mas podia ver-se o sol e o mar. E a rapariga do biquíni amarelo. Aquela campanha, no tempo de Manuel Pinho - da west coast of europe - deve ter custado largos milhões. Que efeito teve? Não interessa. Ninguém quer saber. As pessoas gostaram? Os turistas aderiram? Visitaram-nos? Duvido que alguém tenha estudado isso ou se alguém estudou foi quem elaborou a campanha, ou seja, consegue descobrir-se sempre um crescimento de 15% ou 20% em alguma coisa. A verdade é que a crise financeira em Portugal não justifica a crise no turismo. Portugal está muito mal promovido e escondido do mundo, no seu cantinho, à espera que caiam aqui turistas perdidos. É uma pena. Escutem mais um pedaço da campanha:
Vá, admitam lá. Quantos não pensaram já "como gostava de passar férias, descansar um bocado, num sítio que tivesse o maior crescimento de energia eólica ou a maior instalação de energia solar do mundo? Toda a gente já pensou nisto. - Se ganhar o Euromilhões quero ir visitar a maior instalação de energia solar do mundo! Não quero boa comida, boa bebida, boas paisagens, bom clima, bons serviços, boa gente. Quero ver painéis solares e torres eólicas! Tudo isso retirado do vizinho Lóbi do Chá.

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