Xôer que sim - "Ciclistas na ciclovia, peões no passeio"

"Desde que o prolongamento da nossa Avenida Marginal passou a ser uma realidade, muitas são as pessoas que optam por utilizá-lo como forma de fazer desporto ao ar livre. No entanto têm comprovado que não sabem utilizá-lo devidamente. É típico dos açorianos queixarem-se por estarem atrás da Madeira e do resto do país, fazendo exigências ao nosso Governo para não sermos vistos como “os coitadinhos dos ilhéus, que, para além de não se perceber nada do que dizem, vivem ruralizados”.

É um facto que as mudanças chegam e que a Região evolui, mas as mentalidades não acompanham esse processo. Isso vê-se diariamente em inúmeras situações, concretamente na utilização das ciclovias: talvez pelo facto de o piso ser mais “fofinho” e agradável aos pés, facilitando a prática desportiva, muitos são aqueles que fazem a sua caminhada ou corrida na faixa supostamente destinada aos ciclistas.

“E tem algum mal?”, poderá perguntar o leitor. Pois bem: não é a primeira vez que um ciclista cai por bater num marchante que, ou por estar distraído a conversar, ou por ter phones nos ouvidos, ou simplesmente por estar pensativo, não prestar atenção à sua aproximação, mesmo quando ele vem dizendo já lá do fundo “com licença”, num tom que vai aumentando gradualmente quando vem tocando na campainha, ou mesmo quando trava sonoramente metros antes. Já houve quem tivesse de se deslocar ao hospital para receber assistência. E, tal como um trabalhador de uma empresa que fechou portas, o ciclista ficou prejudicado, sem ter tido culpa nenhuma – estava apenas a cumprir o seu papel: o de pedalar na faixa que foi generosamente construída para ele…

Portanto, senhor leitor, a resposta à sua pergunta é “Tem, sim senhor!”. Se cada um respeitar o seu lugar, evitar-se-ão acidentes deste género. Para além disso, tornará a prática desportiva naquele local mais agradável para todos e certamente mais fácil, pois não terá de haver tantas travagens, contornos e “vira-que-tornas” para se chegar ao destino. Basta pensarmos no princípio de base: se os carros andam na estrada, os ciclistas andam na ciclovia e os peões no passeio.

Não faz isto sentido?! Juntos poderemos tornar a nossa convivência social bastante mais agradável e saudável. Aí, sim, seremos evoluídos! Márcia Dias Sousa"

Isso tudo no Açoriano Oriental de hoje, 26 de Maio!

Sem comentários: