“Situação de "caos" provocada por fortes chuvas.”
“A chuva forte que se faz sentir na Ilha Terceira já deixou pelo menos 20 pessoas sem casa, desalojados que "estão a ser acomodados em casas do povo e edifícios de sociedades recreativas", segundo informou um porta-voz da Protecção Civil.
Para já a Protecção Civil não tem conhecimento da existência de vítimas mortais, mas há a registar um ferido ligeiro em consequência da forte chuva que se faz sentir e que é ainda acompanhada de trovoadas.
Ainda segundo a Protecção Civil o mau tempo que se está a fazer sentir deve-se a uma "depressão que está a passar por cima do concelho da Praia da Vitória" e que já provocou uma "série de inundações nas freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes e em parte da cidade da Praia da Vitória".
As últimas informações dão conta da queda de telhados, inundações e derrocadas e há ainda conhecimento de que está interrompida a estrada que liga as localidades de Biscoitos às Lajes.
As fortes chuvas que se fazem sentir há várias horas já provocaram fortes correntes de água e há notícia de vários carros que foram arrastados pelas forças das águas.
Segundo a fonte da Protecção Civil a depressão que afecta a ilha Terceira "está próxima de uma tromba de água" e as previsões apontam para que "nas próximas horas venha a atingir a costa norte da ilha de S. Miguel, no concelho da Ribeira Grande".
Em declarações já esta manhã à RTP o tenente-coronel António Cunha, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, falou mesmo numa situação de "caos" que se vive na região da Praia da Vitória.
Segundo o Instituto de Meteorologia a depressão que está a afectar os Açores, com fortes chuvas, trovoadas e ventos fortes, vai manter-se naquela região nos próximos dias e irá ainda atingir as regiões da Madeira e de Portugal Continental.”
Meus caros, o Instituto de Meteorologia (Açores) já veio esclarecer essa notícia, dizendo que é impossível prever com tal exactidão onde irá ocorrer tal fenómeno (é no que as noticias serem feitas por gente que faltou às aulas geografia, alarmando assim a população sem necessidade nenhuma). O que poderá acontecer, afirmou ainda o meteorologista de serviço, à Antena 1 Açores, é que o mau tempo irá continuar, em todo o Arquipélago, até quinta-feira. Melhorando um pouco na sexta mas voltando a piorar durante o próximo fim-de-semana.
Não podiamos deixar passar a oportunidade para deixar uma palavra de conforto para com aqueles que neste momento mais precisam e também para os bombeiros voluntários da Praia. Conhecendo-os como conheço, posso afirmar que estiveram e estão em peso no terreno. Lá basta tocar a sirene exterior que logo, de rajada, aparecem magotes de voluntários, prontos para o que for preciso!
Bom trabalho camaradas!
Noticia retirada da RTP.
Sem comentários:
Enviar um comentário