I rest my case #97

No tempo em que Nuno Cardoso era presidente da Câmara Municipal do Porto, houve uma permuta entre terrenos do Futebol Clube do Porto e a Câmara, aquando a construção do Estádio do Dragão. Nessa troca, aparentemente, na avaliação desses terrenos, a Câmara ficou a perder 2,5 milhões de Euros. Não interessa, podia ser 1€, é o nosso dinheiro que estamos a falar e há que ir até às últimas consequências.

No Benfica eu falei em 32,5 milhões, afinal parece que foram mais de 60 milhões. “Já sei onde há petróleo!” Disse o Rui Moreira e disse muito bem. O problema é que vem dos nossos impostos, mais uma vez. Coitados e eles nem sequer gostam de futebol. Mas pagam tudo.

Já agora, continuando no futebol, como é possível que um clube como Sport Clube Lusitânia chegue a ter uma dívida de 4,5 milhões de euros?! Apesar de ter baixado nos últimos dois anos de quatro milhões e meio de euros, para cerca de três milhões de euros. Mesmo assim, a dívida do Lusitânia supera em muito o seu património, avaliado em 1,5 milhões de euros. Isso só pode ser fruto de muita, mas mesmo muita asneira junta.

4 comentários:

Xinando disse...

Os clubes de futebol gozam de privilégios que mais nenhum português goza. Regularmente, há negócios escuros neste âmbito, com autarquias à mistura. O que mais temos por todo o lado são cedências de terrenos pelo erário público, os quais depois são novamente comprados pelo erário público. Temos ainda autarquias que compram o terreno ao clube, constroem lá o estádio, e depois oferecem o estádio ao clube (que talvez até o venda). Temos ainda terrenos cedidos "para urbanização e negócio imobiliário" para ajuda ao clube: terrenos onde os PDM nem deixam urbanizar, mas que são.
Com coisas destas, acho que ninguém devia ter cartão de sócio de clube nenhum, pois o seu cartão de contribuinte é um cartão de sócio de praticamente todos os clubes do país.
É uma vergonha.

ilha_man disse...

Jordão,

Andaste a ver o Trio de Ataque, meu maroto :)

Subscrevo o que o comentador anterior comentou.

Quanto ao Lusitânia, lembro-te que o clube não começa nem acaba no futebol. Em 2006/2007 venceu a Taça da Liga Profissional de Basquetebol. Nessa altura foi gasto muito dinheiro para reforço da equipa, equipa essa que fez grandes brilharetes quer no campeonato quer na Taça de Portugal.

Abraço

José Basílio

ilha_man disse...

Jordão, não podes acreditar em tudo o que o Rui Moreira diz:

http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=463292

http://3.bp.blogspot.com/_6daagrl_XMk/SP1lb0UYBsI/AAAAAAAABIo/ZjnKPXolHU8/s1600-h/estadiosef0.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_6daagrl_XMk/SP1lXXdMduI/AAAAAAAABIg/p02GUs2q8yY/s1600-h/estadiodragaosx7.jpg

Se tiveres paciência aqui ficam os links para o relatório de contas do Tribunal de Contas

http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2005/audit-dgtc-rel037-2005-2s-v1.pdf

http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2005/audit-dgtc-rel037-2005-2s-v2.pdf

Espero que António Pedro Vasconcelos estude bem este relatório para poder avivar a memória do sr Moreira. Quando a comuicação social seguir o conselho do sr Rui e começar a dar a devida atenção ao apoio da CML ao SLB pode ser que vá mais além e "descubra" que os tais "2,5 milhões" do CMP ao FCP são afinal a multiplicar por muitas doações ilegais, directas e indirectas.

Um abraço

José Basílio

Jordão disse...

Por acaso aquele é o único programa do género minimamente decente! Há mais dois na rtpn que são interessantes mas só têm dois comentadores, aparentemente sem clube e onde o futebol é dissecado de uma maneira diferente: mais técnico e menos com o coração!

Muito dinheiro dos nossos impostos é esbanjado com os clubes de futebol! Isso não pode continuar acontecer! Sejam eles de que cor for! Ainda por cima dinheiro que faz muita falta noutros lados!

Quanto ao Lusitânia, que outros benefícios trouxe essa equipa de basquetebol, para além da relativa fraca publicidade aos Açores, visto que a modalidade em Portugal tem poucos adeptos?! Melhorou em muito a modalidade na ilha?! Fez com atletas da região evoluíssem e que o numero desses atletas também? Não creio! Mas mesmo assim 4 milhões e muito, mas muito dinheiro!

Ah! O Rui Moreira dava, e penso que vai dar, um bom presidente do FCP!

Um abraço.