Imagem de Água de Pau, obtida de mais ou menos onde o suíno mineiro realizou a sua obra mais conhecida, retirada do nosso vizinho Nuno Botelho.
Mesmo no centro de uma das Vilas mais peculiares dos Açores, Água de Pau, encontra-se um dos restaurantes mais singelos da ilha. O carinho, simpatia e frontalidade próprios de uma septuagenária, muito bem preservada, diga-se de passagem, fazem com que nos sentimos em casa. Melhor, sentimo-nos como se tivéssemos em casa da nossa avó.
Tendo por base a cozinha regional, a senhora Jorgina não deixa de transportar para a cozinha todos os seus conhecimentos e experiencias adquiridas nas centenas de viagens, onde conheceu (e continua a conhecer) os melhores restaurantes de todo o país. “Até na cozinha dos pastéis de Belém eu já entrei” confessou-nos. Se ao menos muitos mais pensassem como ela…
Esqueça a formalidade e deixe-se envolver num ambiente familiar, onde moram todos os sabores dos Açores. “Tenho de tudo que é feito nos Açores e os sumos são todos da Melo Abreu!” disse-nos com muito orgulho a senhora Jorgina, cozinheira, proprietária e, de Inverno, a única empregada. Com setenta anos é obra. Prova de que gosta muito daquilo que faz.
Por isso, lá, sentimo-nos muito bem e partimos sempre com um enorme desejo de regressar. Curioso como sem conhecer mais do que duas ou três palavras em inglês, consegue comunicar com os milhares de turistas que, ano após ano, visitam o seu restaurante. E como prova do carinho que sentem pela cozinha açoriano e pela mestria e ternura da Jorgina são os postais, fotografias e mensagens dos muitos turistas, de todas as partes do Mundo, deixam e que estão fixados numas das paredes.
Gostamos: do preço, da comida e principalmente da simpatia e as histórias da “nossa” Jorgina. Os seus 70 anos são a garantia de sabedoria e tradição mas também de vitalidade e inovação. Uma verdadeira pérola gastronómica a não perder.
Gostamos menos: as cadeiras são um pouco desconfortáveis, a loiça e os talheres são um pouco antiquados. (Tínhamos que por alguma coisa).
Apreciação: 4,95 em 5 Candilhes possíveis.
Morada: Rua do Paul, 26, Água de Pau – 9560 Lagoa
Telefone: 296 913 161
Sem comentários:
Enviar um comentário