Dessa vez, esse que de acordo com alguns chefes de cozinha dos Açores já é o espaço Bimby da blogosfera regional, contou com a preciosa colaboração da Chefe Lúcia T.F. que se deslocou a um dos seus locais preferidos de propósito para poder escrever esse Candilhes Cuisine, só a pensar em si, a lendária freguesia das Furnas.
Lugar mítico, de paragem obrigatória, onde a tradição Açoriana de bem servir está bem presente com os melhores e mais típicos pratos da região, o Restaurante do Hotel Terra Nostra, tem na sua experiencia um dos pilares do seu sucesso. Todos os dias, e sempre à mesma hora, 12:30, em ponto, é retirado o muito afamado cozido das Furnas, nas margens na Lagoa que o empresta o nome. Depois de muito carinho aplicado por mãos sábias na preparação da panela e de 6 horas submerso num vulcão adormecido, eis que surge uma das jóias da coroa dos Açores e que ao que parece muito brevemente será um “produto” certificado.
Mas nem só de cozido vive o restaurante e nas mesmas cavidades são cozinhadas apetitosas bacalhoadas. O peixe também está presente com os extraordinários filetes feitos a com fresquíssimas abróteas, pescadas no Mar dos Açores. Como não podia deixar de ser, para terminar a refeição saborosas tradicionais sobremesas estão à vossa espera: Pudim de maracujá, Bolo de ananás, Arroz doce e sem deixar de fora o nosso fruto rei – o ananás. Depois disso tudo sabe sempre bem um passeio pelas magníficas alamedas do jardim botânico.
Gostamos: muito bem localizado, serviço competente, num estilo clássico. Bons pratos regionais, com especial destaque no cozido e nos filetes de abrótea, dos melhores que já provamos. Enquadramento com o magnifico jardim botânico muito bem conseguido.
Gostamos menos: apesar do serviço ser competente há algum défice de simpatia num ou outro caso. Uma falha imperdível é sem dúvida o facto do cozido não vir guarnecido com o nosso muito característico inhame. Principalmente porque pela janela do restaurante conseguimos vislumbrar o saboroso tubérculo plantado ali ao lado. Por vezes, no Verão, a procura é muito e torna-se difícil arranjar vaga, principalmente para grupos.
Apreciação: 4 em 5 Candilhes possíveis. A qualidade e longevidade da mesma são a garantia de um excelente futuro, nesse que é sem dúvida um dos marcos gastronómicos dos Açores.
Morada: Rua Padre José Jacinto Botelho
9675-061 Furnas
Telefone: 296 549 090
Sem comentários:
Enviar um comentário