Hipoglicemia - O Polvo nos Bombeiros?!

Tempos difíceis avizinham se para muitos das Associações de Bombeiros dos Açores. Aparentemente tudo terá começado quando o titulado Bonsai do Governo Regional, também conhecido por Happy Joe, ou alguém próximo, pensou que se nomear o comando controlará melhor a coisa. Tal como o resto de tudo!

Outra espécie de Bonsai, André Ávila, mais um que conseguiu subir na vida à custa do seu suor, muito suor, leia-se papá e PS acho que assim é que está bem. Ele diz que é ou já foi bombeiro mas não acreditem em tudo o que os “socialistas” dizem. Ah pronto ele é ou foi bombeiro na Povoação. Lá tudo é possível. Aquele incêndio no Faial da Terra onde nós (Ribeira Grande) chegamos primeiro, diz muito. Gostamos de ver sempre o outro lado, até porque depois podemos dizer: isso é verdadeiramente estúpido, por isso cá vai o que mais um júnior, dessa vez vindo da Povoação esgrimiu: “ja repararam que hoje em dia se pode nomear comandantes quando bem entendem as direcções que por sua vez nao fazem nada para dar lucros as associações. todo o dinheirinho que entra na maioria das associações dos açores sao verbas do governo regional ate os funcionarios dessas associações sao pagos pelo governo regional.talvez devessemos pensar que o sistema do continente e bem melhor as associações querem continuar a ir buscar comandantes as esquinas e aos cafes. entao que tratem de arranjar dinheiro para manter as associaçoes e porque no continente o governo nao paga nada as coorporaçoes estas se querem trabalham. Nos açores as corporaçoes perderam autonomia a muito tempo quando para nao se chatearem aceitaram receber tudo de graca.Enquanto voluntario concordo plenamente quem paga manda e quem manda depois pode responsabilizar.”
Depois mais à frente acrescenta: “Não devemos esquecer que o socorro compete primeiramente ao estado.Como poderemos culpabilizar o estado, que neste caso será o Governo Regional dos Açores se este não acredita nem confia nos comandantes que as corporações têm? deixo aqui esta questão que a mim também deixa duvidas.

Os erros são da usa inteira responsabilidade, pois limitamos a copiar o que ele escreveu no nosso vizinho: “Isso não dá pão”.

Mas respondendo à pergunta. Os efectivos dos quadros de comando nos Açores são todos formados pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, logo têm (supostamente) formação adequada para o desempenho das suas funções. Tirando uma ou outra excepção, são elementos que conhecem muito bem a sua área de intervenção. Só que não são (muitos deles) submissos aos ditos “socialistas”, com ou sem o “D”. E só mais um pormenorzinho, os gestores nomeados pelo Governo são de uma qualidade inigualável, como todos nós sabemos. Como a Judiciária de vez em quando tem mostrado.
No Faial, Flores e Madalena já houve mudanças, com ou sem a intervenção da “mão superior”. Enquanto que em Ponta Delgada, a guerra será mais ou menos a mesmo, só que com outros intervenientes, com outras cores. Com tudo isso, entre outras coisas perdeu-se um excelente operacional, do melhor que já vimos, o Comandante António Medeiros.

Actualização:
“Quem paga manda” e ao contrário de que o Júnior Ávila pensa, quem paga somos nós, com os nossos impostos e não o seu padrinho. Por isso temos o direito e o dever de exigir o melhor para os nossos Corpos de Bombeiros. Mais, nós Açorianos pagamos (através do seguro automóvel) por algo que não temos e nunca tivemos: o INEM. Mais uma prova que somos um Povo muito pacato (ingénuo), o que por vezes não traz muitos benefícios.


Quem ganha com isso? Os mesmos do costume. Mais e melhor controlo sobre tudo e alguma coisa. É o tal sufoco que tanto se fala. Quem perde? Todos nós porque assim corremos ainda mais o risco de os cargos não estarem preenchidos pelas pessoas certos. Em vez de serem escolhidos pelas suas capacidades serão nomeados pelo sua simpatia à causa “Socialista”, com ou sem o “D”e não só!

Assim sendo, por esses dias, as Associações Humanitárias da Região servem para promover nomes e denegrir imagens de dirigentes e políticos enquanto isso, e indiferentes essas guerrilhas, centenas de homens e mulheres arriscam a sua vida para salvar aqueles que mais precisam, independente da cor, credo ou preferência politica.



Oh pra eles todos em fila, treinando para salvar!

4 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

O comentário do André Ávila é muito estranho....é que não dá para perceber patavina.

De resto, Jordão, eu não alinho em generalizações, nem tudo é igual, seja com "D" ou não.

Anónimo disse...

Boas. No continente é bem pior. Transformam um pau num comandante e a seguir transformam-no em qualquer coisa distrital. É só pedir. Tachos quanto baste. Olhem a escoal nacional, a Liga, as Federações. É muito boa gente à procura de servir-se da bombeirrada. É tmpo de acordarmos.

Jordão disse...

Amigo Rui, se pensarmos bem, o comentário do Júnior da Povoação não é assim tão estranho. Ele deve de estar na bicha para alguma migalha resultante dessa situação.

Quanto à generalizações, normalmente também não ponho tudo no mesmo saco mas o que aconteceu em Ponta Delgada foi o que provavelmente despoletou essa pequena vingança!


Caro companheiro é mais do que tempo de acordarmos! Mas isso só depende de nós. porque razão ainda não temos uma associação bombeiros (voluntários e não só) digna de nome e que não servi só para projector nomes?

Um abraço aos dois!

Rui Rebelo Gamboa disse...

Jordão,

Deixa-me ver se percebi bem o comentário do Ávila. Ele, no fundo, acha que quando é o Estado a libertar os fundos (neste caso para os Bombeiros, mas o princípio é o mesmo para tudo) devem ser a administração central pública a administrar esses fundos. Basicamente, é isso.

É contra isto que nós, nos Açores, temos vindo a lutar há séculos. Este é o princípio do centralismo, em oposição ao princípio da subsidiariedade.