Situado no histórico local da Urzelina, a um par de metros das cristalinas águas do pequeno porto de pesca, um local com uma deslumbrante vista sobre a majestosa Montanha e a ilha do Pico, em toda a sua extensão, o Restaurante O Castelinho foi porventura uma das mais agradáveis surpresas da nossa visita è deslumbrante ilha de S. Jorge.
Surpreendemos o facto de haver pessoas à espera de vez para jantar, isso às 22:30, numa quinta-feira, fora de época alta. Apesar da hora um pouco tardia fomos recebidos com a maior das simpatias. O que é cada vez mais raro! Tal como o farol do pequeno porto da Urzelina, o Castelinho é um ponto de referência na restauração da ilha. Como comprova a sua lotação sempre esgotada, ora por residentes ora por turistas, nacionais ou estrangeiros. Realmente a simpatia e a qualidade da comida cativam qualquer nacionalidade.
Com pratos do dia muito interessantes a preços ainda mais cativantes, durante o almoço, o restaurante surpreendeu-nos até ao pequeno-almoço. Pois a tosta mista é feita, imagine só, com pão caseiro guarnecido com três fatias de fiambre e mais três do melhor queijo de S. Jorge. Realmente com locais desses é impossível não gostar da Urzelina.
Gostamos: muito bem localizado, junto ao mar, com boas condições de estacionamento, magnifica vista. Atendimento muito rápido (apesar das vezes que lá fomos os 40 lugares estarem completamente esgotados) simpático, culto e conhecedor dos pratos, dos seus ingredientes, das diferenças e semelhanças com a gastronomia de outras ilhas. Boa carta de vinhos com muito especial evidência para os nossos. E como não poderia deixar de ser, comida absolutamente divinal. Muito bom mesmo. Tivemos oportunidade de experimentar cerca de oito pratos diferentes e todos eles estavam sublimes! Mas desses oito manjares destacamos as amêijoas, fresquíssimas, vindas directamente da Caldeira do Santo Cristo e que nos deixaram completamente atónicos. Soberbas sobremesas arrematam da melhor forma uma inesquecível refeição.
Gostamos menos: o único senão é o espaço e a decoração, talvez por pertencer à Junta de Freguesia, que cede a sua exploração. Curiosamente o ambiente não é muito afectado o que mais uma vez vem provar que é dos melhores restaurantes dos Açores.
Apreciação: 5,5 em 5 Candilhes possíveis. Apesar do contra que é sem dúvida o espaço, a vista mas sobretudo a simpatia e a comida fazem com que essa nota seja mais do que justa.
Sem dúvida um valioso tributo às tradições gastronómicas de S. Jorge e dos Açores. Um local altamente recomendado pele Candilhes, um dos melhores da nossa lista!
Morada: Rua das Árvores s/n – São Mateus - Urzelina
9800 Velas – S. Jorge
Telefone: 295 414 095
*O nosso muito obrigado ao Chefe José Gabriel, ao senhor José Gomes, o proprietário e à muito simpática Elisabete!
2 comentários:
Para mim sem duvida foi o melhor restaurante. Em termos de quantidade, qualiade, e preço. IMpressionante a cataplana que comi no primeiro dia... alem de ser muito boa dava pelo menos para tres refeiçoes sem exagerar(isso cabe ao jordao, exagerado por natureza). Adorei tambem as ameijoas, uma autentica delicia... E sem duvida o pequeno almoço de enorme qualidade, que ate etao nunca tinha comido em qualaquer lugar...
Eide la voltar...
E quanto as ameijoas directamente do faja para o restaurante...lol
p.s. nao consigo por acentuaçao, meu computador ta de ferias, como o andre... espero que a divertir se.
Abraço
Sou da Urzelina estou actualmente a trabalhar na esplanada do grande chefe Lizuarte, esse se não assinalado não tem razão de existir, pois o azul é cor do mar, cor da freguesia que se encontra a beira mar, mas também quem tem um orçamento reduzido não pode fazer melhor.
abraços
Enviar um comentário