Sabe bem ter vizinhos destes - Bombeiros para Sempre

“ANPC Dá a Pior Imagem de Sempre”
“Olá aldeia global...

Fiquei perplexo, quando à hora do almoço de sábado num restaurante, vi na TV que o mau tempo na Madeira, tinha ceifado 5 vidas...

Fiquei ainda mais perplexo quando pouco depois li em letras de rodapé que já eram 7 as vitimas mortais...

Fiquei ainda mais perplexo quando cheguei a casa e na internet li num dos comentários que o número de mortos já ia em 11...

Fui ao site da ANPC e não vi nada... Mudei a TV para a RTP e vi imagens incriveis e que nunca imaginei que fossem de solo Nacional...

Dois dias depois e já um pouco cansado de comentários de especialistas de meteorologia, de políticos e de responsáveis da Protecção Civil, resolvo eu também dar a minha opinião e porquê?

SIMPLESMENTE PORQUE EM PORTUGAL NÃO TEMOS UM VERDADEIRO SERVIÇO DE PROTECÇÃO CIVIL E QUE POLITICOS, METEOROLOGISTAS E TÉCNICOS DE PROTECÇÃO CIVIL, DÃO APENAS RESPOSTAS POLITICAMENTE CORRECTAS E DE LÓGICA EXTREMAMENTE DUBIA...

Hoje, este “profeta da desgraça” (devo este nome ao Srº Duarte Caldeira e aos Senhores Ilustres da ANPC), vem apontar o dedo a estes Senhores por ignorarem avisos de pessoas comuns das VULNERABILIDADES DA PROTECÇÃO CIVIL PORTUGUESA que assenta no desenrasca e na fachada, em grande parte financiada pelos politicos e pelos Governantes que deveriam preocupar-se pelos seus e tal não foi feito e não é feito à anos...

Sabendo que a contestação no seio dos Bombeiros Voluntários ia aumentar, o Governo PS, cria estruturas de Socorro Pararelas, sobre as quais são criadas FALSAS EXPECTATIVAS!

Não estou contra os GIPS nem contra a FEB, mas estas forças e desculpem-me os seus operacionais, são criadas para enganar o povo...

Na falta de eficácia da ANPC em dar resposta adequada a situações como a que aconteceu na Madeira, estas forças são mobilizadas, apenas para tentar justificar uma politica irresponsável de Protecção Civil adoptada por Portugal ao longo de décadas...

Como é que foi possivel perderem-se as comunicações entre as entidades de protecção Civil e com a Região Autónoma da Madeira e só se teve uma verdadeira dimensão das coisas pela RTP Madeira?

Como é possivel que uma aldeia estivesse isolada 24 horas e 4 mil pessoas estivessem completamente deixadas à sua sorte? Não haveria um helicóptero que pudesse deslocar-se ao local para tentar perceber qual as verdadeiras dimensões desta tragédia? Ou estava tão mau tempo que o helicoptero poderia cair? Será que havia um helicóptero?

Como são possiveis os constantes erros do Instituto de Meteorologia? Fazia falta um radar que agora vai ser instalado na Madeira? Só Agora é que os responsáveis se lembraram da falta que faria o referido radar? Aproximadamente 70 Mortes depois?

Como é possivel construir-se sem se fazerem estudos onde se ponderem estas vulnerabilidades e estas possíveis tragédias?

Ena, havia um plano de 2003 e por incrivel que pareça, tinha-se testado um outro plano há pouco tempo... que coincidência... mas o que se foi feito?

NADA?

Como é possivel a falta de respostas de Sua Excelência o Srº Presidente da Républica numa conferência de imprensa? Então a ANPC não as sabia disponibilizar a tão alta individualidade? Ou a ANPC não as tinha disponiveis, daí que o Srº CONAC tivesse que se deslocar ao local para ter uma noção exacta daquilo que ninguém tinha?

Como é possivel tanto erro, tanta falta de meios e tanto desinteresse de um organismo como a ANPC que afinal, nem é autoridade, nem é nacional nem é absolutamente nada?

Como é possivel o Governo continuar a assobiar para o lado como se nada fosse?

Como é possivel o Governo continuar a dizer que há meios de socorro em Portugal quando na realidade nem uma estrutura coesa há?

Como é possivel que se queira organizar uma Protecção Civil Nacional se nem a porcaria de fardamentos iguais se conseguem para os Bombeiros por exemplo?

É pelo óbvio que se vê a rebaldaria e a ineficácia desta Autoridade Nacional de Protecção Civil...

Não se vão para já apurar responsabilidades, não se vão tomar conclusões precipitadas, vão-se resgatar os cadáveres que poderão chegar aos 80 ou aos 100... mas quando tudo estiver resolvido e a vida Madeirense começar a regressar à normalidade, esta tragédia, será esquecida, tal como ano após ano o são as épocas de incêndios florestais devastadoras e a cada vez maior desorganização de Protecção e Socorro de Portugal!

Não vos aborreço mais com as minhas palavras, para mim guardo a tristeza que sinto de as coisas no meu país, irem funcionando mal, conforme a necessidade...

Esperemos que este profeta da desgraça, não tenha que voltar a tecer criticas a uma estrutura que existe apenas no papel e para enriquecer algumas pessoas que pelos vistos, não têm escrupulos nem coragem para assumir os erros que ano após ano, custam vidas e centenas de milhões de Euros de prejuizo.

Mas a imbecilidade Tuga tem destas coisas, queremos é futebol e cantar o fado!

Autor: Socorruh!”


Retirado do nosso vizinho Bombeiros para Sempre.

Sem comentários: