Uma quarta de notícias - vamos salvar 152 árvores?!

Como hoje eu tirei o dia para isso. E os 152 plátanos merecem, principalmente os últimos 2.

Vamos a isso! Os próximos textos são da responsabilidade do Açoriano Oriental de hoje, 22 de Novembro:

"Governo diz que abate de plátanos não constitui atentado ambiental

O anunciado corte de 150 plátanos no concelho da Povoação, em S. Miguel, Açores, "não constitui nenhum atentado ambiental", já que esta espécie de árvore "não é classificada", afirmou fonte da Secretaria Regional do Ambiente.
"A legislação ambiental só protege as espécies classificadas ou as que se encontram em zona classificada, o que também não é o caso", explicou a fonte, salientando que o abate de 150 plátanos para permitir a pavimentação de uma estrada na Povoação não carece de nenhuma autorização especial.

A fonte do executivo regional, que reagia à posição do PSD/Açores sobre o abate daquelas árvores, todas com mais de meio século, acrescentou que a legislação ambiental em vigor não protege este tipo de árvores, que integram o lote de árvores plantadas e, portanto, não endémicas da região."

"Amigos dos Açores lamentam abate de plátanos na Povoação

O presidente da associação ambientalista Amigos dos Açores, Diogo Caetano, lamentou o anunciado abate de cerca de 150 plátanos para permitir a pavimentação de uma estrada na Povoação, em S. Miguel, defendendo a necessidade de encontrar alternativas.
“Sendo a obra necessária, deveria ser estudada uma solução que permitisse a preservação das árvores”, afirmou Diogo Caetano em declarações à Lusa, destacando a importância de “evitar o abate das árvores”.

Nesse sentido, recordou que já ocorreram situações idênticas nos Açores em que foi possível “conciliar a estrada com as árvores”.

Diogo Caetano comentava o anunciado abate de cerca de 150 plátanos, todos com mais de meio século, para permitir a pavimentação de um troço de estrada.

O presidente dos Amigos dos Açores admitiu que os plátanos “não são árvores protegidas”, mas salientou que se trata de árvores “notáveis, com valor ambiental”.

“Neste caso concreto, até estamos a falar de árvores que aparecem em postais turísticos”, frisou, salientando a importância daquele local como atracção turística do concelho da Povoação."

"PSD contra abate de plátanos para reabilitar troço de estrada

O anunciado abate de cerca de 150 plátanos, todos com mais de meio século, para permitir a pavimentação de um troço de estrada no concelho da Povoação, em São Miguel, foi criticado pelo PSD/Açores.
“Estas árvores são um ‘ex-libris’ da freguesia e do concelho”, alertou Francisco Gaspar, presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, numa iniciativa do PSD/Açores.

Em causa está uma estrada em terra batida, com cerca de cinco quilómetros de extensão, ladeada por centenas de plátanos, que vai ser alvo obras de pavimentação num troço com cerca de 1,5 quilómetros, obrigando ao abate de uma centena e meia de árvores.

“As pessoas estão muito revoltadas com esta decisão e, caso se mantenha, vamos avançar com uma petição pública para entregar na Assembleia Legislativa dos Açores”, afirmou Francisco Gaspar, acrescentando que a população reúne-se na sexta-feira para tomar uma decisão.

O autarca salientou que “todo este processo foi conduzido à revelia da Junta de Freguesia”, frisando que desconhece o projecto da obra, que já foi adjudicada a um empreiteiro da Povoação mas ainda não tem data prevista para o início dos trabalhos.

“A obra vai servir os interesses dos agricultores, mas esta estrada é muito mais do que isso”, frisou Francisco Gaspar, acrescentando que se trata de uma “atracção turística” que é percorrida por muitas pessoas, especialmente durante o verão."

Depois há ainda isso (tirando a parte onde a "jornalista" paga a peso de oiro a.k.a fala-se em perto de 5000€ e a parte de que o entrevistado faz uma pergunta à entrevistadora e essa responde, o trabalha até nem tá muito mal feito):



Mais: o que é que os plátanos fizeram de mal a certos senhores. Primeiro: os plátanos não têm pescoço, para o César Júnior pensar que consegue partir - pelo menos aquela espécie. Segundo: se vão começar a cortar todo o reino vegetal que seja mais alto do que "mini boss" José Contente, boa sorte. É que nem com o melhor da STIHL irão conseguir, antes do Natal...

... de 2525 d.C.

3 comentários:

Almofariza disse...

Vómitos é o que esta situação toda me dá...
Mas aacho que depois deste "barulho" todo (incluindo o meu e teu barulhinho, parece que dos 150 Plátanos passaram para 15. Mais um pouco de alarido e acho que ainda vamos é fazer com que eles plantem mais Plátanos :))

Cadês
Almofariza

Anónimo disse...

desta vez o sr Contente está a ver de palanque a obra é da Agricultura...

Jordão disse...

Vizinha Almofariza esse tipo de "barulho" vale sempre a pena e gostei muito desse seu comentário. Principalmente da parte do: "Mais um pouco de alarido e acho que ainda vamos é fazer com que eles plantem mais Plátanos :))"

Caro anónimo, já o disse aqui muitas, mas mesmo muitas vezes que a entre o ps e psd a único diferença é o "d". Veja o exemplo das scuts em que o ppd-psd diz que é um balurdio, que é betão/asfalto a mais e, no mesmo texto, que deviam ter feito pra Povoação também.

Caro anónimo - o Contente é um dos meus preferidos e depois eu a qualidade de humorista aqui no sitio é tão baixa, mas tão baixa que tenho que recorrer, quase sempre à piada fácil. A disparidade entre a estatura física e o ego do dito Contente é um piada muito fácil.

Gostei de todos os comentários. Vierem reforçar e dar algo novo a uma causa que cada vez mais é de todos nós. Obrigados meus caros por ajudarem a defender a nossa terra.