I rest my case #140

Contentíssimos



Contentíssimo o Governo Regional inaugurou a SCUT para o Nordeste. José Contente não cabia em si de contentamento e o povo ainda está embasbacado com o progresso em via rápida que a décima ilha ganhou.

César, vá-se lá perceber porquê, ia dando cabo da festa. Então não podia ter mantido “escondida” por mais uns dias a “actualização” da renda a pagar à concessionária? Não! Foi mesmo no discurso da praxe que revelou que revelou que os 300 milhões de euros do custo da obra, afinal, são 500! Sem tirar nem pôr, durante vinte e cinco anos vamos pagar, aposto, quase o dobro do que nos disseram que pagaríamos. Quase 200 milhões de euros bem “escondidos” e só revelados quando por força do Orçamento para 2012 se soube que, já no primeiro ano de pagamento da renda, são 23 milhões de euros a pagar aos espanhóis.

Surpresa? Então não temos a estrada com mais obras de arte por quilómetro da Europa? Então qual é a admiração? Façam as contas quanto dá por cabeça, a cada contribuinte… a “portagem” mais cara do mundo, a pagar por quem vá até ao Nordeste e ou por quem nunca lá puser os pés. É o preço a pagar por quem vive nas outras oito ilhas dos Açores e que nunca conhecerá a “décima”. Maravilha de desenvolvimento “harmonioso”, “estruturante”…o costume. É a economia, estúpido (eu)! Então o Nordeste não vai passar a ser exportador…de quê? De priôlos, claro!

A sério, é por governos destes que Portugal chegou ao ponto em que está…os Açores são o Portugal de “primeira”. Ou não…?

Estêvão Gago da Câmara no Açoriano Oriental de hoje, 5 de Novembro de 2011.

Sem comentários: