Hipoglicemia - "Balões (de S. João) Causam Mais de Meia Centena de Incêndios"

"A história repete-se todos os anos. A tradição de lançamento dos balões de S. João não esmorece e, consequentemente, repetem-se os alertas de incêndio durante a madrugada festiva. É a face negra das celebrações.

Ontem de madrugada, as corporações de Gaia, Porto e Matosinhos registaram mais de meia centena de pequenos focos de incêndios causados pelos balões de papel de mecha acesa.

A noite mais atribulada foi a dos Sapadores do Porto que contabilizaram 31 saídas. Ao quartel, chegaram telefonemas a pedir ajuda para extinguir os balões em chama que tombavam em sebes, em jardins e em telhados de habitações. Fonte da corporação disse, ao JN, que todos os fogos foram extintos rapidamente, mas a quantidade de alertas numa cidade repleta de gente tornou a tarefa árdua.

Os balões deram trabalho, também, aos Sapadores de Gaia e aos bombeiros voluntários de Avintes, da Aguda, de Coimbrões, de Crestuma, de Valadares, de Leça do Balio, de S. Mamede de Infesta e de Ermesinde.

O lançamento dos balões de papel só passa a ser ilegal a partir do momento em que o Governo eleva o risco de incêndio para níveis muito elevado e máximo. Esse período crítico só deverá ser decretado no próximo dia 1 de Julho. Até lá, resta o apelo ao bom senso."

E eu que achava que a noite de S. João tinha sido complicado por cá. À vista dos nosso amigos Sapadores do porto - a Elite em Portugal e não só, tivemos um serão muito calmo.

Triste notícia retirada daqui.

1 comentário:

Balões Portugal - Turma Lusa disse...

Caro Jordão.
Seu texto alusivo a tradição do Balão de S. João deixa um pouco a desejar. Os balões de S. João na verdade foram feitos para subirem e enfeitarem o céu na noite de S. João ou outra comemoração qualquer, que até já vai sendo usual. O Balão sãojoanino na verdade não oferece nenhum perigo quando bem lançado, pois os testes confirmam que sendo lançado com eficiencia, eles cairão completamente apagados não oferecendo nenhum perigo. Se voce realmente falar que há pessoas que nunca soltaram um balão na vida e fazem sem primeiro ter o minimo de conhecimento para fazê-lo, aí já estou de acordo e os problemas muitas vezes acontecem por isso. Nosso grupo lança balões há mais de 20 anos desde os mais pequenos até 4 metros de altura e nunca tivemo problemas. Por isso a tradição por nós continuará sempre viva, até porque valorizamos sempre o que é nosso, o que é uma tradição portuguesa.
Saudações baloeiras.
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"