Hipoglicemia - Tragédia na Madeira, vista a frio
Foto retirada da Visão
A pior tragédia nos últimos 100 anos abateu-se sob a Madeira, no último sábado. Quarenta e duas pessoas perderam a vida, mais de uma centena ficou ferida, muitos mais ficaram desalojadas ou perderam tudo o que tinham. Para esses aqui vai a nossa palavra de conforto.
Só no Funchal choveu 111 mm e no Pico do Arieiro mais de 180 mm é muita coisa! Mas mesmo assim não podemos descartar os erros que a ganância e o oportunismo político cometeram e que pioraram em muito a situação. Que melhor exemplo do que o quartel dos Bombeiros da Ribeira Brava, que situa-se em cima de uma linha de água - aonde é que já vimos isso?! Muito parecido com o que acontece na Povoação, não?!
O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira anunciou, com pompa e circunstância que iam ser enviados 6 mergulhadores. Sim isso tudo – seis mergulhadores. Depois anunciou que enviar… adivinhem! Correcto: outra vez os canarinhos!!! Esses gajos são mesmo especialista em tudo e mais alguma coisa - só com o curso de combate a incêndios florestais. Ou será que foram criados em cima do joelho, que a pouco utilidade que têm só se pode justificar no pico de Verão e que agora é preciso rentabilizar o brutal investimento feito?!
Aqui, só no quartel dos bombeiros da Ribeira Grande, já estavam prontos a arrancar um grupo com 6 bombeiros mergulhadores. É um grupo pequeno, certo, pois só nos foi pedido esse número pois, no mínimo, tínhamos mais uma dezena pronta a arrancar. Na Horta e Ponta Delgada o mesmo aconteceu. Os bombeiros na Madeira estão muito bem equipados e têm muita mas muita formação, principalmente na área de salvamento em Grande Ângulo (resgate em Montanha) e socorros a náufragos mas a ajuda desse tipo, nunca é demais! Ainda por cima o cansaço já começa a pesar, por essa altura.
Foi enviada também e, muito bem, a Fragata Corte-Real - para quando o Navio de Logística? Agora já vêem a falta que faz?!
Mais duas pequenas notas, ou melhor três. Li nos rodapés, enquanto esperávamos pela ordem para avançar rumo à Madeira as seguintes frases: "Sata cancela ligações aéreas para a Madeira"; sábado, 20 de Fevereiro, no domingo li a seguinte frase: "TAP repõem ligações aéreas com a Madeira!"
Mais uma: "Protecção Civil AçorEana pronto para avançar!"
Preparados para a última?! Cá vai: “Cenários apocalípticos na Madeira, já a seguir no Jornal Nacional” TVI, where else?!
O número de vítimas mortais, já ultrapassa as desastrosas quatro dezenas. Mas creio que poderá aumentar, já que ontem, um jornalista, cujo nome ou entidade patronal eu não me recordo e ainda bem por razões sentimentais, minhas, fez a seguinte pergunta ao presidente da Câmara do Funchal, esse personagem que falhou, por muito pouco, no casting dos Sopranos: “não foi o senhor presidente que deu luz verde para que o centro comercial Dolce Vita fosse construído em cima de uma linha de água?” Aguardam-se desenvolvimentos nos próximos episódios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Radar meteorológico podia ter evitado a tragédia: jornalistas da TVI fartaram-se de dizer.
O radar ia segurar a água...
Enfim...as jornalistas da TVI só mesmo para mostrar as mamas.
Enviar um comentário