Aldeias indonésias utilizam panela tradicional para aceder à InternetUma das regiões mais pobres da ilha de Java, na Indonésia, está a utilizar uma panela tradicional para servir de antena WiFi, através da qual os habitantes podem aceder à InternetA inovação de baixo custo baseia-se numa panela tradicional, denominada de wajan, que quandoatravessada com um tubo de PVC com um adaptador WiFi USB no seu anterior serve de antena.
Depois os habitantes daquela área apenas têm de ter um computador e uma emissora de rádio local na proximidade.
Esta iniciativa faz parte de um projecto comunitário, que está a ser desenvolvido na Indonésia com o objectivo de ligar as zonas rurais à Internet.
Em declarações à agência EFE um investigador universitário australiano especializado em língua e cultura indonésias, Edwin Jurriens, considerou este projecto «um sucesso: elas [as antenas] são baratas, tornam acessível a informação, estimulam a comunicação e familiarizam as comunidades rurais com os meios de difusão».
O projecto começou a ser idealizado em 2007, com base nas ideias de um guru indonésio na área das telecomunicações, que pretendia melhorar as condições de acesso à Rede, numa região onde o serviço mais barato custa um terço do salário médio.
Nesta primeira fase da iniciativa foram instaladas antenas em cerca de 10 aldeias da zona de Yogyakarta e em escolas e universidades da região. *
Candilhes conseguiu apurar que estão a ser estudadas já para Portugal, frigideiras para apanhar MEO e panelas de pressão para apanhar a SportTv e a Playboy.
1 comentário:
Na Horta há já 4 anos a net é gratuita ao municipes. Por aqui o que é gratuito é o barulho toda a noite em Ponta Delgada. Então de verão é mais do que gratuito, é impingido.
Enviar um comentário