Mega Hiperglicemia - Linhagem

"A existência desta grande freguesia (Bretanha, situada na costa noroeste da ilha de S. Miguel) tem despertado através dos tempos uma natural curiosidade, não só da parte dos micaelenses, mas sobretudo dos numerosos estrangeiros que a visitam - todos interessados em saber qual a origem do seu nome e dos seus habitantes.

Foram vários os investigadores que dedicaram o seu estudo ao caso da Bretanha. Existe muita e controversa documentação sobre as origens desta freguesia. Pela bibliografia consultada, pode concluir-se que ela foi habitada entre os fins do século XV e princípios do século XVI. Os primeiros povoadores, ter-se-iam fixado junto ao mar, desde o João Bom até aos Remédios. Houve uma altura em que chamavam "os logares do norte" à referida zona.

Para o povoamento dos Açores, vieram portugueses, sobretudo do Alto Alentejo e da Estremadura, mas também vieram à mistura alguns cruzados que estavam de passagem em Portugal com destino à Terra Santa. Esses cruzados eram naturais do norte e centro da Europa. No povoamento de São Miguel, houve a concentração deste grupo, numa zona da Ilha, que se começou a chamar Bretanha, pelos seus povoadores. Estes eram provenientes da Grã-Bretanha e da Bretanha Francesa. Eles marcaram esta zona com uma cultura própria.

Ainda hoje, se notam na Bretanha e freguesias circum-vizinhas pessoas, especialmente raparigas, com a cor de pele, olhos e cabelo que se diferenciam bem das demais de toda a ilha. Na dicção têm entoações que lembram a língua francesa. O "u" francês, que tanto caracteriza a pronúncia micaelense, tem na Bretanha mais declarado acento francês, independentemente doutros pormenores de pronúncia, como a tendência dos respectivos habitantes para nasalar o "e" e para articular o ditongo "ou". E é esta a razão, porque as pessoas da Bretanha têm uma pronúncia um pouco diferente, isto é, abrem muito o "ou" e o "u". Mas, como foi uma herança dos nossos antepassados, vamos conserva-la, porque esta e outras tradições que temos é que enriquecem a nossa cultura.

O problema do povoamento da Bretanha continua a subsistir como uma das mais aliciantes questões da Etnografia Micaelense. "

Questão da Etnografia Micaelense retirada daqui e imagem retirada daqui.


Como é muito comum nacionalizar-se os nomes provavelmente Jourdain deu lugar a Jordão. Por isso, três dias depois, bem-vindo primo.

2 comentários:

Unknown disse...

Equipe "Candilhes" &
AndréJordão

Parabens!!!, por nos oferecer um pouquinho da nossa origem e história da nossa freguesia Bretanha. Isto me fez voltar,
por alguns momentos, a minha
infância.
"Sucesso & Coisas Boas a todos".
Henrique, 090209 09:42SP/BR.

Unknown disse...

Equipe "Candilhes" &
AndréJordão

Parabens!!!, por nos oferecer um pouquinho da nossa origem e história da nossa freguesia Bretanha. Isto me fez voltar,
por alguns momentos, a minha
infância.
"Sucesso & Coisas Boas a todos".
Henrique, 090209 09:42SP/BR.