Mega Hiperglicemia - Jorge Nuno

Os senhores por acaso sabem porque é que desde 1982 o FCP tem ganho quase tudo (17 campeonatos nacionais, 10 taças de Portugal, 15 Super Taças de Portugal, 1 Taça UEFA, 2 Ligas dos Campeões, 1 Super Taça Europeia, 2 Taças Intercontinentais e por ai fora)?

Porque um senhor chamado Jorge Nuno Pinto da Costa, antes de 1982, numa final da Taça, no Jamor, foi violentamente agredido. Dai o uso do ditado: quem semeia ventos colhe tempestades. Já imaginaram se os adeptos não têm partido o vidro daquele autocarro, vidro esse cujos pedaços foram projectados em direcção ao Jorge Nuno Pinto da Costa?! Muito provavelmente os ex-cor-de-rosa continuavam a ser o clube convidado a ser campeão, pelos sucessivos governantes desse país real.

Só mais um pormenor e só porque há coisas que não se esquecem, nem podemos esquecer, não me venham com a história de que os adeptos do FCP são todos violentos e por aí a fora e os cor-de-rosa são todos uns anjinhos, porque senão levam logo com essa sopa de palavras: Jamor / época 95/96 / Final da Taça de Portugal / very-light / assassinos.



Imagem retirada do site oficial do Tetra Campeão Nacional.

4 comentários:

rubenval disse...

Concordo inteiramente com este post! Parabéns...

Xinando disse...

Em primeiro lugar, parabéns ao FC Porto pela justa vitória neste jogo.
Em segundo lugar, são ódios tão violentos e cegos que alimentam este tipo de situações. Sou benfiquista e não sou nenhum marginal ou assassino, tal como acho que o Jordão, embora portista, não deve ser nenhuma destas coisas.
Convicções tão violentas preocupam-me, pois é isso mesmo que os clubes fazem: incitam gente ao ódio e, mesmo que indirectamente, dão razão a todas estas situações, escamoteando os respectivos insucessos e frustrações. Apedrejar autocarros é terceiro-mundista, criminoso e reprovável, seja em Lisboa, no Porto, no Algarve, ou na Faixa de Gaza (e eu reprovei, reprovo e reprovarei sempre).
Quanto ao historial do Jorge Nuno, todos os adeptos podem ir buscar histórias sobre os adversários e justificar tudo e mais alguma coisa (lembrem-se que este país começou com um rei que decidiu bater na mãe...). Eu tenho idade para me lembrar do final dos anos 80 e início dos anos 90, em que ele resumia tudo a uma "Guerra" Norte-Sul, por isso sempre incentivou este tipo de coisas, com ou sem desculpas.
Idolatrar, ou santificar alguém como Pinto da Costa é respeitar gente como Valentim Loureiro, João Vale e Azevedo e outros que tais. É triste, pois são pessoas que não interessam a uma sociedade inteligente (não digo que admiro o Luís Filipe Vieira, porque também não vou com a cara dele). Aos anos que sigo o Candilhes, e fora as "clubites" de que todos vamos padecendo e até originam piadas engraçadas, sempre admirei este blogue e concordei com muitas opiniões aqui expressas, com muita pertinência e com bom humor.
Espero que passe este acesso de violência e ódio incontido, pois sempre admirei este blogue e gostaria que assim continuasse.

Claro que eu prefiro que o Benfica seja campeão, claro que preferia que o título já estivesse garantido, mas acho que é justo que o Braga e o Benfica cheguem à última jornada com o título em aberto, e se o Braga ganhar, só tenho que dar os parabéns por uma época brilhante.

Bem haja, Jordão, e que lhe passe a raiva e volte aquele humor mordaz e certeiro que fazem deste blogue uma visita diária da minha parte!

Jordão disse...

Vizinho Rubenval obrigado pela visita e pelas palavras. Também gostei muito dos seus blogs
Amigo Xinando eu sou sempre a mesma pessoa: não violento – só que há coisas que não estão certas e tenho que tentar corrigi-las.

Quanto ao resto – normalmente costumo ver os jogos, todos eles, rodeados de benfiquistas. No quartel, quando o FC Porto está a ganhar, que é quase, mas mesmo quase sempre, acabo por ver o jogo sozinho. Quando, por milagre, desastre ambiental ou porque politicamente dá jeito, o FC Porto perde um jogo, aí a sala fica cheia assim como a caixa de correio e o meu telemóvel não para de tocar.

Um abraço aos dois.

E. Raposo disse...

Sou contra a violência.

Sou Portista até à medula, no meu sangue corre o meu amado FCP.

Porém, a violência a que se assistiu, no passado Domingo, é inaceitável. Mesmo que no passado tenhamos sofridos na pele.

Por mim podem dizer o que quizerem do meu FCP do coração que eu sou muito acima disso e nem ligo.

FCP 4 EVER

Saltam Bacalhaus da Noruega para o FCP.

NOTA: Grande de Portooooooooooo