Peço desculpa às 579 pessoas que passaram por cá ontem mas nos próximos dias vou estar fora. Por isso:
"Queimada obriga bombeiros a intervenção difícil"
"Os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada deslocaram na noite de terça-feira quatro viaturas com vinte elementos a uma zona de difícil acesso na Serra de Água de Pau para apagar um fogo que se destinava a limpar um terreno, mas que atingiu grandes proporções. O alerta foi dado aos bombeiros por volta das 21 horas pela PSP e por moradores de Água de Pau e Vila Franca, de onde as labaredas na montanha eram bem visíveis.
Embora sem pôr em perigo pessoas ou habitações, o fogo acabou por tornar-se complicado para os bombeiros, uma vez que as viaturas não tinham acesso ao terreno e, por isso, só pelas 5 horas da madrugada de ontem o incêndio foi dado como extinto, depois dos bombeiros se terem deslocado a pé ao local e usado os batedores (uma técnica de abafo) para combater o fogo.
Segundo apurou o Açoriano Oriental junto dos Bombeiros de Ponta Delgada, a queimada estaria autorizada, mas não foram cumpridos os requisitos previstos na legislação regional para este tipo de fogos, nomeadamente o alerta aos bombeiros ou a existência de água canalizada na zona.
Esta queimada está agora na alçada do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que está neste momento em fase de inquérito à ocorrência, devendo ser instaurado um processo de contra-ordenação, que pode levar ao pagamento de uma coima."
Como anuncia o Açoriano Oriental de hoje, 9 de Junho mas também porque sim!
Sem comentários:
Enviar um comentário