Twittem lá isso: Holmatro vs Lacier Hydraulik

Não sei se estão recordados mas foi criado, aqui há tempos, uma coisa chamada Gabinete de Propaganda, perdão, Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS). Os críticos (são sempre os mesmos, esses gajos, chatos pá!), disseram logo que isso não passava de enaltecer o Governo Regional e todos os seus secretários, tenham eles metro e meio ou três metros e meio e, ao mesmo tempo, distribuía-se mais umas Bimbys ao pessoal que não tinha lugar na Sata, EDA, e demais secretarias. Mas depois surgiu uma defesa: “Ai não! O GaCS vai servir para facilitar a vida aos jornalistas!” Hã! Assim está melhor! Agora não sei em quem acreditar: se nos defensores dessa teoria, se na verdade.
Querem um exemplo?! Não?! Eu dou na mesma! Todos nós sabemos na qualidade de muitos dos nossos jornalistas, ou melhor não sabemos pois ainda estamos à procura dela, mas assim, com muitas informações erradas nunca vamos chegar lá. Uh?! Se calhar até é esse o objectivo. Ora vamos lá dissecar uma dessas “notícias”:

“Governo pretende incluir Protecção Civil açoriana em Rede Europeia de Formação e Gestão de Desastres”

“O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos pretende que o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) integre a futura Rede Europeia de Centro de Formação e Gestão de Desastres.” Muito bem. Muito bem mesmo.

“No âmbito da presidência espanhola da Comunidade Europeia, José Contente referiu que o executivo açoriano irá centrar esforços para que a Protecção Civil açoriana integre a rede europeia, com o intuito de incluir o SRPCBA em mais um fórum internacional “onde possa partilhar conhecimento e experiências”.” Continua tudo muito bem.

“Segundo o governante, que falava na cerimónia de entrega de um pronto-socorro aos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a Protecção Civil açoriana tem vasta experiência, acrescentando que “é um modelo para o país e já inclusivamente representou Portugal em vários exercícios internacionais, e isso significa que o próprio país reconhece o valor dos nossos bombeiros, que já ganhou inúmeros prémios em exercícios de manobras a nível nacional e internacional”.” Eh! Pára tudo! Com que então “exercícios de manobras a nível nacional e internacional”?! “Exercícios de manobras”?! O que é isso?! “Ah isso é só um pequeno pormenor!” Não é nada! Isso é mesmo que dizer que o FC Porto ganhou, por duas vezes, a Taça “exercício” dos Campeões! Não pode ser! Há que haver mais rigor!… esperem, pensei melhor: há que haver um pouco de rigor?! Um bocadinho só de rigor?! Pronto, uma nisca só de rigor! Assim está melhor?! Fica assim então.

“José Contente defende que os bombeiros açorianos estão cada vez mais bem equipados e preparados, a nível de infra-estruturas, equipamentos e formação, “e isso também faz parte de uma trajectória de mudança e de inovação que nós temos vindo a garantir a todas as corporações”, diz.” Concordo, sim senhor. Bem dito.

“A propósito o secretário regional anunciou a autorização do lançamento da empreitada para a segunda fase da construção do quartel de bombeiros da Ribeira Grande, que se vai processar a partir deste ano, e que prevê a construção de uma piscina desportiva e infra-estruturas de apoio.” Até que enfim.

“José Contente anunciou também a entrega, ainda este ano, de mais sete viaturas, dois pronto-socorros, incluindo o que foi entregue hoje, e mais cinco ambulâncias para dotar com novas viaturas o SRPCBA.” Muito bem. Sim senhores, é dinheiro bem empregado.

“Hoje entregamos mais uma viatura muito bem preparada para desencarceramento em zonas subterrâneas onde não haja possibilidade de chegar com equipamentos tradicionais, é uma viatura que também está preparada para o combate a incêndios em várias situações porque já inclui diferentes tipos de equipamento”, realçou o secretário regional.” Mas o que é isso de “viatura muito bem preparada para desencarceramento em zonas subterrâneas”? Vou explicar: o material de desencarceramento (expansor, tesoura e macaco RAM) é alimentado por um grupo energético que bombeia óleo (pois trata-se de equipamento hidráulico) que por sua vez é alimentado por um gerador. Ora esse gerador muitas vezes está acoplado directamente no grupo energético. Agora temos um gerador separado que também produz energia para outros sistemas, como iluminação. São opções. Não estávamos mal servidos, até porque o outro equipamento, já existente da Holmatro era do melhor que há no Planeta. O novo, da Lancier Hydraulik não é mau mas descemos um pouco de nível ao mesmo tempo que subimos de peso no equipamento. Mas também o que são mais 4 ou 5 quilos em 30 da tesoura ou do expansor?! Mas pronto isso é só uma opinião pessoal e pesará nas minhas costas daqui a algum tempo. Ah! Há ainda o facto da compatibilidade, ou falta dela, entre equipamentos.

“No âmbito da aposta na formação e qualificação dos corpos de bombeiros regionais, José Contente elogiou o trabalho desenvolvido na Escola de Formação dos Bombeiros da Ribeira Grande, afirmando que “corresponde a um viveiro de cultura de segurança e protecção civil”, destacando a capacidade e eficácia do grupo de cadetes, que já ganharam prémios nacionais e internacionais.” Era bom era. Mas infelizmente os nossos cadetes só foram ao Campeonato Nacional de Manobras. Portaram-se muitíssimo bem mas não podemos dizer que já ganham prémios internacionais. Isso é o equivalente a dizer que a taça amizade que o slb criou é uma competição de prestígio.

“Na demonstração técnica desta manhã no quartel da Ribeira Grande, o governante incentivou os cadetes, referindo que “serão os futuros bombeiros de amanhã” e levam já consigo uma formação de alto nível.” Foi bonito, mas na realidade a demonstração foi, como é que posso dizer… o termo técnico é… preparados?! Cá vai: uma cagada! Não há outro termo melhor. Os cadetes portaram-se mais ou menos bem: fizeram 10 a 12 segundos a mais do que costumam fazer e a equipa B (os veteranos) foram rápidos mas como as mangueiras são ainda muito novas, não encaixam muito bem e quando estavam a atacar o incêndio em três viaturas, umas das linhas de água soltou-se pela união Storz. Mas foi bonito ver o Kit Escadote atrás mangueira. Não tão bonito como ver o Eduardo a dançar agarrado ao disjuntor 70/50, à laia de rodeio, admito. Está provada a potência da bomba.

Tudo isso foi retirado do GaCS.

Sem comentários: